Lavagem a seco de carros: quais são as vantagens desse tipo de limpeza?

19/07/2019

Todos os motoristas já conhecem a tradicional limpeza feita com água, realizada em lava-jatos ou mesmo nas suas próprias residências. No entanto, existe também a lavagem a seco. Você já a conhece?

Para muitos, essa lavagem pode parecer uma ideia sem sentido para carros, mas não é! O método é bem eficiente e oferece diversos benefícios, mantendo o automóvel sempre limpo e bem conservado. Ficou interessado? Então, leia o restante do nosso texto e saiba mais sobre a lavagem automotiva a seco!

O que é lavagem a seco?

Essa lavagem automotiva surgiu da necessidade de se economizar água em tempos de racionamento. Assim, em vez de usar jatos de água sobre o carro, ela é feita com toalhas específicas (de microfibras) e um produto próprio para esse tipo de limpeza, de modo que o atrito com a lataria diminua e não arranhe o veículo. Geralmente, esse produto é um líquido neutro feito de carnaúba, uma árvore da família das palmeiras muito comum no Nordeste do Brasil.

A lavagem a seco já está disponível há vinte anos, mas ainda é um hábito raro no Brasil. Existe ainda muita insegurança por parte dos donos de veículos, que não sabem se devem recorrer a ela na hora da limpeza. Porém, como veremos a seguir, ela é sim bem vantajosa!

Como funciona a lavagem a seco de carros?

Basicamente, o produto para a lavagem deve ser espalhado sobre a lataria do carro para limpá-lo e dar brilho. O profissional responsável, após espalhar esse líquido, vai eliminando a sujeira com um pano. O ideal é que o lavador use duas ou três toalhas para isso, evitando que a pintura seja danificada à medida que a toalha vai se gastando.

Olhando assim, parece que todo o processo é simples, não? Mas é preciso ter atenção em alguns pontos, especialmente no que diz respeito aos produtos e materiais que serão usados. Por isso, selecionamos a seguir as observações mais importantes sobre a lavagem a seco. Acompanhe!

Materiais e produtos utilizados

  • produtos lubrificantes próprios para lavagem a seco — existem hoje diversas opções no mercado, então, é possível escolher aquele que mais agradar você e que esteja de acordo com o seu orçamento;
  • panos secos e limpos de microfibra — é importante que estejam muito limpos, pois qualquer sujeira pode riscar o carro. Para a limpeza, três já são suficientes;
  • pincel para limpeza a seco de frisos e rodas, entre outras áreas;
  • borrifador para espalhar o produto de limpeza nos locais onde há sujeira;
  • caso queira limpar todo o carro, é importante ter produtos para todas as áreas, como tapetes, rodas, vidros e estofados.

Valor médio e tempo de duração da lavagem a seco

O valor da lavagem a seco vai variar de acordo com a região, os preços dos produtos e até de quantos profissionais trabalharem nessa limpeza. Mas, normalmente, a média fica entre R$35,00 e R$45,00. Já a duração pode ir de 40 minutos até 1 hora e meia, também dependendo de quantas pessoas vão fazer o serviço.

Outro fator que deve ser analisado é a necessidade de realizar outros procedimentos junto à lavagem. É preciso ficar atento a isso: pode ser que determinado local tenha como padrão oferecer a limpeza acompanhada de troca de óleo, por exemplo, ou outro serviço qualquer, elevando o preço que será pago.

Cuidados essenciais na lavagem a seco

Pouco se fala nisso, mas uma das coisas mais importantes na lavagem a seco é o movimento que a pessoa está fazendo com as mãos. Você deve ter em mente que o importante é não colocar muita força — até porque não é preciso, uma vez que a sujeira sai facilmente com movimentos leves — para preservar a pintura.

Dica: caso o carro esteja extremamente sujo, lave-o do modo convencional e, depois, mantenha-o limpo com a lavagem a seco.

Seja como for, após realizar o procedimento de limpeza você pode melhorar tudo aproveitando para fazer um polimento caseiro. Isso vai deixar o seu veículo ainda mais brilhante!

Limpeza profissional

De fato, qualquer pessoa pode fazer uma lavagem a seco. Porém, pode acontecer de o dono do carro não ter muita habilidade nisso. Nessa hora, vale a pena buscar orientação de alguma concessionária, mecânica, profissional ou até com um amigo que já sabe fazer o procedimento.

Também vale lembrar que, mesmo sendo simples, essa limpeza é feita com produtos específicos e, quando os passos não são seguidos corretamente, o carro pode ser danificado. Por exemplo: os produtos precisam ser diluídos exatamente da maneira como indicado pelo fabricante, ou os resultados não serão os esperados.

borrifador usado também tem que ser de qualidade, e isso é algo que deixa a lavagem a seco um pouco a desejar para os iniciantes. Afinal, há muitas opções de produtos no mercado, e dentre elas existe uma grande quantidade que conta com algum componente agressivo (que pode afetar as mãos) ou que não deixa um bom acabamento.

Ainda assim, nada disso é motivo de grande preocupação. Observando o que apontamos neste artigo, você não cometerá erros!

Quais são as principais vantagens de escolher a lavagem a seco?

De modo geral, tudo o que uma limpeza com água faz, uma lavagem a seco também faz. Mesmo os veículos que chegaram da praia e estão cheios de areia podem experimentar a lavagem a seco e usufruir de seus benefícios. Além disso, ainda há certas vantagens. Vamos vê-las?

Pode ser feita na parte interna do veículo

É possível aplicar esse tipo de lavagem não apenas na lataria do veículo, mas em seu interior também. Melhor ainda: sabemos que essa limpeza interna geralmente é complicada, mas com a lavagem a seco ela fica bem mais fácil!

Na verdade, esse método de limpeza é mais recomendável e seguro. Isso porque, ao utilizar o produto apropriado, dispensando o uso da água, não se corre o risco de prejudicar a densidade da espuma no estofamento do carro, por exemplo, nem de causar danos (oxidação, principalmente) à armação dos bancos.

Traz grande economia de água

A lavagem a seco de carros também recebe o nome de “Lavagem Ecológica”, justamente por ser uma solução sustentável que, realmente, ajuda a economizar água. Em média, ela proporciona uma economia de 320 litros!

Em relação ao porte do veículo, podemos fazer um comparativo entre a limpeza tradicional e a economia que a lavagem a seco proporciona. Em uma lavagem comum, um carro pequeno consome, aproximadamente, 300 litros de água. Já com a lavagem ecológica, a economia gerada é o equivalente à água ingerida por 150 pessoas em um dia (2 litros por pessoa).

No caso de um carro de porte médio, gasta-se em torno de 450 litros em uma lavagem, enquanto a limpeza a seco permite 45 descargas com esse volume de água (10 litros por descarga).

Por fim, um carro de porte grande gasta cerca de 600 litros de água em uma limpeza. A lavagem ecológica permite, com esse volume, 50 minutos de banho (por exemplo, 5 banhos de 10 minutos, considerando que em cada um sejam consumidos 120 litros de água). Sem dúvida, é muita economia!

Oferece mais rapidez

A lavagem a seco de carros ainda oferece mais agilidade de operação, porque pode ser dividida em três etapas, conforme o total de panos usados. Já na lavagem comum, a água é usada na limpeza, no enxágue e na secagem, o que costuma demorar mais tempo.

Proporciona maior proteção da lataria

Por usar um produto desenvolvido à base de óleos vegetais, a lavagem a seco cria uma camada que serve para proteger a superfície do carro contra a poluição diária. Nesse sentido, pintura pode serpreservada por muito mais tempo do que com as lavagens tradicionais, que não oferecem nenhum produto de proteção.

Além disso, a terceira etapa da lavagem a seco de carros é uma inspeção detalhada da pintura, justamente para oferecer um melhor acabamento e eliminar qualquer mancha que tenha permanecido depois do processo. Enquanto isso, a lavagem com água costuma deixar manchas na lataria, além de fiapos de pano, quando não são usados os produtos mais adequados para esse fim.

Ajuda a prevenir o mofo

Outra grande vantagem da lavagem a seco é que, ao dispensar o uso de grande quantidade de água, é possível evitar o aparecimento de mofo.

A umidade gerada pelo uso da água nos estofados, em médio ou longo prazo, ou quando a secagem não é feita da forma devida, ajuda a geração dos fungos que promovem o problema. Os produtos da lavagem sem água, por outro lado, contêm agentes protetores que diminuem essa probabilidade de aparecimento de mofo.

Tem excelente custo-benefício e possibilidades de aproveitamento

Vale dizer aqui que é possível fazer a limpeza em qualquer local, já que ela não depende da água. De preferência, porém, é bom escolher um local sob a sombra.

Muitas pessoas acreditam que a lavagem a seco é mais cara, mas quando analisam os custos com água e esgoto, chega-se à conclusão de que a tradicional é bem mais dispendiosa. E isso só tende a melhorar, já que cada vez mais pessoas e profissionais estão descobrindo como fazer produto para lavagem a seco de carros, o que aumenta a oferta desse serviço.

Além disso, ela oferece mais brilho, pois os produtos apresentam tecnologia avançada que confere fulgor mais intenso à pintura. Ela ainda pode ser aplicada em superfícies diversas (cromadas ou repintadas) e em outros meios de transporte, como motos, caminhões, ônibus, barcos e aviões. Inclusive, a lavagem a seco de motor é uma ótima opção!

É uma técnica ecológica

Estudos de diversas áreas revelam que a escassez de água é um dos maiores problemas da atualidade. Por isso, a reutilização desse recuro natural vital para todos os seres vivos é uma medida cada vez mais importante.

A limpeza convencional vem aplicando esse sistema de reutilização como forma de evitar o desperdício de água. Trata-se, portanto, de uma solução sustentável e ecologicamente correta. Ainda assim, a lavagem a seco de carros é uma solução bem mais completa nesse sentido.

Em primeiro lugar, a lavagem comum ainda gera resíduos — algo que não acontece com a limpeza ecológica. Na verdade, o único resíduo que ela produz são os panos usados, os quais são passíveis de reciclagem. Além disso, a lavagem tradicional, embora possa fazer uso de água já utilizada ou proveniente da chuva, não gera reaproveitamento. Em outras palavras, trata-se de água residual e poluída.

No fim das contas, basta colocar na balança tudo o que vimos ao longo do post: não restarão dúvidas de que optar pelo modelo mais simples, rápido e econômico é realmente a melhor opção! Então, agora que você já entendeu como a lavagem a seco de carros funciona, o que está esperando para começar a aproveitar esse método?

E, se gostou das nossas dicas para deixar o seu carro limpo e com boa aparência, que tal conferir também o nosso post especial sobre como vender carros antigos de forma eficaz?

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *