Financiamento ou consórcio de carro: qual vale mais a pena? Entenda!

13/11/2018

Maria está pensando em comprar um carro novo, pois o seu atual não está suprindo as suas necessidades. Então, ao pesquisar um pouco mais sobre o assunto, descobriu que poderia adquirir um novo veículo por um financiamento ou consórcio de carro.

Mas como saber qual das duas maneiras é a mais indicada para Maria? Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre como funciona o consórcio e financiamento de automóveis, para que você e Maria consigam decidir qual dos dois será o mais satisfatório.

Conhecendo o consórcio

O consórcio de veículos é feito por meio da criação de grupos de interessados em adquirir um veículo. Cada participante deverá pagar um valor mensal, em um período previamente delimitado, para assim juntar o valor necessário para a compra do veículo.

Também mensalmente são realizados sorteios para que um dos integrantes do grupo possa utilizar o dinheiro de crédito e, então, financiar o seu novo automóvel. Também é possível fazer lances, nos quais o indivíduo pode usar uma parte do valor do crédito ou pagar de forma adiantada para ter mais chances de levar o automóvel para casa mais rápido.

Nesse tipo de negociação, não são cobrados juros, apenas a taxa de administração referente aos serviços prestados pelos consorciados, organizadores e administradores dos grupos. Além disso, as empresas responsáveis pelo consórcio disponibilizam uma variedade de planos, o que permite ao interessado escolher aquele que mais se adequará à sua capacidade financeira e ao tipo de automóvel que ele pretende comprar.

O parcelamento ainda é feito de forma integral, possibilitando que você não precise dar valores de entrada ou já ter grande parte do valor do carro em mãos para fazer o consórcio. Todo o sistema de pagamento é prescrito em contrato, além de cliente e administrador entrarem em um acordo previamente entre si e com o restante do grupo.

Benefícios do consórcio

Você não precisa especificar que tipo de veículo pretende comprar com o crédito ganho. Ao ser contemplado, você conta com liberdade para escolher qualquer modelo ou marca de veículo que desejar, com a única exigência de ser do valor total determinado previamente. Muitos usuários dos consórcios pedem um valor a mais do que o preço do veículo que desejam, para usar o restante do montante para o pagamento de taxas e seguros referentes ao veículo.

É normal que um automóvel não fique com um valor fixo todos os meses, fazendo com que ele sofra variações. Por isso, todos os meses, a carta de crédito é atualizada. Essa é forma de garantir que, a qualquer momento em você seja contemplado com o dinheiro integral, você sempre tenha condições de adquirir aquele bem naquele mesmo momento.

Por último, um benefício de se optar pelos consórcios é o estímulo ao gasto responsável, já que o interessado deverá organizar-se e avaliar quanto investirá por mês em seu novo carro, o que garante um maior controle de renda e frenagem de gastos considerados desnecessários. Essa prática ainda pode ser mantida mesmo após a finalização do consórcio do veículo.

Conhecendo o financiamento

Para diferenciar entre financiamento ou consórcio de carro, o primeiro, tanto de automóveis novos tanto usados, é feito em bancos públicos ou privados por meio do Crédito Direto ao Consumido (CDC). Para realizá-lo, o interessado deverá entrar em contato com o banco escolhido e pedir informações para o gerente do mesmo.

Os valores que deverão ser pagos serão acordados conforme o ganho médio do usuário. Com o CDC, o interessado pega um empréstimo com o banco para realizar a compra do carro. O veículo fica em posse o comprador, mas não pode ser vendido até a quitação da dívida, já que ele está alienado ao banco que concedeu a quantia.

Além do valor total e das parcelas, os juros também são acordados diretamente com o banco. Ao chegar a um valor bom para ambos os lados, o valor dos juros ficará fixado no contrato e não poderá sofrer alterações durante o período de financiamento.

Caso o valor não seja pago pelo contratante, o banco poderá acionar a justiça e ter o direito de leiloar o veículo em questão. Em caso de atraso, serão cobradas multas, mas que não devem ultrapassar o valor de 2% do valor total do veículo.

Benefícios do financiamento

O primeiro e principal benefício de optar por um financiamento de automóveis é o fato de o comprador já poder comprá-lo mesmo sem ter o dinheiro em mãos, já que alguns bancos permitem o financiamento do seu valor total.

Além disso, também é possível levá-lo para casa e utilizá-lo normalmente, não precisando de sorteios ou esperar para já sair dirigindo o seu automóvel. Assim como os consórcios, o pagamento é realizado mensalmente, o que obriga o financiado a ter um controle maior dos seus gastos para realizar os pagamentos em dia e evitar multas.

Caso você já tenha parte do valor em mãos, ainda é possível pagar adiantado algumas parcelas do financiamento. Fazendo isso, você quitará a sua nova dívida mais cedo e poderá ter o controle total do seu veículo e vendê-lo posteriormente caso queira ou necessite.

Também é possível fazer o chamado leasing, no qual um banco que trabalha especificamente com a compra de veículos aluga um dos veículos para o interessado, que deve pagar as mensalidades referentes ao valor do carro enquanto o utiliza. Assim que toda a dívida é quitada, o veículo é passado para o nome do cliente.

O contato com esse tipo de serviço pode ser realizado por intermédio de uma loja vendedora de veículos, e, assim como o consórcio convencional, a taxa de juros é acordada e fixada no contrato e não pode sofrer variações.

Assim, conhecendo um pouco mais sobre o que são o financiamento ou consórcio de carro, você poderá decidir, de acordo com a sua realidade e situação financeira, qual a melhor forma de adquirir o seu automóvel novo e poder realizar o pagamento da forma mais cômoda possível.

Gostou do texto? Então, siga-nos no Facebook e confira os conteúdos exclusivos que divulgamos por lá!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *