Entenda como funciona o rastreamento veicular!

14/05/2019

O rastreamento veicular é uma das alternativas mais interessantes para motoristas que querem ter mais segurança para o seu veículo. Esse recurso também pode ser usado como prova no caso de multas oriundas de placas clonadas ou por algum erro por parte do agente de trânsito.

Quer saber o que é um rastreador veicular, como ele funciona e quais são os seus benefícios? Então confira o post que preparamos para você!

Rastreador veicular: o que é e como funciona

O rastreador veicular é um acessório que possibilita a localização do veículo sem que seja necessário o auxílio de um intermediário. Assim, o proprietário sabe onde seu carro está, sem precisar da ajuda de terceiros — como uma central de atendimento para a qual precisaria ligar e falar com várias pessoas.

O funcionamento desse dispositivo é relativamente simples: ele conta com um GPS em seu sistema, que trabalha por meio de internet ou ondas de rádio. Os dados e as informações relativas à localização geográfica são enviados para a empresa responsável pelo equipamento ou pelo serviço que, por sua vez, as envia diretamente para o smartphone do dono do carro.

Além de oferecer dados mais precisos do que os oferecidos pelos bloqueadores, os rastreadores de carro ainda gravam o histórico da rota do veículo. Dessa maneira, podemos saber exatamente por onde o carro passou e não somente onde ele se encontra.

Os rastreadores também podem ser usados para controle de rotas, monitoramento de velocidade e até mesmo por pais que querem ter mais tranquilidade com relação aos locais que os filhos frequentam.

Vantagens do rastreamento veicular

Ter um rastreador automotivo apresenta uma série de vantagens. Vale a pena conhecer algumas delas para que você possa cuidar melhor da sua segurança e de seu carro. Acompanhe!

1. Ajuda em situações de roubos

Em caso de roubo, é possível conhecer a localização exata do veículo de forma imediata. Assim, o processo junto às autoridades para recuperar o veículo é mais rápido. Com isso, as chances de que o veículo nunca mais seja recuperado caem significativamente.

2. Apresenta funções amplas

Há uma série de modelos de rastreadores disponíveis no mercado. Além dos recursos de localização e histórico de rota, algumas opções ainda permitem o monitoramento de tudo o que ocorre dentro do veículo por meio de gravações de áudio. Outros dispõem ainda de botão do pânico para situações críticas que podem colocar em risco a segurança do motorista.

3. Faz o seguro ficar mais barato

As seguradoras consideram os dispositivos de segurança, como o rastreador veicular, itens que podem contribuir para que o valor do seguro seja mais baixo. O motivo é simples: em caso de roubo, ele poderá ajudar na recuperação do veículo e até inibir a ação de criminosos.

4. Tem assistência 24 horas

A maioria das empresas que trabalha com o rastreamento veicular também oferece, junto ao produto, o serviço de assistência 24 horas — chaveiro, mecânico, guincho etc. Ou seja, o pacote completo!

5. Apresenta instalação descomplicada

Praticamente todos os modelos de rastreadores disponíveis no mercado são de fácil instalação. Entretanto, é fundamental que ela seja feita por um profissional qualificado. Afinal, erros no processo de instalação podem afetar tanto o funcionamento do próprio dispositivo quanto a parte elétrica do carro.

Contratação do serviço de rastreamento veicular

Agora que você conheceu algumas das principais vantagens de ter um rastreador veicular e o tipo de proteção que ele pode oferecer, é hora de saber como contratar e instalar o serviço, para cuidar melhor do seu carro!

A primeira etapa consiste em procurar por uma empresa que ofereça o dispositivo. Como as opções são inúmeras, então gastar um tempinho para encontrar o que atenda melhor ao seu perfil como motorista vale a pena.

Ao escolher a empresa, tanto para a compra e instalação do rastreador quanto para serviços adicionais, é essencial que você procure verificar sua confiabilidade no mercado. Para ter certeza do comprometimento dela, uma sugestão é buscar opiniões na internet. Ao analisar o ponto de vista de outros clientes, sua escolha poderá ser mais acertada.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre rastreamento veicular? Então aproveite a siga a página da InstaCarro no Facebook para ficar sempre bem informado!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *