Saiba o que não pode faltar na revisão de férias do seu veículo

18/04/2019

Fazer uma bela viagem e viver momentos relaxantes: trata-se dos maiores objetivos dos brasileiros na hora do descanso. Mas, para que esse período não se torne um verdadeiro pesadelo, fazer a revisão de férias no carro é tão importante quanto traçar um roteiro perfeito.

Se você quer evitar problemas, saiba que é fundamental se programar. Para garantir a tranquilidade de todos e a segurança da viagem, não deixe de providenciar um check-up de peças e sistemas do veículo.

Está preparado para pegar estrada? Então, confira nossa lista com as principais dicas para a revisão do seu carro, faça as malas e curta o seu descanso!

Veja quais itens devem ser verificados

A seguir, reunimos tudo aquilo que deve ser checado durante a revisão do seu veículo. Confira!

Óleo e fluidos

O óleo tem a função principal de lubrificar o coração do seu veículo. Se o motor do carro sofre mais atrito com as peças devido à falta desse item, pode haver uma grave pane no sistema. Portanto, não corra o risco de pegar estrada sem a quantidade de óleo ideal para o bom funcionamento do automóvel.

Na troca do óleo, não se esqueça de substituir os filtros, fundamentais para vedar o reservatório, evitar vazamentos e proteger o motor de impurezas. Fique atento ao prazo de troca e à quilometragem ideal (segundo o fabricante do óleo). Não ultrapasse os períodos indicados, pois isso pode ser prejudicial para o seu veículo.

Verifique também os fluidos de óleo da caixa de transmissão, do freio, da embreagem e da direção hidráulica. Não dê bobeira em pegar estrada com algum componente fora do que determina as condições de uso do manual do seu veículo. A falta desses fluidos pode causar graves problemas às peças.

Pastilha e sistema de freios

Uma dica importante é: sempre que for pegar estrada, verifique as condições do freio do seu carro. Mesmo que você não faça uma revisão, teste e verifique se existem ruídos ao pisar no pedal. Ao menor sinal de algum problema, troque as pastilhas ou corrija possíveis falhas.

O freio em bom estado de funcionamento é essencial para uma viagem segura. Por isso, seja prudente e verifique se os discos e as pastilhas estão perfeitos antes de pegar estrada. Esses itens são imprescindíveis para a frenagem do veículo.

Suspensão e amortecedores

O sistema de suspensão é o maior responsável pelo conforto dos passageiros do carro e, principalmente, pela estabilidade — seja na hora das curvas ou no processo de frenagem.

Portanto, realize o alinhamento e o balanceamento frequentemente para evitar folgas na direção do seu veículo. Procure fazer o rodízio dos quatro pneus a cada seis meses e, com isso, alinhe novamente a direção.

Qualquer problema nos amortecedores deixa o carro mais duro e faz com que ele não absorva o impacto das irregularidades do solo no qual você está trafegando. Não se esqueça de que a manutenção do sistema de suspensão é fundamental para o controle correto do veículo.

Correia dentada

A correia dentada é peça fundamental para o funcionamento do motor do seu carro. Ela deve ser trocada a cada 50 mil quilômetros rodados, mas recomenda-se que seja verificada a cada nova revisão. Se o item estiver seco ou apresentar rachaduras, o ideal é trocá-lo mesmo antes da data prevista.

Trincas e desgastes podem causar o rompimento da correia dentada. Assim, o motor do carro simplesmente para (ou seja: seu carro funde). Isso pode causar um grande prejuízo!

Pneus

Tenha o hábito de verificar semanalmente o estado e a pressão dos pneus. É necessário checar se os sulcos estão profundos, sem desgastes, e se existe a formação de bolhas na borracha. Não se esqueça de conferir também o estepe, afinal nunca se sabe qual será o momento em que você precisará trocar um pneu na estrada.

Ao trafegar fora da cidade, a temperatura dos pneus aumenta — e, com isso, a pressão também se eleva. Se a calibragem não estiver correta, o carro perde a dirigibilidade e o pneu pode até estourar. Portanto, verifique a indicação do fabricante para o valor correto da calibragem no manual do seu veículo.

Sistema elétrico

Não pegue estrada sem verificar se os faróis e as lanternas estão funcionando corretamente. O pisca-alerta e as setas também precisam estar em dia. Se você notar que as luzes desses equipamentos estão piscando sem a sincronia correta no painel, seu carro pode estar sofrendo com uma pane elétrica. Não deixe de reparar esses problemas rapidamente.

Lembre-se de que o não funcionamento correto dos faróis e das setas pode gerar multas e graves acidentes de trânsito. Não se descuide desses itens!

Faça de tudo para que sua viagem seja tranquila

Seja prudente tanto na estrada quanto fora dela. Sempre observe possíveis ruídos e alterações de comportamento do seu veículo, pois isso faz com que você possa reparar falhas de funcionamento antes de se tornarem um grande problema.

Programe seu roteiro com certa folga no período de estrada. Isso fará com que não seja necessário ficar dirigindo por várias horas e evitará que a fadiga se torne sua maior vilã durante a viagem. Ter prudência com o bom funcionamento do carro e a condução proporciona um deslocamento mais tranquilo.

Não tenha pressa durante a revisão de férias

Deixar tudo para a última hora parece ser algo que as pessoas prometem que não vão repetir, mas sempre acabam fazendo novamente no final das contas. Portanto, tente programar a revisão do seu veículo com certa antecedência em relação à data da sua viagem.

Se algo estiver errado, não será preciso adiar a partida para providenciar o reparo necessário. Com isso, você também não deixará de fazer o que for preciso para que seu carro esteja em boas condições na hora de pegar estrada.

Programar as revisões do seu veículo é a melhor forma de não ser surpreendido por problemas — principalmente quando estiver na estrada. Por isso, não deixe de prestar atenção nos itens essenciais e substituir as peças que apresentarem falhas ou desgaste excessivo. Assim, você evita horas e horas parado no acostamento.

Gostou de saber mais sobre o que não pode faltar na revisão de férias do seu carro? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco suas experiências com veículos na estrada. Essa troca vai ser muito interessante!

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *