Câmbio automático: 5 aspectos importantes que você deveria saber

25 de maio de 2018

O câmbio automático vem ganhando a preferência dos brasileiros. O prazer em poder dirigir um veículo vai além das expectativas quando o conforto e a segurança estão presentes. Imagine agora se a transmissão desse carro muda automaticamente, permitindo ao motorista maior conforto e atenção na estrada.

A venda de carros com câmbio automático cresce cada vez mais, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mudando o conceito sobre os requisitos do consumidor brasileiro na hora de escolher seu veículo, pensando cada vez mais sobre adquirir um carro de câmbio automático ou manual.

Você vai encontrar diversos veículos que oferecem essa opção: como câmbio automático no Civic, câmbio automático no Ecosport ou câmbio automático em modelos Chevrolet. Mas alguns modelos também passaram a oferecer essa tecnologia em várias versões, como o Nissan Versa câmbio automático e o Nissan March câmbio automático.

O Nissan March hoje traz um câmbio automático CVT, que era exclusivo dos modelos de veículos mais caros.

Já a marca Volkwagen, por exemplo, se orgulha de destacar seu câmbio automático Tiptronic em vários modelos, como o Jetta.

Neste artigo, falaremos sobre vantagens, cuidados e como funciona o câmbio automático para ajudar você na hora da compra de um veículo com esse tipo de transmissão. Veja agora alguns aspectos!

1. Como funciona o câmbio automático?

O conhecimento sobre o funcionamento automotor de nossos veículos é algo complexo e, por isso, deixado de lado pela maioria das pessoas. Mas é importante saber como usar o câmbio automático e o básico sobre sistemas e peças que os compõem.

A relação de transmissão entre o motor e as rodas do veículo, quando é de forma manual, exige o acionamento da embreagem pelo motorista e a troca de velocidade ao engatar as marchas. No funcionamento do câmbio automático, isso ocorre sem a intervenção direta do motorista.

Diferentemente das engrenagens fixas do câmbio manual, em um carro câmbio automático há um conjunto de engrenagens planetárias que são acionadas por meio do sistema conversor de torque, responsável por transmitir automaticamente o torque do motor às rodas do veículo. Isso facilita a dirigibilidade e promove conforto ao motorista.

2. Vantagens em dirigir um carro com câmbio automático

Para quem utiliza o carro em grandes cidades, o trânsito caótico e o estresse do cotidiano podem afetar a saúde. A troca constante de marchas nos carros manuais acaba esgotando qualquer um fisicamente e emocionalmente.

Já para quem dirige um carro com câmbio automático, este conforto faz muita diferença, além de economizar combustível devido ao uso correto da transmissão e, também, aumentar a vida útil do veículo. O conceito que antes era de luxo para alguns, passa a ser de necessidade para uma boa parte dos condutores. A cada vez mais pessoas procuram por carros usados com câmbio automático, quando comprar um carro 0km não é a primeira opção.

Carro com câmbio automático da Peugeot já é opção há muitos anos, enquanto o câmbio automático do Honda Civic surgiu nos modelos 2014. Já o Ecosport câmbio automático é uma realidade desde 2006.

3. Desvantagens do câmbio automático

A maior desvantagem para a maioria dos motoristas que desejam um carro automático ainda é o preço pago por isso. É claro que a manutenção e as peças também oneram muito em caso de quebra ou defeitos nesse sistema.

Mas para obter um veículo com o sistema automático de transmissão, o proprietário deve desembolsar cerca de R$ 3 mil a mais do valor do veículo comparado a outro que tenha o sistema manual. Por isso, caso almeje maior conforto ao dirigir, vale a pena pesquisar antes.

Basicamente, a principal diferença entre câmbio automático e automatizado é a troca de marchas, que no automatizado acontece quase de maneira imperceptível, devido ao conversor de torque.

Mas também é preciso pesquisar, porque o câmbio automático da Spin,  Cruze e Jeep Renegade já foram alvos das reclamações de proprietários em 2013, especialmente por gerar trancos que não cumpriam a suavidade típica do câmbio automático na mudança das marchas.

É importante lembrar que, hoje em dia, devido à crescente comercialização de veículos com transmissão automatizada, também cresceu o número de prestadores de serviços de manutenção para esse mercado. Então se você está disposto a pagar pelos serviços, não tenha receios referentes à câmbio automático x automatizado.

4. Como usar o câmbio automático? Cuidados necessários

Manutenção preventiva será o primeiro cuidado que o proprietário deverá exercer periodicamente. Leia sempre o manual do veículo e realize as manutenções indicadas pelo fabricante. Mantendo óleo, água e a limpeza do veículo em dia, a vida útil do carro será prolongada e haverá menos chances de manutenção forçada.

A maneira de conduzir o veículo com câmbio automático também conta como um dos maiores causadores de desgastes e de quebra de peças. Portanto, vale a pena observar se há vícios de direção e entender que a condução de um veículo com transmissão automática exige maior atenção do motorista inexperiente.

Fique sempre atento à lubrificação do câmbio, pois cada modelo tem um tempo específico para a substituição. Lembre-se de trocar o óleo de transmissão. E não o confunda com a troca de óleo de motor!

5. Como dirigir um carro com câmbio automático?

Todo cidadão quando decide se habilitar para a condução de veículos automotores (carros e motocicletas), pelo menos em nosso país, passa por treinamento específico e avaliações teórica e prática. Porém, quando decidem adquirir um carro com transmissão automática, muitos encontram dificuldades para se acostumar ao novo modo de direção sem o uso do pé esquerdo para acionar a troca de marchas. Contudo, algumas autoescolas oferecem um curso de câmbio automático para habilitados com essa dificuldade.

Confira algumas dicas indispensáveis para quem quer aprender a como dirigir um carro com câmbio automático.

(P) Parking — Estacionário

Quando dirigimos pela primeira vez um veículo com transmissão automática, observe que a posição da manopla do câmbio está na letra “P”. Sendo assim, o veículo deverá estar desligado e estacionado.

(R) Reversing — Marcha Ré

Embora o próprio nome já defina sua funcionalidade, é importantíssimo saber que não devemos acionar essa função na transmissão enquanto o veículo estiver em movimento. Pare totalmente o carro e só depois mude a transmissão para a letra “R”, a fim de realizar manobras de estacionamento. Caso esqueça ou queira apressar sua função, você poderá danificar gravemente a transmissão do veículo.

(N) Neutral — Neutro

Utilize apenas quando estiver com o carro parado após ter estacionado e prestes a desligar o motor. Um erro muito comum é pensar que o motorista deve colocar na posição neutra quando parar em semáforos ou cruzamentos. O carro com esse sistema já realiza a leitura de marcha lenta e parada; não é necessário mudar manualmente!

(D) Drive — Dirigir

Nessa posição, o veículo se deslocará mudando automaticamente as marchas. Quando posicionar a manopla em “D”, ao retirar o pé direito do pedal de freio, o carro já começará a se deslocar para a frente. Basta o condutor controlar a velocidade desejada.

Caso queira mudar manualmente, alguns modelos oferecem o sistema sequencial que você deve identificar por números ou símbolos de “+” ou “-” junto dos demais já mencionados. Esses apenas serão acionados quando o motorista sentir a necessidade de redução de marcha para ultrapassagens ou uma marcha mais forte para subidas ou decidas. Na maioria dos casos, para acionar essa opção, o motorista deverá colocar na letra “S” (de sport) para realizar as trocas necessárias. Verifique se há “borboletas no volante”, que ajudam na troca de marchas para essa opção.

Não se esqueça de verificar o manual do veículo para sanar mais dúvidas. Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre câmbio automático e seu funcionamento.

Continue em nosso blog e leia agora a respeito de modificações no carro que impactam no valor de revenda.

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *