3 dicas para escolher o melhor carro para fazer uma viagem longa

21/02/2019 viagem longa

Viajar é um momento aguardado com expectativa por muitas pessoas, principalmente perto de feriados prolongados e nas épocas de férias. Afinal, essa é uma oportunidade de relaxar a mente, conhecer novos lugares e se desligar um pouco da correria do dia a dia curtindo uma praia ou uma casa de campo com a família e os amigos.

Fazer uma viagem longa pode ser ainda mais proveitoso com o carro certo. Pensando nisso, elaboramos este artigo, com três dicas para escolher o melhor carro para acompanhar você nas suas férias e feriado prolongados. Confira!

A importância de escolher o veículo ideal para viagem longa

Uma viagem não se restringe ao destino, também depende do caminho a ser seguido. Se você pretende viajar através de trilhas ou explorar rotas repletas de cachoeiras e vegetação, talvez um sedan não seja a melhor escolha.

O mesmo acontece se o plano é viajar para a praia com a família toda. Um Pajero TR4 pode ser valente fora da estrada, mas não trará conforto e nem espaço para descer a serra lotado.

Assim, é importante definir alguns pontos antes de escolher o carro ideal para a viagem:

  • se você vai para a praia ou campo;
  • se você percorrerá estradas de terra ou somente rodovias;
  • quantas pessoas acompanharão você na viagem;
  • se você pretende ficar apenas em um lugar ou visitar várias cidades.

Com base nessas informações, fica mais fácil definir os veículos mais adequados segundo os critérios seguintes.

1. Conforto

O conforto a bordo é um dos principais itens a ser considerado na hora de escolher o melhor carro para viagem longa, sendo necessário escolher um veículo com porta-malas amplo e espaço para todos os passageiros.

Quanto mais pessoas lhe acompanharem, mais espaçoso o carro deverá ser. Caso haja crianças, é importante que o veículo tenha acessórios que ajudem a distraí-las durante a viagem, como DVD Player nos encostos de cabeça dianteiros.

Para viagens com até quatro pessoas, a maioria dos carros dão conta do recado quando se trata de espaço interno. Porém, para cinco ou mais pessoas, uma minivan ou até mesmo um SUV são mais adequados, levando passageiros e malas sem aperto.

2. Potência do motor X consumo

Dois outros fatores determinantes para a escolha de um veículo ideal para viagens longas são a potência e o consumo. Quando mais potente o carro, mais desenvoltura ele terá para lidar com situações como uma ultrapassagem repentina, além de ter mais facilidade para acompanhar o fluxo do trânsito nas rodovias.

Ao mesmo tempo que a potência é necessária na estrada, ela também prejudica, em muitos casos, o consumo do veículo, fazendo com que as paradas para abastecer no meio do caminho sejam mais frequentes.

Assim, o ideal para viagens longas são veículos que consigam desenvolver uma grande autonomia seja por terem tanques de combustível com capacidade de 60 litros ou mais, seja por serem dotados de tecnologia híbrida (como o Toyota Prius e o Ford Fusion), seja por trazerem motores potentes e modernos, como o Honda Civic.

3. Segurança

Airbags, ABS, Isofix, esses termos podem parecer uma sopa de palavras e siglas estrangeiras, mas são responsáveis por ajudar a tornar completa e segura uma viagem longa, permitindo que você e os seus passageiros cheguem ao destino sem maiores sobressaltos.

Hoje em dia, praticamente todos os carros são equipados com airbags duplos e freio ABS – que ameniza o risco de derrapagens. Além disso, alguns veículos também trazem outros itens que contribuirão para a sua segurança no caso de algum imprevisto, como:

  • sistema Isofix;
  • assistente de controle de faixa;
  • sensor de pedestre;
  • airbags laterais e de cortina.

Boas opções de carros para viagens longas

Agora que você já tem uma ideia do que considerar para escolher o seu carro ideal para uma viagem longa, que tal explorar as opções que o mercado oferece?

Toyota Hilux SW4

Quando se pensa em viagens longas, um utilitário esportivo com amplo espaço interno para passageiros e malas é uma boa opção a se considerar, principalmente se ele for disponibilizado com tração 4×4 e motor turbodiesel, o que permite uma maior versatilidade de uso, economia e potência quando necessário.

No mercado de usados, a Toyota Hilux pode ser encontrada por valores a partir de R$ 25 mil, sendo que esses ainda são modelos mais antigos, mas é possível encontrar unidades bem conservadas e confortáveis prontas para encarar as estradas.

Nissan Livina

Ideal para quem busca um veículo mais compacto e espaçoso, o modelo Nissan Grand Livina tem como principal trunfo seu amplo espaço interno com capacidade para até sete passageiros viajarem com conforto, sobretudo se for dotado do câmbio automático CVT, tecnologia que colabora com um rodar mais suave e econômico.

Ford Fusion Hybrid

O Ford Fusion Hybrid, carro que inaugurou a tecnologia híbrida no Brasil em 2011, se destaca pelo luxo e pela segurança a bordo, oferecendo itens como:

  • airbags frontais, laterais e de cortina;
  • sistema Isofix para os bancos;
  • alerta de ponto cego;
  • ajuste elétrico dos bancos;
  • piloto automático.

No entanto, o principal destaque é o seu consumo: são 16,4 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada, permitindo uma alta autonomia durante o percurso.

Honda Fit

Você acha os modelos Ford Fusion e Toyota Hilux grandes demais? O Honda Fit pode ser uma boa opção para encarar uma viagem longa. Ele se destaca pela versatilidade interna – os seus bancos, moduláveis, permitem levar todo tipo de objetos, como prancha de surfe, bicicleta e móveis – e também pelo seu consumo, principalmente nos modelos equipados com câmbio automático CVT.

Consagrado por sua mecânica robusta, o Honda Fit pode ser encontrado por valores a partir de R$ 16 mil, se apresentando como um excelente custo-benefício, ideal tanto para viagens longas quando para o uso diário.

Agora que você já conferiu como escolher o melhor carro para fazer uma viagem longa e conheceu algumas das opções disponíveis no mercado, curta a nossa página no Facebook e acompanhe os conteúdos exclusivos do mercado e também da nossa empresa. Estamos esperando o seu clique!

descubra como o modelo da instacarro funcionaPowered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *