Venda de carros usados: conheça as diferentes formas de vender um carro

03/05/2018

Na hora de considerar a compra de um automóvel novo ou mesmo de ganhar um dinheiro extra, vender o antigo veículo é a primeira opção de muitas pessoas. Contudo, a venda de carros usados gera muita insegurança. Afinal, o carro, mesmo que usado, é um bem de alto valor, e ninguém quer que algo dê errado em todo o processo. Para completar, ainda surge a dúvida: qual é a melhor maneira de realizar a venda? Onde vender carros usados?

Bem, não há muito segredo para isso. O ideal, de fato, é começar devagar, ao avaliar bem o mercado e as condições oferecidas por ele no momento. Esse é um fator fundamental para definir sua proposta. Em seguida, é preciso conhecer as diversas possibilidades para vender com segurança e cuidado. Com o avanço da tecnologia, é mais fácil e rápido agilizar a questão e conseguir excelentes negociações com o uso de ferramentas específicas, assim tanto encontrar carros usados à venda como fazer a venda de um carro usado tem se tornado uma tarefa muito mais tranquila.

Portanto, se esse é seu objetivo, conheça agora as diferentes formas de vender um carro usado. Separamos as melhores dicas no processo de venda de carros usados. Com certeza você encontrará aquela que é a melhor para você!

Venda para a concessionária

Essa é, sem dúvidas, uma das maneiras mais rápidas de vender um carro usado, já que não é preciso encontrar um comprador direto. A concessionária, por ser uma empresa, possui mais dinheiro disponível para realizar investimento. Desse modo, ela consegue adquirir um veículo sempre que quiser, ainda que ele permaneça por algum tempo na lista de carros para venda usados e parado no pátio sem um interessado imediato.

Para completar, a concessionária garante o pagamento integral da compra, sempre dentro do prazo estabelecido. Então, se você deseja realizar um procedimento bastante seguro, pode apostar nessa alternativa. A desvantagem, porém, é que provavelmente você conseguirá vender o veículo por um preço bem menor do que o esperado. Então, se você depende mesmo da quantia, pondere esse ponto com consciência.

Venda por meio de anúncios na internet

A venda de carros novos e usados na internet depende bastante do alcance de seu anúncio. Se ele for extenso, mais negociações poderão aparecer, já que mais pessoas ficarão sabendo a respeito da venda. Além disso, se estiver difícil atingir o público de sua cidade, você pode expandir a divulgação para outras localidades próximas em sua região. Existem sites especializados e outras opções gratuitas para essa ação, inclusive em redes sociais, como o Facebook.

O problema, nesse caso, é que não há garantia alguma a respeito da integridade das transações. Não há como conhecer a reputação e a procedência do comprador on-line e é preciso estar muito atento a possibilidades de calote.

Sendo assim, procure meios de tornar a venda mais confiável, como recursos de pagamento digital ou sites de carros que ofereçam acesso supervisionado. Não se esqueça de tentar verificar se o perfil do comprador é mesmo real e averiguar seus dados pessoais na própria rede. Há muitas pessoas que possuem carros usados para venda e não são completamente honestas no processo.

Qual o melhor site para vender carros usados?

Sem dúvidas, as plataformas de vendas se destacam como uma das formas mais seguras e eficientes para vender um carro usado e as pessoas estão, em função da vida movimentada, procurando realizar seu negócio por meio de algum site de venda de carros. Aqui na Instacarro o processo é muito simples: primeiro, o vendedor realiza um agendamento on-line para uma inspeção em um local próximo a ele. Em cerca de meia hora, todas as informações necessárias já foram recolhidas e enviadas diretamente para a plataforma. A partir desse momento, começa o leilão do carro, que envolve ofertas oferecidas por lojistas de veículos.

A ação também dura, aproximadamente, meia hora. Depois desse período, o leilão fecha e é definido qual foi o maior valor oferecido até então. O proprietário do carro é chamado para ser informado do valor final, e os responsáveis pela plataforma fornecem a devida orientação sobre a efetivação da venda. Se o combinado for aceito, a empresa se responsabiliza pela transferência de documentação e o preço é pago de forma imediata. Provavelmente, uma das maneiras mais simples e eficazes de como vender seu carro usado. Somos um site de venda de carros usados com um serviço exclusivo no mercado!

Venda para comprador direto em feirão

Em uma data preestabelecida, vendedores e compradores se reúnem em um mesmo espaço, denominado feirão. Lá, cada um leva seu veículo e ficam vários carros usados à venda, onde fazem suas ofertas e propostas, para que o negócio ideal seja finalmente fechado. Essa é uma forma de conseguir um bom valor pelo veículo, pois há mais chances de conversas e negociações.

Nessas ocasiões, sempre há a presença de alguns facilitadores no local. Empresas de financiamento e consórcios ficam a postos para ajudar em todos os processos e auxiliar o vendedor e comprador a chegarem a um consenso. O principal objetivo do feirão é fazer com que todo mundo saia de lá com a compra ou com a venda realizada e por isso é uma oportunidade repleta de condições vantajosas para realizar a compra e venda de carros usados.

Porém, há alguns detalhes que devem ser considerados nesse formato. A infraestrutura para esse tipo de evento é própria e normalmente baixa. Os carros são expostos debaixo do sol ou chuva, pois sequer existem locais com sombra para favorecer os veículos, seus vendedores e visitantes.

Além da impossibilidade de realizar um test drive, você precisaria levar um mecânico de confiança com você para avaliar o estado do veículo. Outro ponto é que nesses espaços é difícil saber o histórico do carro.

Ele pode alegar que teve dificuldades em continuar pagando as parcelas, e aí tudo parece bem. Mas e se, na verdade, se trata de um carro recuperado de uma perda total? E se for um carro roubado? Adquirir um veículo sem saber a procedência exata pode ser um grande risco. É imprescindível verificar toda a documentação do veículo antes, assim como o número do chassi e a ocasional existência de multas. Portanto, todo cuidado é pouco!

Venda de carros usados por anúncios em impressos

Ainda que um pouco antiquada, deixar carros à venda em anúncios de jornais e revistas locais pode render uma boa negociação. Muitos não pensam que este é, também, uma boa opção se você procura um jeito de como vender carros usados. A vantagem desse método são as chances de encontrar um comprador rapidamente, devido à visibilidade oferecida pelo meio. Esse tipo de anúncio costuma ser visto com bastante credibilidade, pois quem quer vender está se colocando à disposição para encontros e conversas.

Porém, assim como a divulgação pela internet, é difícil encontrar um comprador já conhecido e é preciso ficar esperto com os trâmites de venda. Como desvantagem, ainda deve considerar que essa ação é paga e que ela não tem um grande alcance, já que somente pessoas que têm acesso à publicação conseguirão ler a propaganda por ali.

É importante destacar, também, que na venda de carros usados vender carros em plataformas digitais pode otimizar muito o seu negócio, pois esse formato é capaz de acelerar a realização de negócios, aproximar compradores e vendedores, simplificar a burocracia, entre outras atividades que geram maior comodidade para as partes envolvidas nesse tipo de transação.

Ao fazer um negócio com a Instacarro, você conta com grande transparência no processo de inspeção veicular e venda. Além disso, nossas ações são ágeis e há maior facilidade de comercialização do carro usado, com eficiência e segurança durante todo o processo.

Em outras palavras, para as pessoas físicas que querem vender um carro usado, nós auxiliamos a comercializarem os automóveis o mais rápido possível dentro de sua área de atuação.

Providências para vender um carro usado com segurança

Após decidir seu método de venda, é fundamental preparar bem o seu veículo para venda. Em casos de avarias, batidas e pequenos estragos externos e internos, é essencial investir em um reparo. Do contrário, o carro ficará bastante desvalorizado e a venda será ainda mais complicada. Também é importante ser honesto e nunca esconder qualquer defeito. Essa questão pode implicar processos judiciais e causar prejuízos graves a quem compra.

Se não for possível solucionar esses problemas, seja honesto. Informe, inclusive em contrato, qual é o estado real do automóvel para garantir que o comprador esteja ciente dos detalhes e de tudo o que está levando para casa. Tenha um mecânico de confiança a seu lado para fazer a avaliação correta e informar devidamente o que está errado. Por fim, com todas essas providências, o carro com certeza estará pronto para uma venda rentável e segura.

Gostou de se informar a respeito das diferentes formas de vender um carro usado? Então, continue acessando outros conteúdos interessantes como este, assine nossa newsletter agora mesmo!

descubra como o modelo da instacarro funcionaPowered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *