Test drive: por que oferecê-lo na hora de vender seu veículo usado?

18/12/2018

Na hora de vender um carro usado, existem diferentes maneiras de conquistar a atenção de um potencial cliente. Além de oferecer um veículo com a manutenção em dia, funilaria e pintura em perfeitas condições e boas referências, a realização de um test drive contribui imensamente para persuadir o comprador.

Isso porque a pessoa interessada no seu carro poderá senti-lo em diferentes tipos de terrenos, observando o desempenho das peças de uma maneira bem mais prática do que o simples olhar ou por meio da análise de um mecânico de confiança.

Como o mercado tem uma grande concorrência, o test drive se apresenta ainda como um diferencial, auxiliando nas vendas de acordo com as suas expectativas. E você, quer concluir o negócio com o seu veículo usado com mais agilidade? Então veja, em nosso post, as vantagens do test drive.

Por que oferecer um test drive na venda de um carro usado? 

Apesar de contar com vários recursos que asseguram a qualidade dos veículos, como inspeções, análises de mecânicos de confiança e quilometragem, o comércio de carros usados muitas vezes deixa os compradores com dúvidas em relação à procedência dos automóveis.

Ao oferecer um test drive, você certamente ganhará mais confiança do comprador, tendo em vista que ele vai sentir na pele como está o desempenho das peças, do motor, do câmbio e, assim, haverá mais chance de concretização da venda.

Além disso, o test drive estreita o relacionamento com o seu cliente, demostrando o real interesse em oferecer um veículo de qualidade com preço justo, ou seja, a negociação fica bem mais saudável.

Também podemos afirmar que a iniciativa está sintonizada com os direitos dos consumidores. Afinal, a compra de um carro usado necessita da aplicação de um considerável recurso financeiro e não pode ser algo que signifique uma futura frustração. Portanto, a atitude faz parte de uma venda respeitosa, transparente e sintonizada na oferta de um produto de qualidade.

Quais os benefícios de um test drive?

Ao escolher um modelo de veículo usado para comprar, o cliente já conhece as caraterísticas do carro por meio de pesquisas realizadas na internet, revistas especializadas ou após conversas com especialistas no assunto.

No entanto, em diversos casos, o interessado ainda não teve a oportunidade de conduzir o veículo idealizado, ou seja, o test drive poderá ser uma espécie de martelo final na negociação.

Ao dirigir o carro em vias urbanas e até mesmo em alguma rodovia próxima, o possível comprador ficará mais seguro quanto ao fechamento do negócio. Nessa hora, é imprescindível que o veículo esteja em perfeitas condições para evitar comentários negativos ou até mesmo o cancelamento da compra.

Pensando nisso, faça uma manutenção preventiva em todos os componentes do seu carro antes de colocá-lo à venda, principalmente nos itens que veremos a seguir. Acompanhe!

Motor

Faça uma revisão para atestar o estado das velas, bicos injetores, bomba, etc. Deixe tudo em ótimas condições de uso para que surpresas desagradáveis não ocorram justo no dia do test drive.

Pneus 

Ninguém compra um carro usado com os pneus carecas. Portanto, avalie as condições dos pretinhos e deixe os quatro tinindo na hora de mostrar o veículo aos clientes. Além disso, mantenha a calibragem correta, pois a condução ficará mais suave, sendo um ponto favorável para conquistar o possível comprador.

Câmbio 

Antes de colocar o seu carro à venda, teste todos os componentes, inclusive o sistema de câmbio. Assim, passe todas as marchas e verifique se elas estão com uma transmissão suave.

Seguindo as mesmas diretrizes, faça uma verdadeira revisão em tudo no seu carro antes de colocá-lo à venda. Analise criteriosamente o sistema de freios e veja se a frenagem não está com ruídos típicos de discos ou pastilhas com alto desgaste. Afinal, qualquer defeito notado durante o test drive poderá afetar negativamente na compra.

Como você não pode perder boas oportunidades, nada melhor do que investir na troca de determinadas peças caso estejam apresentando barulhos ou outros indícios de desgastes, visando um melhor preço de mercado e até mesmo aumento da sua margem de lucro.

Como argumentar durante o percurso?

Com o seu cliente conduzindo o carro no test drive, o momento é de fortalecimento da relação, inclusive apresentando mais motivos para a pessoa fechar a compra. Mas, fique atento para não ser chato ao ponto de perder o negócio. Por isso, cautela é a palavra-chave.

Seja honesto no momento de apresentar mais vantagens do seu carro, como consumo de combustível, desempenho em estradas rurais, tamanho do porta-malas, etc. O interessante é você saber quais são as necessidades do cliente, apresentando mais motivos positivos para ele fechar a compra.

Dessa maneira, mostre-se como uma pessoa disponível para responder perguntas, aceitando também as críticas. Afinal, iniciar uma discussão poderá colocar fim ao negócio. Por isso, seja gentil e não fique somente apontando os aspectos positivos do carro. Preze pela honestidade, pois as pessoas têm informações sobre cada modelo e ficarão com um pé atrás caso percebam que alguém esteja tentando enganá-las.

No mais, ouça e fale apenas o que for necessário, com foco no convencimento. Por exemplo, se o cliente elogiar um item do veículo, reforce com outros atrativos, demonstrando as vantagens da compra.

Quais cuidados tomar na hora de realizar um test drive?

Para um test drive ser bem-sucedido, você deverá ainda tomar alguns cuidados com o foco na prevenção de possíveis prejuízos.

Ao aceitar o procedimento, o cliente deverá assinar um termo de compromisso, emitindo os dados pessoais, inclusive com os números do RG, CPF e da CNH. Isso porque a pessoa pode sofrer uma multa por excesso de velocidade ou até mesmo se envolver em uma colisão durante o test drive. Com os dados em mãos, você poderá cobrar o prejuízo do motorista. Caso contrário, a situação da venda do seu usado vai ficar ainda mais difícil.

Outra dica é observar se a pessoa está com crédito para fechar um financiamento ou se vai realizar a compra à vista. Isso evita que você fique perdendo tempo com clientes que não querem efetivar a compra.

Por meio das informações apresentadas neste post, foi possível perceber que o test drive é uma excelente maneira para acelerar a venda do seu carro usado, não é mesmo? Siga as nossas orientações e certamente fechará um bom negócio!

A InstaCarro é uma plataforma online que atua na indústria de carros usados. Se você agilizar a sua venda entre em contato conosco e veja as facilidades da plataforma!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *