Como polir o farol? Confira técnicas e truques!
como polir farol de carros

Como polir o farol? Confira técnicas e truques!

O farol do seu carro está opaco ou amarelado? Confira aqui algumas dicas de como polir o farol do seu carro e devolver o aspecto de novo a ele.

Manter os faróis limpos não diz respeito apenas à estética do carro, mas também é essencial para a segurança na hora de dirigir, evitando acidentes.

cta blog venda seu carro

Além disso, andar com os faróis sujos, se você não sabia, é contra a lei. Por isso, saber como realizar sua limpeza é muito importante.

A maneira mais conhecida de realizar a limpeza do farol é por meio do polimento, que pode ser feito tanto em casa quanto em oficinas. Se você é daqueles que adora reservar a manhã de domingo para fazer a manutenção do carro, por exemplo, você pode polir o farol “na mão”.

Para realizar o procedimento é necessário ter uma boa massa de polir e alguns utensílios. Na hora de fazer a limpeza evite expor o carro ao sol, pois a massa em ação contra o sol pode danificar as peças. 

Também avalie o estado das lentes, pois dependendo de como estão não será necessário produtos de “limpeza pesada”. Caso sua pele seja sensível, use luvas para protegê-las da química dos produtos.

Lavagem do farol

Para lavar os faróis de maneira correta é necessário alguns itens e sempre estar atento à qualidade dos produtos escolhidos para a limpeza. Primeiro, lave as lentes do conjunto óptico com água corrente e sabão neutro. Em seguida, seque os faróis e repita a operação até ficar satisfeito.

Depois disso, aplique fita crepe ou fita isolante entre as partes do farol e a lataria antes de começar o processo de lixamento. Então, borrife água sobre a lente a fim de umedecê-la, passe uma lixa d’água fina, com numeração de 1000 a 2500, de maneira suave e em movimentos circulares. Vá jogando água corrente pelo farol repetidas vezes. 

Fique ciente que é importante passar a lixa em todo o farol, não apenas nas partes visivelmente sujas. É um processo que irá exigir paciência e cuidado.

A limpeza só estará finalizada quando os faróis voltarem a ficar transparentes e brilhantes. De acordo com o nível da sujeira acumulada, isso pode demorar um pouco. Procure não fazer a limpeza pela metade pois pode piorar a situação.

Com a primeira e a segunda fase da lavagem finalizadas, chegou então a hora da massa de polir. Para isso, pegue a estopa e espalhe a massa de polir sobre a lenteem movimentos circulares. Depois disso, espere a massa secar, o que demora pelo menos 20 minutos. 

Com pano de algodão ou microfibra, faça movimentos circulares e finalize quando o farol estiver brilhante novamente. Normalmente, para esse resultado é necessário duas ou três passadas de massa.

Esse processo de limpeza também pode ser feito no farol de acrílico amarelado. No entanto, para esses itens o tempo de limpeza exigirá ainda mais paciência.

Como evitar que o farol fique amarelado

O ideal é não deixar que o carro fique em situações onde parece que o farol está com “catarata”, ou seja, amarelado. Para evitar isso, não deixe o carro exposto ao sol ou à chuva constantemente. 

Saiba que acumular poeira e sujeira também amarela e resseca os faróis. Por isso, limpe-os com frequência, principalmente ao chegar de viagens. Umidade também pode ser um problema para os faróis, por isso evite. 

Polimento com politriz

A politriz é uma máquina onde o prato de polimento oscila em forma de órbita sobre um ponto fixo. Se for usá-la em casa, é importante que tenha cuidado e a manuseie em velocidade mais baixa. 

O ideal, se quiser realizar o procedimento corretamente, é ir até uma oficina mecânica especializada. Lá, os profissionais usam verniz e uma politriz profissional na hora de polir o farol, garantindo assim resultados duradouros – média de três anos. 

como polir farol de carros

Desmontar o farol na hora de polir

Algumas pessoas acham que para polir e realizar uma verdadeira limpeza no farol é necessário desmontá-lo. Isso, contudo, não é verdade. Se você não souber como desmontar e montar depois, não faça isso! 

A preferência por faróis desmontados na hora de polir é porque lavar as peças de maneira separada pode ser mais prático – sem falar que dispensa o uso de fita crepe. Mas para montá-lo depois pode ser bastante complicado, levando a quebra do item, fazendo com que a limpeza saia muito mais cara do que o imaginado.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *