Comprar carro híbrido ou carro elétrico usado?
toyota corolla cross hibrido versao xrx azul netuno - Comprar carro híbrido ou carro elétrico usado

Comprar carro híbrido ou carro elétrico usado?

Está pensando em comprar um comprar carro híbrido ou carro elétrico usado, mas não sabe qual é a melhor escolha? Confira nossas dicas.

Em tempos onde os combustíveis fósseis não param de subir e novos modelos eletrificados chegam às concessionárias, muitas pessoas veem nesses veículos uma forma de economizar. O problema é que um carro elétrico ou híbrido novo ainda é caro, logo, será que comprar um usado é uma boa ideia? 

cta blog venda seu carro

A compra de um seminovo ou usado “comum” já demanda muita pesquisa, agora comprar um carro híbrido ou carro elétrico usado, o cuidado tem que ser ainda maior, já que estes possuem algumas peculiaridades.

Além do estado de conservação e histórico de manutenção do carro, é preciso ficar atento a vários aspectos específicos, como a garantia que é diferenciada. 

Comprar carro híbrido ou carro elétrico usado: e a bateria? 

Assim como o motor é o principal item de um carro a combustão, no veículo elétrico o principal componente é a bateria. Na média, as montadoras oferecem oito anos ou 160 mil km de garantia para a peça.

novo bmw ix3 - visão do motor e posição das baterias - Comprar carro híbrido ou carro elétrico usado

Isso não significa que após esse período ela irá parar de funcionar, porém, as fabricantes não asseguram que ela trabalhe em sua plenitude em termos de carga e autonomia.

Por isso, antes de comprar carro híbrido ou carro elétrico usado fique de olho na quilometragem. Solicite uma cópia do contrato de garantia do automóvel e pesquise – na rede de concessionárias da marca do carro desejado – sobre o quanto ainda resta de cobertura para a bateria. 

Como um adicional, é importante saber se existem políticas de reposição de peças no pós-venda e se a cobertura de fábrica pode ser transferida para um novo dono, que no caso é você!

A bateria, assim como qualquer tipo de peça, ao tempo que é usada, vai perdendo suas capacidades. Por isso, solicite ao dono do carro elétrico que deseja comprar o ‘review’ da última revisão feita, seja em uma oficina da concessionária ou numa oficina independente. Nesse documento constará o diagnóstico sobre o estado da peça. 

Caso o dono não tenha esse laudo, você pode fazer um teste mais simples para diagnosticar a bateria. Combine com a loja ou o dono do carro de ver o veículo logo após uma carga completa. Ligue o motor e confira no painel de instrumentos ou na multimídia do veículo qual a autonomia informada, depois compare com o alcance declarado pelo fabricante.

Comprar carro híbrido ou carro elétrico usado: qual foi o uso do carro?

Você está comprando um carro elétrico ou híbrido procurando economia? Então é bom saber o quanto você irá rodar com ele. Por exemplo, se você percorre 60 km por dia, um EV com alcance de 300 km só vai precisar ir para a tomada – dentro de uma boa margem de segurança – a cada quatro dias. Ou seja, realmente será uma boa escolha no quesito economia. 

bmw i3 tem boa autonomia posto de recarga de carro eletrico em posto de gasolina

Acessórios diferenciados

Quando falamos de carros elétricos ou híbridos, os principais acessórios a se ver na hora da compra não são spoilers ou algo do tipo. O principal e mais importante acessório que deve vir no carro eletrificado é o cabo de carregamento – ou com carregadores portáteis.

carregador de carro eletrico - Comprar carro híbrido ou carro elétrico usado

Esses acessórios fundamentais não são baratos, custando de R$ 2 mil a R$ 4 mil, conforme a marca e modelo. Por isso, na hora de negociar a compra do carro faça questão que esses acessórios estejam inclusos na negociação. 

Pense na rede elétrica da sua casa

Saindo um pouco do carro em si, vamos falar agora sobre onde o carro elétrico ficará. Se o local onde o veículo será carregado é sua casa, saiba se o imóvel está preparado, seja casa, garagem do edifício ou prédio comercial. 

tomada-carros-elétricos - Comprar carro híbrido ou carro elétrico usado

No mercado existem empresas especializadas para realizar essa verificação e, se necessário, adaptar a rede elétrica do local. Leve em conta instalar um wallbox, carregador doméstico que é mais rápido que uma tomada comum – dá uma carga completa entre 7h e 10h.

Se você mora em um prédio, antes de comprar o modelo eletrificado, consulte a administração do edifício para saber sobre a possibilidade de preparar a vaga na garagem para a instalação do carregador. É possível colocar um relógio separado só para o seu carro.

Revisões

Como o veículo que você procura é um seminovo ou usado, as revisões são importantíssimas na hora da compra. Verifique se o proprietário fez todas as revisões dentro dos prazos corretos nas concessionárias, pois por ser um carro elétrico ou híbrido, esse cuidado deve ser redobrado.

Manutenção

Com o mercado ainda em expansão, a manutenção preventiva de veículos elétricos ou híbridos deve ser realizada em oficinas especializadas. Ainda são poucos os profissionais qualificados para mexer em EVs e híbridos. Mesmo passada a garantia, você ainda ficará refém dos serviços – e preços – da concessionária autorizada provavelmente, então releve esses valores na hora de escolher por esse tipo de carro.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *