Lavagem a seco de carros: quais são as vantagens desse tipo de limpeza?

20/07/2018

Todos os motoristas conhecem a limpeza feita com água, a qual é realizada em lava-jatos ou mesmo na própria residência, mas existe também a lavagem a seco de carros. Para muitos, a lavagem a seco de carros pode parecer uma ideia sem sentido, mas não é!

O método de lavagem de carro a seco é muito eficiente e oferece diversos benefícios para manter o automóvel sempre limpo e bem conservado. Ficou interessado? Então leia o restante do texto e saiba mais sobre a lavagem a seco automotiva!

O que é lavagem a seco de carros?

A lavagem automotiva a seco foi resultado da necessidade de economizar água em tempos de racionamento. Ao invés de usar jatos de água sobre o carro, esse método precisa de toalhas específicas, de microfibras, e de um produto para lavagem a seco de carros, de modo que o atrito com a lataria diminua e não arranhe o veículo.

Os produtos para lavagem a seco geralmente são um líquido neutro feito de carnaúba, uma árvore da família das palmeiras muito comum no Nordeste do Brasil. Esse tipo de lavagem já está disponível há vinte anos, mas ainda existe muita insegurança por parte dos donos de veículos em recorrer a ela na hora da limpeza. Lavar carro a seco ainda é um hábito raro no Brasil, mas que aumenta consideravelmente com o tempo.

Como a lavagem a seco de carros funciona?

Não imagina como lavar carro a seco? O produto deve ser espalhado sobre a lataria do carro para limpar e conferir mais brilho ao carro. O profissional responsável, após espalhar o líquido, vai eliminando a sujeira com um pano. O ideal é que, durante o processo de lavagem a seco de carros, o lavador use duas ou três toalhas, evitando assim que a pintura seja danificada com somente uma toalha gasta.

Os materiais que devem ser utilizados para a lavagem a seco são: produtos específicos (lubrificante para a lataria e produtos de limpeza para outras regiões, como vidros e rodas); três panos de microfibras, no mínimo, para a limpeza da pintura e um pincel para acabamento (frisos, rodas, entre outros).

Quais são as principais vantagens de escolher a lavagem a seco?

De modo geral, tudo o que uma limpeza a água faz, uma lavagem a seco também faz. Mesmo veículos que chegaram da praia e estão cheios de areia podem experimentar a lavagem a seco de carros e usufruir de seus benefícios. Entenda a seguir sobre lavagem de banco de carro a seco.

Pode ser feita na parte interna do veículo

É possível aplicar esse tipo de lavagem não apenas na lataria do veículo, mas em seu interior também. A interna é geralmente mais difícil. Porém, com a lavagem a seco, tudo fica mais fácil. Sem contar que a lavagem a seco de banco de carros é super simples de fazer. Não precisa mais se assustar se você não sabe como fazer lavagem a seco de bancos de carros!

Ao usar esse produto, dispensando o uso da água, não se corre o risco de prejudicar a densidade da espuma no estofamento do carro, nem de causar danos (oxidação, principalmente) à armação dos bancos. Desta forma, a lavagem a seco de estofados de carros é super recomendável e segura.

Agora que já aprendeu como fazer lavagem a seco de banco de carros, confira os diferentes benefícios que a lavagem a seco pode proporcionar!

Traz grande economia de água

A lavagem a seco de carros também recebe o nome de “Lavagem Ecológica” por ser uma solução sustentável que realmente ajuda a economizar água. Em média, ela proporciona uma economia de 320 litros.

Em relação ao porte do veículo, podemos fazer um comparativo entre a tradicional e a economia que a lavagem a seco proporciona.

Um carro pequeno consome, em uma lavagem comum, aproximadamente 300 litros. Com a lavagem ecológica, permite-se que 150 pessoas bebam água por um dia (2 litros por pessoa).

Um carro de porte médio gasta em torno de 450 litros em uma lavagem. A lavagem a seco permite 45 descargas com esse volume de água (10 litros por descarga).

Já um carro de porte grande gasta cerca de 600 litros de água em uma lavagem. A lavagem ecológica permite, com esse volume, 50 minutos de banho (por exemplo, 5 banhos de 10 minutos, considerando que, em cada um, sejam consumidos 120 litros de água).

Oferece maior rapidez

A lavagem a seco de carros oferece mais agilidade de operação. Pode ser dividida em três etapas conforme o total de panos usados. Já na lavagem comum, a água é usada na limpeza, no enxágue e na secagem, que costuma demorar mais tempo.

Proporciona maior proteção da lataria

Por ter o produto desenvolvido à base de óleos vegetais, a lavagem a seco cria uma camada que serve para proteger a superfície do carro contra a poluição diária.

A pintura pode se preservar por muito mais tempo comparando-se às lavagens tradicionais, que não oferecem nenhum produto de proteção.

A terceira etapa da lavagem a seco de carros é uma inspeção detalhada da pintura para oferecer um melhor acabamento, eliminando qualquer mancha que tenha permanecido depois do processo de limpeza. A lavagem com água costuma deixar manchas na lataria, além de fiapos de pano, quando não são usados os adequados para esse fim.

Ajuda a prevenir o mofo

Outra vantagem da lavagem a seco é que, evitando o uso de grande quantidade de água, é possível evitar o aparecimento de mofo. A umidade gerada pelo uso da água nos estofados em médio ou longo prazo, ou quando a secagem não é feita da forma devida, ajuda na geração dos fungos que promovem o problema.

Os produtos da lavagem sem água também contêm agentes protetores que diminuem a probabilidade de aparecimento de mofo.

Tem excelente custo-benefício e possibilidades de aproveitamento

Vale dizer que é possível fazer a limpeza em qualquer local, já que ela não depende da água. Contudo, de preferência, é bom escolher um local sob a sombra. Muitas pessoas acreditam que a lavagem a seco é mais cara, mas quando analisam os custos com água e esgoto, chega-se à conclusão de que a com água é bem mais dispendiosa. Apesar de precisar de um produto específico, muitas pessoas estão descobrindo como fazer produto para lavagem a seco de carros.

Além disso, a lavagem a seco oferece mais brilho, pois os produtos exibem tecnologia avançada, que conferem fulgor mais intenso à pintura. Ela pode ser aplicada em superfícies diversas (cromadas ou repintadas) e em outros meios de transporte, como motos, caminhões, ônibus, barcos e aviões. Vale lembrar que a lavagem de motor a seco também é uma ótima opção.

É uma técnica ecológica

Os estudos revelam que a escassez de água é um dos maiores problemas da atualidade. Por isso, a reutilização da água é uma importante medida que visa economizar esse recurso natural vital para todos os seres vivos.

A limpeza convencional vem aplicando esse sistema de reutilização como forma de evitar o desperdício de água. Trata-se, portanto, de uma solução sustentável e ecologicamente correta. Entretanto, a lavagem a seco de carros é uma solução ainda mais sustentável. Diante disso, muitas pessoas fabricam um produto caseiro para lavagem a seco de carros.

A lavagem comum ainda gera resíduos, coisa que não acontece com a limpeza ecológica. Na verdade, o único resíduo que ela produz são os panos usados, os quais são passíveis de reciclagem.

A lavagem tradicional, embora possa fazer uso de água já utilizada ou proveniente da chuva, não gera reaproveitamento. Trata-se, então, no final das contas, de água residual e poluída.

Com a leitura desse post você já entendeu que a lavagem a seco de carros pode ser uma ótima ideia. O que está esperando para começar a aproveitar esse método? Já fez uso dele?

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, não deixe de fazer seu comentário aqui no blog! Compartilhe suas questões e experiências com a gente!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *