Nova resolução do Contran passa a permitir que agentes de trânsito possam registrar infrações por meio de videomonitoramento
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou recentemente a resolução 909/2022, que passa a permitir a emissão de multas de trânsito por meio de videomonitoramento.
Por meio dela, agentes de trânsito trabalhando de maneira remota poderão autuar motoristas flagrados cometendo infrações de trânsito em rodovias e vias urbanas por câmeras de monitoramento.
De acordo com o Contran, essa fiscalização poderá ser realizada apenas em vias que estejam devidamente sinalizadas. A forma como foi constatada o descumprimento das normas de trânsito deverá constar no campo “observação” do auto de infração.
Entre 2013 e 2015, o Contran já havia divulgado resoluções que previam a autuação de motoristas por meio de videomonitoramento. Mas a nova resolução publicada consolida as normas anteriores e coloca em prática a punição remota.
Como consultar os pontos na CNH?
Aqueles que tem o Carteira Digital de Trânsito no smartphone podem fazer a consulta pelo próprio aplicativo. Basta selecionar o ícone “Infrações” e depois selecionar a opção “Por Infrator”.
A consulta pode ser feita também diretamente junto ao Detran do seu estado. No caso de São Paulo, esse levantamento de pontos pode ser feito pelo site do departamento de trânsito. Confira os passos a seguir
- Acesse o site do Detran de São Paulo (www.detran.sp.gov.br);
- Clique no link “consulta de pontos da CNH”;
- Digite o número do seu CPF e a senha, caso já tenha usuário;
- Se não tiver usuário, terá de fazer um cadastro novo. Para isso, tenha em mãos o número do seu RG, CPF e da sua CNH;
- Feito o cadastro, você receberá, via e-mail, uma mensagem informando uma senha para o primeiro acesso;
- Ao acessar, irá abrir uma tela para alteração de senha. Escolha uma de 6 a 32 caracteres de modo que você consiga memorizá-la;
- Clique novamente no link “consulta de pontos da CNH”;
- Faça o seu login;
- Clique no link “faça pela internet” que aparecerá na nova página;
- Escolha o seu modelo de CNH (atual ou antiga), guiando-se pela foto que aparecerá na tela;
- Digite o número da sua CNH e o código verificador nos campos específicos para ambos;
- Está concluída a consulta. Agora é só conferir o resultado que aparecerá na tela.