Macaco do carro: o passo a passo de como usar
macaco do carro

Macaco do carro: o passo a passo de como usar

Está precisando trocar o pneus, mas não sabe como usar o macaco do carro? Confira o procedimento correto aqui

Não importa há quanto tempo você dirija sem ter passado por uma situação de emergência. Uma hora o pneu vai furar e você estará em um local ermo e sem sinal de celular para pedir socorro. Nesta situação, a única alternativa será fazer a troca. E você precisa estar pronto para isso.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Embora possa parecer uma operação complexa, o uso do macaco do carro é simples. O manual do proprietário oferece informações importante para essa hora de aperto. Mas, em linhas gerais, o procedimento é muito parecido na maioria dos carros.

Onde fica o macaco do carro?

Geralmente, o macaco fica próximo do estepe do carro (lembre-se de calibrá-lo periodicamente), seja armazenamento no mesmo compartimento ou, nos casos em que a roda fica do lado de fora, sob o veículo, em uma caixa específica.

Mas há casos em que o macaco fica bem distante da roda sobressalente. É o caso dos Toyota Yaris e Etios, que trazem o equipamento sob o banco do motorista.

Como usar o macaco

macaco do carro 1

Vale destacar que é importante sinalizar corretamente que o seu carro encontra-se parado. Além de ligar o pisca alerta, posicione o triângulo de sinalização a pelo menos 30 passos largos do seu automóvel. Caso haja uma curva no meio da sua contagem de passos, caminhe até o final dela e reinicie os passos

Antes de começar a usar o macaco, lembre-se de afrouxar os parafusos das rodas. Feito isso, basta identificar os pontos de suporte, que geralmente são indicados por setas ou rebaixos na própria lataria.

É importante prestar atenção, pois o posicionamento incorreto pode provocar danos na carroceria. Com o macaco posicionado, levante o carro até que a roda esteja levemente distante do solo. O suficiente para que ela seja removida.

Por uma questão de segurança, não entre embaixo do carro apoiado com o macaco e coloque o pneu furado sob a lataria. Lembre-se ainda de colocar um calço (pode ser uma pedra ou um pedaço de madeira) para calçar a roda diagonalmente oposta à danificada. Ou seja: se furou o pneu traseiro esquerdo, coloque o calço na roda dianteira direita.

Após colocar o estepe no local, lembre-se de dar um aperto inicial nos parafusos antes de baixar o macaco. Só com o carro no chão dê o torque final nas porcas de fixação da roda.

Restrições de velocidade

estepe temporario

A maioria dos carros atuais trazem estepe temporário (aquele com pneu bem fino, como o da foto acima) ou de tamanho diferente das rodas normais do automóvel.

Por esse motivo, os fabricantes recomendam rodar com o automóvel a uma velocidade de até 80 km/h e parar assim que possível para fazer o reparo no pneu furado e recolocá-lo para rodar.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *