Qual a documentação necessária na compra e venda de carros?

08/05/2019 compra e venda de carros; documentos de carro

Quando o assunto é a compra e venda de carros, uma série de dúvidas costumam surgir. Afinal, é um tipo de negociação que envolve várias particularidades que precisam ser analisadas com cuidado. Entre esses fatores com os quais se deve ter muita atenção estão os documentos, ponto-chave para que a negociação siga adiante.

Nos próximos parágrafos, vamos entender um pouco mais sobre a importância da documentação para a compra e venda de carros. Por exemplo, como resolver possíveis eventualidades e como a plataforma InstaCarro pode ajudá-lo a tornar todo o processo mais prático e menos burocrático.

Continue a leitura e fique por dentro deste tema essencial para uma excelente negociação!

Documentação necessária para compra e venda de carros

Não é novidade para ninguém que a burocracia no Brasil complica muito a vida de quem quer comprar ou vender um veículo. Para evitar trabalho e retrabalho, muitos recorrem aos despachantes, mas acabam gastando um pouco mais.

O fato é que dominar um pouco o assunto pode deixar tudo mais fácil e mais econômico para você. Então, vamos lá!

Para compra e venda de carros é necessário contar com os originais e cópias dos seguintes documentos:

  • documentos pessoais: RG, Comprovante de Residência e CPF de ambas as partes envolvidas;
  • CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo;
  • comprovantes de quitação do seguro obrigatório;
  • IPVA: comprovantes de quitação de pagamento de, no mínimo, últimos três anos e incluso o ano corrente;
  • firma reconhecida do recibo de transferência;
  • decalque do chassi do carro.

No caso de veículos importados, deve se ter a 4° via da guia de importação. Se o carro for vendido ou comprado em outra cidade/estado é preciso ficar atento, pois será necessário realizar um novo emplacamento e fazer a vistoria obrigatória.

No mais, também será necessária a certidão negativa de multa e de roubo ou furto do município de origem. Lembrando que sem a documentação necessária em dia, o valor do carro cai muito!

Principais erros na compra e venda de carros

Um dos erros mais recorrentes é não conferir se o carro que será comprado tem débitos. Isso pode fazer com que você receba multas que não tinha conhecimento.

A falta da comunicação de venda também é muito comum. É dever de quem vende comunicar aos meios legais que houve a transação, caso ela não seja feita de forma automática via cartório, como ocorre normalmente.

A transferência de titularidade também pode ser citada por aqui. Por mais que seja importante, algumas pessoas costumam postergar e não tomam as medidas cabíveis. Isso gera problemas para quem compra e para quem vende o carro — ocorrências de sinistro, multas, apreensão e indenização são pontos que poderão causar complicações entre comprador e vendedor.

Mesmo com toda a burocracia que existe no país, os eventuais problemas do veículo, como estar alienado ou com pendências e a possibilidade de não se ter todos os documentos, ainda assim é possível fazer a compra e venda de carros de um jeito bem simples, seguro e rápido.

É sobre isso que vamos falar a seguir!

Critérios de avaliação de compra e venda de carros InstaCarro

Antes de seguirmos e aprofundarmos mais sobre a questão dos documentos, vamos começar a entender como a InstaCarro dá início ao processo de compra/venda de seu veículo.

Um dos pontos mais importantes é saber que o carro passará por uma avaliação feita por especialistas. Após essa análise é que ele será fotografado e divulgado na plataforma para os lojistas cadastrados. Caso você não possa levar o veículo até a unidade da InstaCarro, basta fazer uma solicitação que a plataforma envia um especialista onde você estiver.

O processo de avaliação é feito por meio de agendamento no próprio site da InstaCarro. São feitas fotos da documentação do carro e do proprietário e, na sequência, as informações são inseridas no sistema para verificação de débitos, se o veículo pode ou não ser transferido ou, ainda, se haverá algum desconto.

Além disso, não há custos. E aqui é que entra uma informação essencial: com a venda do carro, os possíveis gastos com a plataforma, licenciamentos vencidos, multas, IPVA e DPVAT, por exemplo, serão deduzidos.

Isso significa que a plataforma toma para si a responsabilidade de lidar com muitas das questões burocráticas que gerariam trabalho para você.

Falta dos documentos necessários

Sem a documentação necessária fica impossibilitada a compra e venda de carros. Porém, há soluções para isso. Por exemplo, talvez você tenha perdido o DUT (necessário para transferência), mas tenha o CRLV, então, deve-se fazer o comunicado junto à plataforma no momento da venda.

Ao fazer isso, a plataforma vai realizar toda a burocracia para a obtenção da segunda via em seu nome. Depois disso, é a própria InstaCarro quem transfere o carro para o nome da plataforma ou de outro comprador.

A InstaCarro facilita muito as questões envolvendo os documentos de carros para que você tenha o mínimo possível de trabalho. Por isso, na falta de algum deles é fundamental fazer o comunicado para que a plataforma libere as ações para a regularização e obtenção daqueles que ainda faltam e agilizar todo o processo para você.

Liberação do pagamento do carro

A realização do pagamento só será feita quando todos os documentos forem apresentados. Como apontado acima, a InstaCarro fará a segunda via dos que faltam, o que deixa tudo mais rápido e prático. Se estiver com tudo certinho, você pode receber o dinheiro em até 24h!

Venda de carros não quitados

Nesse caso, a InstaCarro faz o desconto da oferta e quita o financiamento, mas a liberação do valor líquido apenas ocorrerá quando não houver restrição. Ou seja, quando terminar o período que impede um veículo alienado de ser comercializado — é interessante lembrar que os bancos geralmente levam entre 5 e 10 dias para baixar a restrição.

Finalizando, vimos que a documentação é um fator-chave para manter o valor de seu veículo nas negociações de compra e venda. Lembre-se de que documentos de carros têm peso bem maior do que batidas e problemas mecânicos, esses últimos itens resolvem-se facilmente em poucos dias.

Já quando o assunto são os problemas com as documentações, o tempo pode ser muito maior e é exatamente isso que impacta diretamente o valor.

Então, agora que você sabe de tudo isso, conte a InstaCarro para compra e venda de carros sem preocupação e sem burocracia. Entre em contato com a gente, estamos à sua disposição para quaisquer dúvidas sobre documentos de carro!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *