8 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

25/09/2018

Você já chegou na garagem da sua casa, colocou a chave na ignição e deu a partida, mas nada aconteceu? Você então pensa que pode ser a bateria, mas acha estranho que o rádio e as luzes ligam. Aposto que você nem imaginava, mas o seu carro estava com o motor fundido!

Se você não percebeu os indicativos e sintomas que o carro vinha oferecendo, nesse momento o que restou foi um grande prejuízo — mas que poderia, sim, ter sido evitado. Afinal, o que significa fundir o motor? Na prática, significa que a peça fundamental para o funcionamento do seu carro está travada e não funciona mais.

Depois que isso acontece, o ideal é procurar uma oficina mecânica de confiança para identificar a dimensão do problema. Em alguns casos, é necessária a troca e retífica de alguns componentes, ou mesmo a troca completa do motor, o que pode custar quase a metade do valor do carro!

Para você entender tudo isso e se preparar melhor, vamos explicar aqui 8 sinais que o seu carro emite quando algo de errado está acontecendo no motor. Continue lendo para entender tudo sobre carros com motor fundido e não fique no prejuízo!

1. A luz de verificação no painel do carro está acesa

Se você quer saber o que é motor fundido, saiba que esse é um dos sinais mais clássicos de que algo de errado está acontecendo com o seu veículo. A luz vermelha de advertência não deve ser ignorada, já que é acionada diante da leitura de diagnóstico que o próprio sistema de bordo faz sobre os componentes do carro.

Os motivos mais comuns sobre como fundir um motor são:

• falhas no fechamento da tampa de combustível;

• velas de ignição danificadas ou apresentando falhas;

• problemas no catalisador;

• falhas no sensor de fluxo de ar em massa;

• falhas no sensor de oxigênio.

2. Alguns barulhos e ruídos são emitidos

Desgastes em peças e componentes que estão alocados debaixo do capô do seu carro são os responsáveis por emitir barulhos e ruídos que assinalam problemas. Se você identificar uma alteração de som no cano de escape, também pode ser um sinal que poderá fundir motor.

Seja como for, ao perceber barulhos estranhos, leve o seu carro a uma oficina mecânica e evite prejuízos!

3. O motor apresenta instabilidade

Um motor que está apresentando problemas, via de regra, não se comporta de maneira constante. Começa a engasgar, falha e trepida durante a direção. Nesses casos, uma série de itens precisam ser verificados para evitar que o motor possa fundir. Por isso, levá-lo à oficina é o primeiro passo.

4. Marcas de óleo são visíveis no chão

Se, ao deixar o seu veículo parado, você percebe que marcas de manchas de óleo aparecem no chão, debaixo do motor, esse é um sinal de vazamento. E isso não é bom: trafegar com o nível baixo de óleo provoca o atrito entre as peças do componente — o que causa o superaquecimento do motor.

Via de regra, os vazamentos acontecem nos retentores e nas arruelas do cárter ou do bujão. Fique de olho nisso.

5. Odores repentinos são verificados dentro do veículo

Se você começa a sentir um cheiro de queimado ou fumaça dentro do veículo, esse é um sinal claro de que fundiu o motor. Ainda que não consiga identificá-lo bem, caso sinta algum odor diferente dentro do carro, não espere para procurar uma oficina mecânica.

A dica é que alguns cheiros, como o do catalisador ou odores externos, são bastante diferenciados dos que você sente quando existe um problema no seu motor. A intensidade é bastante marcante!

6. O consumo de combustível aumenta

Alterações no consumo de combustível podem acontecer por vários motivos, mas, de modo geral, elas se dão por uma falha no processamento do componente pelo motor do carro. Principalmente quando associado à perda de potência e instabilidade do motor, o aumento no consumo é um sinal grave de problemas e um grande indicativo de como saber se o motor fundiu.

Por isso, inclusive, é importante estar atento à qualidade do combustível que você abastece no seu carro! A alteração desse insumo também pode causar problemas graves no motor.

7. O motor fundido perde a potência

Se os componentes do seu veículo não estão funcionando de forma adequada, o motor precisa fazer mais força para trabalhar. Portanto, se o motor perde potência e começa a engasgar enquanto você dirige, é hora de procurar uma oficina mecânica.

Fique de olho também no nível da água: se ele estiver baixo, isso pode causar um superaquecimento e uma perda de potência, fundindo o motor rapidamente.

8. Fumaça sai escura no cano de escape

Quando o seu carro apresenta a emissão de fumaça no cano de escape, não a ignore. Falhas em diversos componentes podem causar a evasão de diferentes tipos de gases, capazes de levar o motor a fundir.

Quanto a isso, observar cor da fumaça é a melhor maneira de identificar o problema:

Fumaça preta (processo de combustão incompleto)

• falhas na ingestão de combustível;

• defeito nos sensores;

• problemas no filtro de ar;

• entupimento de válvulas de combustível;

• problemas mecânicos no motor.

Fumaça cinza

• problemas na válvula;

• nível do fluído de transmissão;

• excesso de consumo de óleo.

Fumaça azul (vazamento de óleo na câmara de combustão)

• desgaste nos anéis do pistão;

• problemas na vedação das válvulas;

• falhas nos componentes do motor.

A correia dentada costuma não dar muitos sinais, mas merece uma atenção especial a cada revisão, sendo trocada a cada 50 mil quilômetros rodados. A função dessa peça é manter o motor do carro funcionado — mas, se ela quebrar ou “pular um dente”, o motor trava e pode fundir na hora, causando um grande prejuízo.

Bom, diante de tudo o que vimos aqui, a manutenção preventiva é a melhor forma de evitar problemas com o motor do seu carro. Não espere que esses sinais apareçam! A solução ideal é agir sempre de forma preventiva, fazendo revisões periódicas. Ainda assim, não se esqueça: fique sempre de olho na água e no óleo! Eles podem ser os vilões do motor do seu carro. Vale lembrar que, apesar de todas as características “negativas”, é possível encontrar por aí carros com motor fundido para vender e também caminhão com motor fundido. No entanto, carros com motor fundido à venda não são os mais procurados no mercado.

E aí, gostou deste texto? Agora que já conhece os 8 sinais que indicam um motor fundido e aprendeu como saber quando o motor está fundindo, que tal aproveitar a visita para assinar a nossa Newsletter? Assim você recebe em primeira mão todas as nossas próximas atualizações!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *