Lavagem a seco de carros: quais são as vantagens desse tipo de limpeza?
Homem passando pano seco em veículos

Lavagem a seco de carros: quais são as vantagens desse tipo de limpeza?

Todos os motoristas já conhecem a tradicional limpeza feita com água, realizada em lava-jatos ou mesmo nas suas próprias residências. No entanto, existe também a lavagem a seco. Você já a conhece?

Para muitos, essa lavagem pode parecer uma ideia sem sentido, mas não é! O método é bem eficiente e oferece diversos benefícios, mantendo o automóvel sempre limpo e bem conservado. Ficou interessado? Então, leia o restante do nosso texto e saiba mais sobre a lavagem automotiva a seco!

cta blog venda seu carro

O que é lavagem a seco?

A lavagem a seco é um método de limpeza que gasta pouquíssima água, além de ser mais eficiente e prática, mais em conta para o bolso dos proprietários — além disso, não podemos esquecer, é muito mais benéfica à economia de água das cidades e aos esgotos.

Essa lavagem automotiva surgiu da necessidade de se economizar água em tempos de racionamento. Assim, em vez de usar jatos de água sobre o carro, ela é feita com toalhas específicas (de microfibras) e um produto próprio para esse tipo de limpeza, de modo que o atrito com a lataria diminua e não arranhe o veículo. 

Os motoristas ainda têm muitas inseguranças na hora de saber como se deve recorrer a ela na hora da limpeza. Porém, como veremos a seguir, ela é sim bem vantajosa!

Como funciona a lavagem a seco de carros?

Basicamente, o produto para a lavagem deve ser espalhado sobre a lataria do carro para limpá-lo e dar brilho. O profissional responsável, após espalhar esse líquido, vai eliminando a sujeira com um pano.

O ideal é que o lavador use duas ou três toalhas para isso, evitando que a pintura seja danificada à medida que a toalha vai se gastando.

Olhando assim, parece que todo o processo é simples, não? Mas é preciso ter atenção em alguns pontos, especialmente no que diz respeito aos produtos e materiais que serão usados. Por isso, selecionamos a seguir as observações mais importantes sobre a lavagem a seco. Acompanhe!

Materiais e produtos utilizados

  • produtos lubrificantes próprios para lavagem a seco,
  • panos secos e limpos de microfibra — é importante que estejam muito limpos, pois qualquer sujeira pode riscar o carro. Para a limpeza, três já são suficientes;
  • pincel para limpeza a seco de frisos e rodas, entre outras áreas;
  • borrifador para espalhar o produto de limpeza nos locais onde há sujeira;

Valor médio e tempo de duração da lavagem a seco

O valor da lavagem a seco vai variar de acordo com a região, os preços dos produtos e até de quantos profissionais trabalharem nessa limpeza. Mas, normalmente, a média fica entre R$35,00 e R$45,00. Já a duração pode ir de 40 minutos até 1 hora e meia, também dependendo de quantas pessoas vão fazer o serviço.

Cuidados essenciais na lavagem a seco

Pouco se fala nisso, mas uma das coisas mais importantes na lavagem a seco é o movimento que a pessoa está fazendo com as mãos. Você deve ter em mente que o importante é não colocar muita força — até porque não é preciso, uma vez que a sujeira sai facilmente com movimentos leves — para preservar a pintura.

Dica: caso o carro esteja extremamente sujo, lave-o do modo convencional e, depois, mantenha-o limpo com a lavagem a seco.

Limpeza profissional

De fato, qualquer pessoa pode fazer uma lavagem a seco. Porém, pode acontecer de o dono do carro não ter muita habilidade nisso. Nessa hora, vale a pena buscar orientação de alguma concessionária, mecânica, profissional ou até com um amigo que já sabe fazer o procedimento.

Também vale lembrar que, mesmo sendo simples, essa limpeza é feita com produtos específicos e, quando os passos não são seguidos corretamente, o carro pode ser danificado. Por exemplo: os produtos precisam ser diluídos exatamente da maneira como indicado pelo fabricante, ou os resultados não serão os esperados.

O borrifador usado também tem que ser de qualidade, e isso é algo que deixa a lavagem a seco um pouco a desejar para os iniciantes.

Afinal, há muitas opções de produtos no mercado, e dentre elas existe uma grande quantidade que conta com algum componente agressivo (que pode afetar as mãos) ou que não deixa um bom acabamento.

Quais são as principais vantagens de escolher a lavagem a seco?

De modo geral, tudo o que uma limpeza com água faz, uma lavagem a seco também faz. Além disso, ainda há certas vantagens. Vamos vê-las?

Pode ser feita na parte interna do veículo

É possível aplicar esse tipo de lavagem não apenas na lataria do veículo, mas em seu interior também. Melhor ainda: sabemos que essa limpeza interna geralmente é complicada, mas com a lavagem a seco ela fica bem mais fácil!

Na verdade, esse método de limpeza é mais recomendável e seguro. Isso porque, ao utilizar o produto apropriado, dispensando o uso da água, não se corre o risco de prejudicar a densidade da espuma no estofamento do carro, por exemplo, nem de causar danos (oxidação, principalmente) à armação dos bancos.

Traz grande economia de água

A lavagem a seco de carros também recebe o nome de “Lavagem Ecológica”, justamente por ser uma solução sustentável que, realmente, ajuda a economizar água. Em média, ela proporciona uma economia de 320 litros por lavagem!

No caso de um carro de porte médio, gasta-se em torno de 450 litros em uma lavagem, enquanto a limpeza a seco permite 45 descargas com esse volume de água (10 litros por descarga).

Por fim, um carro de porte grande gasta cerca de 600 litros de água em uma limpeza. A lavagem ecológica permite, com esse volume, 50 minutos de banho (por exemplo, 5 banhos de 10 minutos, considerando que em cada um sejam consumidos 120 litros de água). Sem dúvida, é muita economia!

Oferece mais rapidez

A lavagem a seco de carros ainda oferece mais agilidade de operação, porque pode ser dividida em três etapas, conforme o total de panos usados. Já na lavagem comum, a água é usada na limpeza, no enxágue e na secagem, o que costuma demorar mais tempo.

Proporciona maior proteção da lataria

A lavagem a seco utiliza produtos desenvolvidos à base de óleos vegetais que criam uma camada protetora contra a poluição do trânsito. Nesse sentido, a pintura pode ser preservada por muito mais tempo do que com as lavagens tradicionais, que não oferecem nenhum produto de proteção.

Na lavagem a seco de carros feita por profissionais, a inspeção é detalhada na pintura, justamente para oferecer um melhor acabamento e eliminar qualquer mancha que tenha permanecido depois do processo.

Porém quando mal-feita costuma deixar manchas na lataria, além de fiapos de pano, quando não são usados os produtos mais adequados para esse fim.

Ajuda a prevenir o mofo

Outra grande vantagem da lavagem a seco é que, ao dispensar o uso de grande quantidade de água, é possível evitar o aparecimento de mofo.

A umidade gerada pelo uso da água nos estofados, em médio ou longo prazo, ou quando a secagem não é feita da forma devida, ajuda a geração dos fungos que promovem o problema. Os produtos da lavagem sem água, por outro lado, contém agentes protetores que diminuem a probabilidade de aparecimento de mofo.

Tem excelente custo-benefício e possibilidades de aproveitamento

Vale dizer aqui que é possível fazer a limpeza em qualquer local, já que ela não depende da água. De preferência, porém, é bom escolher um local sob a sombra.

Muitas pessoas acreditam que a lavagem a seco é mais cara, mas quando analisam os custos com água e esgoto, chega-se à conclusão de que a tradicional é bem mais dispendiosa. E isso só tende a melhorar, já que cada vez mais pessoas e profissionais estão descobrindo como fazer produto para lavagem a seco de carros, o que aumenta a oferta desse serviço.

Ela ainda pode ser aplicada em superfícies diversas (cromadas ou repintadas) e em outros meios de transporte, como motos, caminhões, ônibus, barcos e aviões. Inclusive, a lavagem a seco de motor é uma ótima opção!

Então, agora que você já entendeu como a lavagem a seco de carros funciona, o que está esperando para começar a aproveitar esse método?

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

2 Comments

  1. Hien Roop Embalagens

    Olá, esse é um ótimo blog e sempre aproveito as informações postadas aqui. Muito obrigado.

  2. Cristiano

    E os panos da limpeza com toda a sujeira, produtos da limpeza e outras impurezas, não serão lavados?
    Não será necessário um desengraxante para limpar esses panos? Água, energia elétrica etc?
    Qual a proporção de economia de água ao comparar com uma lavagem normal?
    Um carro com barro na lataria e caixas de roda consegue ser limpo a seco? E se sim quantos panos serão utilizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *