Ainda há muitos carros antigos à venda para colecionadores!

04/11/2017 carros antigos à venda

Carros antigos à venda chamam a atenção de qualquer pessoa que gosta de automobilismo. Aqueles veículos antigos, com placa preta e equipamentos de outras épocas podem ser, realmente, muito bonitos. Porém, na maioria dos casos, eles são caros — até mais do que um carro zero de 2017. O mercado não possui muita regra, vai mais do sentimento tanto de quem quer vender quanto de quem quer comprar o automóvel. Aproveitando que carros antigos à venda podem mexer com o coração dos apaixonados e saudosistas, é possível movimentar bastante dinheiro nessa categoria.

Confira o post da Instacarro e saiba mais sobre o universo dos carros antigos: o mercado, os clubes, as placas pretas e todos os macetes de conservação do automóvel!

O mercado dos carros antigos

Quando o assunto é venda de carros antigos, o sentimento fala mais alto. É mais ou menos assim que funciona o mercado dessa categoria. Muitos dos modelos de placa preta nem sequer são considerados pela tabela Fipe. A valorização e estimativa dos veículo vai muito pelo sentimento do proprietário e também do interesse do possível comprador. Uma avaliação de carros, muito provavelmente, não vai chegar nem perto do valor real do automóvel antigo. Nesse caso, o valor de mercado é crucial para definir um preço.

O valor também varia muito de acordo com as condições do veículo. E, em condições, estamos falando da originalidade das peças. Restaurar não é uma garantia de que o carro irá valer mais. Acontece de a pessoa fazer a restauração de várias partes dos carros antigos a venda e eles nem sequer alterarem de preço.

O interesse existe. Atualmente, há muita gente querendo reviver carros do passado, além dos famosos colecionadores de carros antigos. Alguns sites de venda na internet se tornaram importantes plataformas de venda desses automóveis, mantendo a chama do mercado da categoria acesa.

Sobre o clube de carros antigos

Quem tem carros antigos para vender, provavelmente, também faz parte de um clube de carros antigos. Afinal, tendo essas relíquias na garagem, é normal querer compartilhar a própria coleção, não é mesmo? Porém, os clubes não serve só para exposição. Além dos encontros entre os membros, passeios, outros eventos e, até mesmo, viagens são feitas entre os integrantes. Além de carros antigos a venda, há também muita amizade nos clubes.

Os eventos costumam ser promovidos nas redes sociais e em páginas mantidas pelos próprios clubes. Como dito, há diversos segmentos e atividades promovidas. Tem quem queira apenas o contato com a natureza que as longas viagens com os carros antigos proporcionam, e também quem apenas quer ver de perto várias relíquias reunidas. O foco dos clubes também costuma ser variado. Na maioria das vezes, os grupos se dedicam à carros antigos no geral, mas há também aqueles que focam em apenas uma montadora ou linha de modelos específica.

Abrir um clube de carros antigos à venda ou de coleção não é algo muito difícil de se fazer. Basta juntar alguns amigos que tenham o mesmo interesse em veículos de coleção e, principalmente, estejam comprometidos com o propósito do grupo.

Carros antigos: a placa preta

Carros antigos, de coleção, são facilmente reconhecidos por um simples detalhe na parte da frente — e também na de trás — do carro: a placa preta. Só o fato desse pequeno retângulo preto estar lá, faz com que o carro seja muito mais valorizado do que antes. Quem possui um carro antigo à venda com certeza quer ter uma dessas, a fim de conseguir mais dinheiro na negociação. Entretanto, não é qualquer carro “velho” que pode obter a placa. Existem condições e regras.

O proprietário precisa ter um certificado de originalidade para o seu carro antigo. O documento atesta que o veículo foi fabricado há mais de 30 anos e conserva suas características de fabricação. Inclusive, manter a originalidade e os padrões da época de fabricação é superimportante. Restaurar, tudo bem, mas, customizar… O valor estético é crucial para um carro antigo ser considerado de coleção, e alguns itens não podem ter sofrido qualquer alteração:

  • Pintura fora do padrão original;
  • Interiores modificados, sem materiais originais ou o mais próximo possível;
  • Rodas não originais;
  • Motor ou partes cromadas;
  • Parte inferior enferrujada;
  • Sujeira e encardidos;
  • Pintura deteriorada e sinais de ferrugem,
  • Tapeçaria suja e encardida.

Como preparar carros antigos à venda para uma avaliação

Carros antigos ainda possuem um mercado relativamente bom. Colecionadores e saudosistas estão em montes por aí querendo comprar aqueles modelos de épocas passadas, seja por pura paixão ou para simplesmente dirigir de novo o carro da juventude. Portanto, é importante prepará-lo para a avaliação de carros usados antes da venda. Um simples cuidado antes da negociação pode garantir um valor mais alto para o bolso do proprietário.

O primeiro passo é remover todas as customizações feitas no carro. Os consumidores preferem que tudo seja original, desde estofamento até mesmo detalhes no painel do motorista. Caso tenha instalado equipamentos extras no carro, considere quais podem ajudar na hora da venda. Fazer uma limpeza geral da carroceria e do interior do veículo também é recomendável, mas lembre-se: evite retoques na pintura. Como dito, tudo tem de ser original. Caso seja identificado qualquer tipo de alteração na tintura do veículo, o comprador provavelmente identificará.

Fora esses detalhes de customização e limpeza, há, ainda, uma coisa mais importante: guarde todos os comprovantes de revisão. Por mais que o carro seja muito antigo, ter em mãos os documentos que comprovam a boa manutenção do automóvel irá, com certeza, um preço maior na venda.

Viu um anúncio de carros antigos à venda e quer comprar, mas antes precisa vender o seu atual? A Instacarro compra o seu veículo em até 90 minutos, cuidando de toda a burocracia da transferência para não haver nenhuma dor de cabeça. Entre no site e receba uma cotação grátis do seu carro!

Venda o seu carro em 3 passos

https://www.instacarro.com/agende-sua-inspecao/?ab_test_version=E9

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *