Como fazer um anúncio de carro realmente chamativo?

16/05/2018

Quando o assunto é a comercialização de veículos, não tem como fugir: todo mundo quer saber como fazer um anúncio de venda de carros chamativo. Nada mais natural, já que esse ponto pode parecer um simples detalhe, mas é um dos principais definidores para que ele seja mais visualizado e, por consequência, tenha mais chances de venda.

Entre as principais dificuldades enfrentadas pelos compradores com relação à anúncio de carros, está sempre o anúncio superficial, pouco explicativo e sem atrativos. Como você deve imaginar, isso representa uma oportunidade e tanta!

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas fundamentais para anunciar seu carro seminovo da melhor forma possível, principalmente na internet. Não iremos focar em um modelo de anúncio de carro específico. Ficou curioso? Então, vamos juntos nessa e aprenda a como criar um anúncio criativo para venda de carro!

1. Comece escolhendo uma boa plataforma de anúncios on-line

Anunciar o carro na internet é fundamental para quem quer ser bem-sucedido, ainda mais nos dias de hoje, em que grande parte dos consumidores utiliza a rede. É isso mesmo: a internet se firmou como o canal preferencial da maioria das pessoas, seja para o início da negociação, seja para compras que acontecem 100% on-line.

Ainda assim, não é qualquer plataforma que realmente favorece. Algumas não garantem visibilidade e outras não são nem mesmo confiáveis. Portanto, para obter bons resultados com anúncios publicitários de carros, é bom procurar um site de classificados de qualidade e que seja confiável. Isso permite que o anúncio tenha mais visualizações e potencializa as chances de forma considerável.

2. Entenda quem seria seu típico comprador

Antes de investir na descrição do anúncio, pare alguns segundos e tente criar uma “persona”, ou seja, uma personificação do que seria seu público-alvo. Essa dica pode parecer boba, mas facilita a comunicação e faz com que seja mais fácil construir um comunicado atraente e realmente efetivo.

Considere quais são os grupos que mais se interessam pelas características do veículo — modelo, espaço, preço e outros detalhes. Convenhamos: faz muita diferença falar para alguém que tenha família grande do que para alguém que seja solteiro, por exemplo. Pense qual seria a faixa etária ideal, condição financeira e outros detalhes do tipo. Você vai ver como é possível ser bem mais certeiro dessa forma!

3. Pense em um título atraente

Não existe um modelo de anúncio de venda de carro que seja o mais eficaz. Mas uma coisa é certa: o título é a primeira impressão de um anúncio de carros! Então, não deixe de investir algum tempo nele. Lembre-se de que ele pode ser o principal responsável por muitos cliques (e por um volume mais baixo também).

O grande segredo é ir direto ao assunto, no caso, o que você está vendendo e o preço. Deixe os adjetivos para a descrição, pois no título pode acabar soando propaganda enganosa ou um ar de “forçar a barra”. Por isso, prefira colocar no título dados como marca, ano de fabricação, modelo e outros detalhes.

Se o seu público-alvo gosta de algum detalhe que seu veículo tenha, não deixe de sinalizar, por exemplo, motor 16 válvulas, câmbio automático e outros diferenciais. Ainda assim, é bom tomar cuidado para não escrever demais, pois o ideal é o que o título tenha, no máximo, 70 caracteres. Assim, seu anúncio de venda de carros aparece de forma completa nos resultados de busca.

4. Aposte em muitas fotos

As fotografias são a principal maneira de os interessados enxergarem qual é a real condição do veículo. Por essas e outras, os anúncios que contam com esse diferencial são muito mais acessados. Pense com a cabeça do comprador: quem está interessado em adquirir algo que conta apenas com a palavra do vendedor?

Então, para fazer um bom anúncio de carros, lembre-se de que precisa investir em boas fotos. Quanto mais imagens, melhor. Mostre o veículo de todos os ângulos, os detalhes e até mesmo as imperfeições. Essa é uma ótima forma de tornar o consumidor mais confiante na compra.

É bom ainda se lembrar de investir em fotos de boa qualidade. Portanto, valorize o veículo e faça de tudo para que as pessoas percebam sua “melhor versão”. Para isso, faça com que ele esteja devidamente limpo, com os espaços internos arrumados e outros detalhes do tipo. Somado a isso, escolha um ambiente legal, bem iluminado e tire fotos de vários ângulos.

Em anúncios de carros particulares, outra boa dica é tirar uma foto do painel (mostrando a quilometragem) e dos acessórios e adicionais (caso tenha). Acredite: faz uma diferença e tanta!

5. Faça uma descrição detalhada

Ao lado das fotos, a descrição é a parte mais importante do anúncio de carros — o que é justificável, afinal, é por meio dela que o comprador consegue ter todas as informações necessárias para tomar uma decisão. E tem mais: é pela descrição que os motores de busca (a exemplo do Google) conseguem ranquear o anúncio, ou seja, colocar em uma posição melhor nos resultados de pesquisa.

Como adiantamos, a descrição deve ser muito detalhada, pois os anúncios superficiais têm tendência a serem ignorados. Assim sendo, traga todas as características do veículo (marca, modelo, cor, ano, quilometragem, combustível etc.).

Depois, cite as informações mecânicas, como cilindradas, tipo de motor, quantidade de válvulas, câmbio e direção. Traga também detalhes sobre os opcionais de fábrica (ar-condicionado, banco de couro, trava elétrica) e os acessórios incluídos (insulfilm, sistemas de alarme etc.).

Para fechar, coloque na descrição possíveis avarias e defeitos, principalmente em anúncios de carros antigos. Seja franco e informe possíveis batidas, arranhões, manchas ou qualquer outro problema. Já que esses detalhes têm reflexo direto no preço do carro, é muito importante que sejam revelados no seu anúncio de venda de carros.

6. Otimize os resultados com os “truques” de SEO

Pode ser que você não conheça, mas o Search Engine Optimization (SEO) é um recurso importantíssimo para quem quer ter bons resultados no anúncio de carros. Saber posicionar melhor o anúncio faz aumentar muito as chances de sucesso.

Entre diversos outros “truques”, não poderíamos deixar de falar das palavras-chave. Elas, juntamente de outras práticas, fazem com que um anúncio fique mais bem posicionado que outros.

Uma coisa é fato: os resultados mais bem ranqueados recebem mais cliques, ou seja, aumentam consideravelmente as chances de venda. Portanto, se não conhece essas técnicas, vale a pena fazer uma pesquisa e ter resultados melhores.

Agora que você conhece algumas táticas para fazer um bom anúncio de carros na internet, não deixe de incorporá-las e garantir resultados melhores. Você vai perceber que fica bem mais fácil atingir as coisas dessa forma!

Gostou das nossas dicas? Então, não perca os próximos conteúdos. Assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail. Nos encontramos por lá!

 

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *