8 dicas para fazer uma boa venda de carro usado na internet

30/03/2018

Quando o assunto é vender um carro, não tem como fugir: muitas pessoas já sabem que a internet é um ótimo canal. Sejamos francos: ela pode ser definidora em muitos sentidos, já que a maioria dos consumidores procura e pesquisa todos os detalhes nessa plataforma  inclusive é nela que acontecem muitos passos da negociação.

Ainda assim, fazer uma boa venda de carro usado na internet pode ser difícil. Muitas pessoas não sabem o que fazer e que estratégias adotar nesse caso.

Se você está nessa situação, então está no lugar certo. Veja na postagem de hoje algumas dicas que podem ajudar muito nesse sentido. Vamos lá?

1. Aposte nas imagens como um grande diferencial

A venda pela internet faz com que o comprador não experimente muita coisa. Além de não ver o carro fisicamente, ele não toca e percebe cada detalhe que ele possa ter. Esse é, inclusive, um dos pontos que mais dificulta que a venda seja feita de forma completa nesse canal.

Por isso, para evitar muitas ligações com dúvidas, nada melhor que explorar as fotos como uma ótima alternativa para venda de carro usado na internet.

Lembre-se que “uma imagem vale mais que mil palavras”, então faça com que as fotos sejam uma maneira de aproximar o seu consumidor do que é comercializado. Por isso, explore o máximo de fotos possível e, caso seja viável, inclua vídeos também.

E tem mais: explore diferentes ângulos do veículo. Faça registros da parte frontal, lateral e traseira. Caso ache difícil, uma dica é mostrar o carro na diagonal também, enquadrando o veículo de maneira completa. Outras fotos importantes são: painel, opcionais (como DVD, computador, etc.) e motor.

2. Faça descrições detalhadas

Acredite: alguns consumidores simplesmente desistem de uma oferta quando percebem que ela não é detalhada o bastante. Isso pode parecer que a compra é uma “furada” ou que você não está tão interessado na venda de carro usado na internet.

Para não cometer esse erro, faça uma descrição detalhada do veículo, considerando tempo de utilização, quilometragem rodada e qualquer outra coisa que considerar importante. E nada de achar que os detalhes podem ser dispensados, pois eles podem fazer muita diferença para algumas pessoas.

Caso nunca tenha se envolvido em um acidente, por exemplo, esse é um ponto que deve ser explorado  assim como se foi o único dono. Explore outros detalhes que possam ser importantes e que só você saiba, como economia de combustível, conforto, espaço, etc.

3. Seja razoável na hora de escolher um preço

Normalmente temos um apego emocional com o veículo que acaba fazendo com que o preço disponibilizado seja um pouco fora da realidade. Pois um preço justo não é o que você gostaria, mas sim uma média do mercado e das reais condições do carro.

Colocar um preço muito alto pode afastar muitos compradores, então tente não fugir muito do padrão. Se ainda ficar com muita dúvida, consulte a Tabela Fipe, pois ela pode ser uma ótima referência.

Essa tabela não é determinante quanto ao preço que será praticado, pois alguns fatores podem influenciar de forma direta. Ainda assim, ela pode servir como um orientador.

4. Atenda possíveis compradores de forma ágil

Depois de anunciado, é bom ficar de olho e dar atenção para o atendimento. Assim como quem vai comprar em lojas, todo mundo gosta de ser bem atendido.

Pense que seus compradores podem ter urgência na resposta, então esteja atento a esses sinais e seja solícito. Quem está conectado costuma ser mais rápido e quem for mais ágil nessa negociação pode se destacar na venda de carro usado na internet.

Lembre-se que um comprador pode estar negociando com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Por isso, ser rápido na resposta pode agilizar muito o processo e facilitar sua venda.

5. Revise o veículo antes de anunciar

Deixar o carro “zero bala” pode ser outro diferencial que facilita a venda. Pontos básicos como óleo, pneus e freios já fazem uma diferença e tanto! Quem aposta na venda de carro usado na internet normalmente tem como foco uma pessoa física  um detalhe que pode tornar a negociação um pouco mais complexa.

Como o comprador não tem a segurança que uma concessionária ou uma loja física traz, é natural que seja mais exigente quanto ao estado do carro. Essa reação é muito comum, já que ele não tem quem acionar depois de um tempo.

Investir em melhorias é a melhor maneira de tornar o carro mais comercial e passar ainda mais segurança na hora de fechar o negócio!

6. Converse com o comprador e marque o encontro em um local público

Para não gastar energia com quem não tem tanto interesse assim, tenha uma conversa por telefone antes do contato físico. Essa é uma forma de checar se a pessoa está realmente interessada e algumas condições.

Conforme o assunto evoluir, não perca tempo e marque um período para ela conhecer o veículo (caso tenha interesse). Por mais que grande parte da negociação seja feita online, a maioria dos compradores quer verificar as reais condições do carro antes de fechar contrato.

Como nunca sabemos com quem estamos lidando – e até pode ser um criminoso – seja cauteloso e agende o encontro em local público. O ideal é optar por um local movimentado e com grande circulação.

7. Dê atenção para a documentação necessária para a venda de carro usado na internet

Para que a venda se concretize é bom dar atenção para alguns documentos, como a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) que fica no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Esse documento vem junto com o carro novo. Depois de receber o pagamento, preencha os dados no verso do CRV e reconheça firma em cartório. Essa é uma forma de se prevenir e consumar a negociação apenas dentro do programado.

8. Aposte nas plataformas de venda de carros

Como contam com um grande números de pessoas que já acompanham o canal, as plataformas de venda de carros podem ser uma ótima alternativa para ter bons resultados. Afinal, grande parte do serviço acaba “terceirizado”, e você acaba se livrando de muita dor de cabeça na hora de negociar. 

Além disso, como eles já contam com know how de como fazer toda a parte burocrática, essa é uma forma de garantir que o processo também seja mais confiável. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade.

Depois de conhecer dicas importantes para a venda de carro usado na internet, não deixe de investir em cada uma delas e acelerar seu processo. Assim você garante uma venda qualificada, sem muita burocracia e com compradores confiáveis.

Agora, aproveite e entre em contato com a nossa empresa para conhecer uma das melhores plataformas de venda de carros online. Você vai perceber como tudo pode ficar mais fácil se você tem os canais certos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *