5 aspectos importantes sobre a chave reserva que você deve saber!

02/10/2018

Muitos condutores de veículos não dão a devida importância à chave reserva do carro. Contudo, não chega a ser uma tarefa difícil encontrar aqueles que nem se lembram de onde a deixaram ou se ao menos havia uma. Enquanto há aqueles que não pedem esse item quando adquirem um carro usado.

Seja qual for o caso, o fato é que a chave reserva deve ser tratada como item fundamental. A parte boa é que com alguns cuidados simples é possível evitar diversos problemas no futuro.

Nos próximos parágrafos você vai conhecer cinco pontos inegavelmente importantes sobre a chave reserva do seu carro. Acompanhe e veja como se prevenir e o que fazer em caso de perda. Boa leitura!

1. Perda da chave reserva

Em caso de uma eventual perda da chave do carro temos três alternativas para solucionar o problema. Entretanto, como poderá ser observado, elas podem se diferenciar conforme a fabricante, a região e até a situação em que tudo ocorreu.

Assistência 24 horas

Como não é possível saber quando algum imprevisto vai ocorrer, contar com a ajuda de uma assistência 24 horas pode ser muito interessante especialmente pois elas costumam oferecer serviços de chaveiro. Sendo assim, caso alguma eventualidade ocorra, basta entrar em contato com a assistência para que tudo seja resolvido.

Como estamos falando sobre a perda da chave do carro é essencial que a assistência disponha de serviços de hospedagem emergencial, reboque e táxi para situações mais complexas.

Chaveiro

Quando perdemos qualquer tipo de chave, a ideia mais clássica é procurar o chaveiro. O profissional pode se deslocar até onde se encontra o veículo e resolver o problema. Porém, o lado negativo é que existem quatro tipos de chave de carros atualmente: comum, canivete, presencial e codificada. Por isso, nem sempre o chaveiro está apto para resolver a questão de forma eficiente.

Concessionária

Chaves mais tecnológicas só podem ser obtidas na concessionária onde o veículo foi comprado. O agravante nesse caso é que o serviço costuma ser um pouco caro e, além disso, pode demorar alguns dias para ser finalizado. O processo para conseguir outra chave varia de marca para marca.

2. Cuidados com a chave reserva

A sensação de perder a chave reserva pode ser desesperadora e, como vimos, obter uma chave nova não é uma tarefa simples e muito menos rápida. Nesse sentido, nada melhor do que prevenir de possíveis dores de cabeça com algumas atitudes simples:

  • quando estiver em casa, habitue-se a guardar suas chaves em um único lugar;
  • é um erro guardar a chave reserva em um local tão secreto que até mesmo a própria pessoa esquece dele. Basta escolher um lugar seguro e fácil de lembrar;
  • é essencial que a chave reserva seja testada, não é raro elas serem trocadas ou apresentarem algum tipo de mau funcionamento;
  • não é recomendado deixar a chave no canto da mesa com a desculpa que ao sairmos do bar ou restaurante nos lembraremos dela. Além poder acontecer exatamente o oposto disso, alguma pessoa mal intencionada poderá pegá-la enquanto estamos distraídos.

3. Chave reserva pode custar caro

Muitas vezes, ao mandar fazer uma chave reserva o proprietário do veículo se assusta com o valor alto. Isso pode ocorrer devido às novas tecnologias cada vez mais presentes nos últimos modelos de carros. A maioria dessas aplicações visam a segurança e proteção antifurto.

Por isso, para evitar esses gastos devemos dar uma atenção especial sobre como guardamos as chaves reserva do carro.

Por outro lado, existem serviços de seguros que disponibilizam opções de cobertura para esse tipo de situação. Pode ser uma opção interessante principalmente se a sua chave reserva se tornou a principal.

Agora, se o veículo tem alguma dessas chaves tecnológicas, como as codificadas e você perdeu até mesmo a reserva, o primeiro passo é contatar a concessionária oficial da marca. Os procedimentos indicados serão repassados por ela e obedecem as diretrizes e políticas adotadas por cada marca.

Contudo em determinados casos pode ser necessário que se faça a retirada da fechadura para que se tenha acesso à central do imobilizador e ao código da chave.

4. Carro usado

Ao adquirir um carro usado é importantíssimo que o novo dono peça a chave reserva ao antigo proprietário. Basicamente, há dois motivos que deixam clara a razão de isso ser algo fundamental:

  • fazer uma chave reserva demanda muito mais do que simplesmente copiar a chave. Temos chips internos que fazem a comunicação com a central eletrônica do motor e, sem esse detalhe, o motorista não conseguirá dar partida de forma alguma no carro;
  • chaves que tem chip interno podem ser afetadas por campos magnéticos como os de alto-falantes e celulares. Se o chip for desconfigurado, somente a chave reserva para resolver.

5. Chave com mau funcionamento

Várias coisas podem contribuir para o mau funcionamento da chave do veículo. Entre os problemas mais recorrentes estão danos na chave ou na fechadura do carro, a bateria do controle remoto e a codificação gasta. Nessa última situação o mais comum é o chip não ter sido danificado, mas sim ter perdido sua configuração original.

Independentemente da situação, nunca faça avaliações de problemas no veículo em oficinas não autorizadas. Sempre opte por aquelas de confiança, autorizadas pela marca ou procure pela própria concessionária.

Como vimos, não basta apenas ter uma chave reserva. Temos que tomar muito cuidado com ela, afinal, é mais complicado obter uma nova do que tomar medidas simples e práticas nesse sentido.

Quando cuidamos bem das chaves de nosso carro ainda nos ajudamos em outro ponto cada vez mais importante: a segurança. Como vemos nos noticiários os furtos de carros continuam crescendo e muitos deles somente são possíveis devido à nossa falta de cuidado.

Portanto, tenha muita atenção com o lugar em que a chave é guardada. Aliás, sempre que sair de seu carro já guarde a chave no bolso para evitar chamar atenção.

Bom, até aqui você conferiu diversos aspectos e algumas dicas relacionadas à chave reserva do carro. Aproveite também para conferir nosso post sobre cuidados essenciais para você ter com o carro!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *