Você tem dúvidas de como escolher um posto de gasolina na hora de abastecer? Confira essas dicas para fugir de problemas
Escolher um bom posto de gasolina pode fazer toda a diferença para a saúde do seu veículo e para o seu bolso. Além disso, sempre tem o risco de ser enganado e ter que passar pelos transtornos ao colocar gasolina adulterada.
Para te ajudar nessa busca, reunimos algumas dicas de como escolher um ótimo posto de gasolina para abastecer seu carro.
Atenção aos preços baixos
Obviamente, sempre procuramos maneiras de economizar na hora de abastecer. Ainda mais em tempos de combustíveis caros. Porém, é necessário ficar alerta, pois se o valor da gasolina/etanol está muito abaixo dos concorrentes, as chances do combustíveis serem adulterados é bem alta.
Lacres e selo do Inmetro
Ao chegar em um posto desconhecido, dê uma olhada e verifique se os reservatórios de combustível possuem os lacres eletrônicos. O controle de qualidade é obrigatório para todos os postos de combustíveis confiáveis. Além disso, veja se há a presença do selo do Inmetro nas bombas.
Origem do combustível
Caso questione a procedência do combustível, o posto é obrigado a informar com detalhes de onde vêm os seus produtos. Se o estabelecimento for uma distribuidora exclusiva (bandeira branca), a informação sobre quem forneceu o produto deve estar descrita nas bombas.
Escolha um posto de gasolina de rotina
Quando você escolher um local de confiança para abastecer, prefira sempre esse lugar para encher o tanque. Dessa forma, fica mais fácil identificar se há alguma irregularidade com o combustível.
Posto de gasolina sem bandeira
A bandeira do posto tem muita relevância quanto à segurança do combustível. Já que existe um controle de qualidade feito pelo fornecedor da “marca”.
Postos com infraestrutura, sinalização, higiene e outros serviços costumam oferecer mais confiabilidade também. Então não deixe de considerar esse aspecto.
Realize testes
Óleo diesel: O teste pode ser realizado na hora pelo frentista. A prova mede a densidade do combustível, que deve ter massa específica de até 880 kg/m3 ou ser inferior a 820 kg/m3.
Gasolina: Nesse caso, o teste será o da proveta. Feito na hora também, a análise mostra qual é o percentual de etanol contido na gasolina. Para o tipo comum e a aditivada, o máximo de etanol permitido é de 27%. Para a gasolina premium, o limite é 25%.
Etanol: O teste coloca a prova o teor alcoólico do combustível. Quando o exame for feito, repare no visor da bomba. Se a cor estiver alaranjada, o álcool não está livre de impurezas e pode ter sido adulterado. O aspecto do etanol precisa ser límpido.
Teste de vazão: Nessa avaliação é verificada a quantidade de combustível que você pagou. A análise deve ser feita na própria bomba, na sua frente, mostrando se, de fato, você pagou exatamente por os litros que estão no tanque do seu carro.
Custo x benefício de posto de gasolina
Depois de seguir as dicas e atestar que os postos escolhidos garantem a qualidade do combustível que está sendo colocado em seu carro, enfim é a hora de comparar os preços.
Leve em conta que, no fim das contas, o melhor posto, além de ser aquele que segue todos os padrões obrigatórios por lei, é o que irá lhe proporcionar facilidades para a sua rotina e o mais importante: economia. Considere também a distância dos postos em questão em comparação a sua casa.
Consequência do combustível adulterado
As consequências de abastecer com combustível batizado podem causar uma grande dor de cabeça. E mesmo com a manutenção preventiva em dia, alguns problemas podem acontecer, como, por exemplo, falhas no funcionamento do motor, como dificuldade para ligar o automóvel e perda de potência.
O combustível de má qualidade também causa, em um curto período, aumento na emissão de fumaça, maior consumo de combustível, ruídos e instabilidade do motor em marchas lentas.
Em longo prazo, outros agravantes podem acontecer, como travamento de válvulas, acúmulo de resíduos no motor, podendo até mesmo o fazer fundir; além de graves danos e corrosão da bomba de combustível.
O combustível adulterado ainda pode prejudicar todo o sistema de injeção, gerar desgaste precoce dos itens compostos de borracha e entupimento da bomba de combustível, fazendo o veículo parar de funcionar.