Melhor sedan: qual é a melhor opção entre os compactos
melhor sedan chevrolet onix plus

Melhor sedan: qual é a melhor opção entre os compactos

Veja quais são as opções de modelos à venda no mercado brasileiro e descubra qual deles é o melhor sedan para suas necessidades

O segmento de sedãs pequenos ainda é um dos mais populares do país. Afinal de contas, eles representam uma alternativa mais acessível para quem não está com um orçamento tão folgado, mas precisa do espaço interno que os hatches compactos não conseguem entregar.

cta blog venda seu carro

Os primeiros modelos surgiram nos anos 70, mas foi na década de 80 que a categoria explodiu. Foi naquela época que nomes como Fiat Prêmio e Volkswagen Voyage ganharam as ruas aliando o custo mais baixo dos hatches com um porta-malas mais generoso para acomodar a bagagem de toda a família.

No fim dos anos 90, a concorrência se acirrou com as chegadas de Fiat Siena e Chevrolet Corsa Sedan, dois modelos derivados de projetos modernos – Palio e Corsa, respectivamente.

O segmento não teve mudanças tão drásticas até o fim dos anos 2000. A partir daí, a volta do Volkswagen Voyage voltou a esquentar o jogo, que ganhou novos participantes nos anos seguintes.

melhor sedan hyundai-hb20s

Nos últimos dois anos, a categoria se tornou o centro das atenções. A Hyundai trouxe a nova geração do HB20S, a Volkswagen lançou o Virtus para preencher a lacuna existente entre Voyage e Jetta e a Chevrolet apresentou o Onix Plus, nada mais do que a versão sedã do Onix – e sucessor espiritual do Prisma.

A última novidade veio da Nissan, que repaginou o Versa para torná-lo competitivo diante dos concorrentes. Com tantas opções disponíveis, fica até difícil escolher o melhor sedan para você. Mas calma que nós vamos te dar uma força.

Como é feita a divisão dos modelos?

De acordo com a classificação feita pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os sedãs de entrada são divididos em dois subsegmentos: sedãs pequenos e compactos.

A classificação um tanto confusa separa modelos com porte e proposta semelhantes em grupos distintos. É o que acontece com Fiat Cronos e Chevrolet Onix Plus, que derivam de dois hatches da mesma categoria – no caso, Argo e Onix, respectivamente. Enquanto o primeiro está nos sedãs pequenos, o segundo figura na categoria de sedãs compactos.

Para facilitar as coisas, vamos dividir os modelos de acordo com o número de emplacamentos no primeiro semestre deste ano. O ranking é formulado pela própria Fenabrave.

Briga acirrada pelo topo

Atualmente, a briga pela liderança do segmento de entrada dos sedãs forma um conflito de gerações.

No primeiro semestre deste ano, o líder foi o moderno Chevrolet Onix Plus. Lançado em 2019, ele traz uma série de tecnologias de ponta, como sistema de assistência de estacionamento e central multimídia com internet a bordo.

Na vice-liderança está o veteraníssimo Volkswagen Voyage. Apresentado em 2008, o carro já passou por três reestilizações desde sua estreia e ainda vende muito bem. Em 2020, o modelo da VW fechou o ano com 24.114 emplacamentos, sendo a maioria deles por conta de vendas diretas.

melhor sedan vw virtus

O terceiro lugar está sendo disputado carro a carro entre Volkswagen Virtus e Hyundai HB20S, com ligeira vantagem para o modelo da VW. Em comum, ambos trazem motorizações 1.6 16V e 1.0 turbo, sendo que o representante da marca coreana ainda é vendido com propulsor 1.0 aspirado.

Um pouco atrás vem o Fiat Cronos. Derivado do Argo, o modelo se destaca por ter o maior porta-malas da categoria. São 525 litros, pouco mais do que os 521 litros do Virtus.

A Toyota entra na briga com o Yaris Sedan, que ocupa o sexto lugar. Logo atrás surgem os veteranos Fiat Grand Siena e Renault Logan. Renovado no ano passado, o Nissan Versa ainda está longe da briga pelo topo, especialmente quando comparado com seus rivais diretos Virtus, HB20S e Cronos.

Curiosamente, a antiga geração do Nissan Versa, que traz o sobrenome V-Drive, vem logo em seguida no ranking de emplacamentos. O modelo é um dos carros mais procurados por motoristas de aplicativo, que enxergam nele uma opção mais acessível e com espaço interno de sobra.

Antes um dos carros mais populares da categoria, o Honda City já viveu dias melhores. Em 2020, o carro teve apenas 7.280 unidades emplacadas, e fica à frente apenas do Caoa Chery Arrizo 5.

Então qual é o melhor sedan?

melhor sedan chevrolet onix plus

É verdade que nem sempre o líder é o melhor. Mas, neste caso, estamos diante de uma exceção: o mais vendido é o melhor sedan.

O Chevrolet Onix Plus é um dos carros mais interessantes da categoria. Disponível nas motorizações 1.0 aspirado (de até 82 cv e 10,6 kgfm de torque máximo) e 1.0 turbo (116 cv e torque máximo de 16,8 kgfm com etanol), o carro é vendido nas versões AT Turbo, LT, LTZ, Premier Midnight e Premier Turbo.

Todas as versões saem de fábrica com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, ar-condicionado, direção elétrica e assistente de partida em rampas. E já que o melhor sedan precisa ter espaço, é bom lembrar que o porta-malas de 469 litros não é pequeno, mas também não está entre os maiores da categoria.

Segundo o Inmetro, o Onix Plus aspirado faz 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, com etanol. Se for abastecido com gasolina, os números são de 14,3 km/l e 17,7 km/l, respectivamente.

A motorização turbo tem médias de até 12 km/l no ciclo urbano e 15,7 km/l no perímetro rodoviário, sempre com gasolina no tanque.

Moderno, seguro e bem equipado, ele ainda tem um design sedutor e preços na média do segmento. Assim não fica difícil escolher: o Onix Plus é uma das compras mais interessantes de sua categoria.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *