Medo de dirigir? Saiba como superar
medo de dirigir homem com as mãos na cabeça assustado dentro de um carro

Medo de dirigir? Saiba como superar

Você tem medo de dirigir? Saiba o que especialistas dizem sobre o assunto e o que você pode fazer para vencê-lo e curtir a liberdade de ter um carro à sua disposição.

O medo de dirigir não é tão incomum como muita gente acha, inclusive, essa ansiedade ao pegar no volante atinge dois milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). 

cta blog venda seu carro

Infelizmente, é normal achar que quem normalmente tem medo de dirigir é do sexo feminino ou motoristas jovens e inexperientes, porém, ainda segundo estudo da Abramet, 80% dos cidadãos com medo de dirigir já têm a CNH e são tanto homens quanto mulheres de variadas idades.

medo de dirigir mulher assustada dirigindo

Esse medo de dirigir é chamado de amaxofobia e faz com que a pessoa se sinta incapaz, suar, ter sua frequência cardíaca aumentada e pensar em situações catastróficas.

Isso pode acontecer tanto ao entrar em um carro quanto só no simples fato de pensar em dirigir e, por enquanto, não há tecnologia automotiva que mude essa situação.

De onde vem esse medo de dirigir?

medo de dirigir assustado dentro de um carro

A amaxofobia surge como qualquer outro medo, baseado em experiências positivas ou negativas que temos em nossas vidas. Esse processo se chama aprendizado.

Sentir medo é algo natural, sendo um processo que você treinou para que acontecesse, assim como andar de bicicleta, escovar os dentes ou cozinhar. Essa sensação desagradável quanto ao uso do volante surge em função da associação que você faz com a direção.

Por exemplo, se você é uma pessoa que sempre dirigiu e em determinada situação você estava em um carro com familiares, caiu no sono e sofreu um acidente, colocando todos em risco, essa experiência gera um medo relacionado ao fato de dirigir por conta de um trauma. 

Entrar em um carro faz com que você se lembre do ocorrido, gerando ao seu cérebro a amaxofobia e insegurança. Dessa forma, provavelmente você sempre ficará paralisado de medo sempre que tentar dirigir.

Como melhorar o medo de dirigir?

medo de dirigir mulher com as mãos no rosto dentro de um carro

O medo é um estado psíquico que aparece quando pensamos em situações desastrosas que podem acontecer em um futuro breve. Quanto mais pensamos naquele momento, maior o medo se torna e mais difícil fica para começar a fazer o que queríamos.

Por isso, o ideal é abstrair e começar a ação, como dirigir, sem pensar muito no fato. Pegue seu carro e dê uma volta pelo quarteirão, se concentrando apenas em seguir as orientações de trânsito. Comece aos poucos, pois o importante é começar.

O medo também pode acontecer porque você se sente pressionado e cobrado por outras pessoas. Por isso, na hora de dirigir, escolha uma pessoa que evite te criticar ou que fique te apontando erros banais. 

Dê preferência para as companhias que lhe elogiam e são cautelosas com as palavras, aqueles que chamam a atenção para seus acertos e dão dicas objetivas sem ofender sua direção quando você fizer algo errado. 

Perder o medo de dirigir será um grande desafio e demandará esforço da sua parte, por isso, tenha um cronograma de aprendizado. Faça um calendário de atividades, delimitando exatamente o que será feito em cada dia que pegar no volante. 

Porém, se atente para não ficar muito inflexível consigo mesmo, pois o aprendizado acontece aos poucos e cada pessoa tem seu tempo. Se você sentir que está se esforçando demais ou que o medo ainda não permite fazer certas coisas, tente focar em objetivos menores.

Agora, a principal dica é: acredite em si! Ao abrir a porta do carro tenha certeza que você é capaz de dirigir, independente das suas experiências passadas ou do que os outros vão te dizer. Você, assim como qualquer outra pessoa, possui os requisitos para ser um bom motorista.

E o que separa você de um bom motorista é simplesmente a quantidade de treino. Ninguém nasce sendo excelente frente ao volante, todas as pessoas têm medos e inseguranças, mas elas superam isso para fazerem suas atividades diárias.

Precisa de ajuda profissional?

Saia do tabu a respeito de procurar ajuda profissional sobre seus medos e inseguranças. O medo de dirigir é algo aprendido e treinado, porém, quanto mais tempo a pessoa passa com esse estado psíquico, mais difícil fica de sair dele. 

Em casos mais graves, as dicas dadas nesse artigo podem não servir tão bem, já que a paralisia em função do medo será excessiva. Nessa situação, procure um psicólogo. 

Esse profissional irá te orientar e te ajudar com a psicoterapia no seu processo até que o medo de dirigir seja superado. Não se tornar refém do medo é um dos passos que o psicólogo vai te ajudar a dar. 

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *