Vale a pena fazer o simulado do Detran?
simulado do detran

Vale a pena fazer o simulado do Detran?

Está com medo de reprovar na prova teórica de obtenção da CNH? Confira como o simulado do Detran pode te ajudar

Se você iniciou o seu processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), saiba que uma das etapas fundamentais para prosseguir com o seu objetivo é a aprovação em uma prova teórica.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

A parte boa é que os próprios órgãos de trânsito permitem ao candidato a motorista fazer um treinamento antes da prova oficial. Esse simulado do Detran serve para testar os seus conhecimentos e entender quais pontos deve focar no seu programa de estudo.

Disponível na web e por aplicativo para celulares, o simulado tem um limite de tempo para que o candidato responda às perguntas e, inclusive, algumas questões do simulado podem cair na sua prova oficial. Além do site do Detran local, alguns simulados também são aplicados pelos Centros de Formação do Condutor.

As aulas e o teste teórico te ajudarão a identificar, por exemplo, o que é ou não uma infração, além de ser um período onde você receberá orientações importantes, como, por exemplo, a maneira correta de agir em casos de acidentes com vítima.

Prova teórica do Detran

Após realizar as 45 horas/aula (categorias A e B) do Curso Teórico, o condutor é submetido a prova teórica do Detran, de que engloba os temas de: Legislação de trânsito; Direção Defensiva; Algumas noções básicas de primeiros socorros; Convívio Social; Respeito ao meio ambiente; e por último características e funcionamento do veículo. 

A prova tem 30 questões de múltipla escolha e, dessas 30 questões, o candidato deverá acertar, no mínimo, 21 questões para ter a sua aprovação. O tempo de prova geralmente é de 40 minutos. No entanto, em alguns estados brasileiros, o tempo de prova fecha em uma hora.

Essa avaliação é ser feita de forma presencial, individual e sem consultas. Em caso de reprovação, você pode realizar novamente a prova, depois de passados pelo menos 15 dias da avaliação anterior. Tanto a primeira prova quanto as demais são pagas, com valor variando de estado para estado. 

Etapas da obtenção da CNH

Para ser habilitado é necessário passar por algumas etapas, que vão desde o pagamento de taxas até a aprovação no exame prático, também chamado de prova de rua.

De acordo com o artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem desejar ser um condutor habilitado deve passar por todas as etapas do processo de formação de condutores. E basicamente o processo é:

  • Apresentar seus documentos em um Centro de Formação de Condutores (CFC) habilitado para iniciar os trabalhos;
  • Realizar o pagamento das taxas iniciais;
  • Passar por testes de aptidão física (exames médicos) e mental (psicotécnico) e ser aprovado em ambos;
  • Frequência obrigatória no curso teórico que, atualmente, tem um total de 45 horas/aula;
  • Ser aprovado/a na prova teórica do Detran, acertando 21 de 30 questões de múltipla-escolha em tempo hábil (40 minutos);
  • Cumprir frequência obrigatória no curso prático de direção que, hoje, tem um total de 20 horas/aula;
  • Ser aprovado/a no exame prático, também chamado de “prova de rua”;
  • Realizar o pagamento das taxas finais.

Depois de tudo isso, o condutor receberá a PPD (Permissão Para Dirigir). A CNH definitiva só chega às mãos do cidadão após um ano. Nesse período de 12 meses o motorista não pode cometer nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ter sido recorrente em infrações médias ou leves.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *