Vistoria de carro: entenda como evitar a empurroterapia

14/02/2019 vistoria de carro

Quem pensa em comercializar um veículo já deve ter ouvido sobre a importância da vistoria. Essa é uma forma de saber quais são as reais condições do modelo e assim evitar surpresas depois que a compra é concretizada. Além disso, é uma ótima maneira de evitar a empurroterapia, que é quando o comprador acaba “herdando” alguns problemas no carro.

Entenda um pouco melhor sobre a importância da vistoria de carro e como ela pode ajudar você e a se livrar de muita dor de cabeça. Continue a leitura!

O que é uma vistoria de carro, afinal?

A vistoria veicular é um procedimento realizado para verificar a conservação e a manutenção do carro. Para isso, uma análise criteriosa é feita para impedir que os veículos sem condições de uso ou fora das especificações dos fabricantes sejam comercializados.

Em geral, ela é feita na esfera estadual e envolve a presença de um profissional experiente, responsável por avaliar os itens mais importantes para o funcionamento do modelo em questão. Além disso, ele também checa os documentos, histórico do veículo e outros detalhes.

Qual a importância de realizá-la?

A vistoria é muito importante para observar a integridade física do carro, de modo que a avaliação reproduz o automóvel do jeito que ele é.

Além de evitar a legalização de veículos que não funcionam adequadamente ou que estão fora da determinação dos fabricantes, é uma forma de passar mais credibilidade e segurança para os possíveis compradores, já que eles terão a garantia das boas condições de uso do modelo em questão.

O que é avaliado durante a vistoria?

O momento da vistoria de carro é focado em alguns itens, mas, normalmente, alguns são analisados previamente. Entre eles, podemos citar o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Somado a isso, também checam o IPVA, multas existentes e outros encargos. Usualmente, a inspeção é separada em quatro categorias: estrutura, acabamento, funcionalidades e mecânica.

Na primeira delas, é avaliado tudo que sustenta o carro, como o chassi, monobloco, longarina, colunas e afins. Esse é um processo muito importante, já que uma colisão que causou deformidade em alguns desses itens pode desalinhar o veículo e comprometer a segurança.

O acabamento é aquilo que vai na estrutura do automóvel, como as portas (incluindo o porta-malas). Se esses itens tiverem sido batidos e desamassados, o veículo poderá ser desvalorizado.

A avaliação das funcionalidades inclui o tipo de direção do veículo, se ele tem ar condicionado, rádio, bancos de couro etc.

Já a parte mecânica avalia se o motor do carro está dentro das condições, assim como o câmbio, suspensão e outros detalhes relacionados ao funcionamento do automóvel.

Veja agora os outros itens que costumam ser analisados:

  • faróis (alto e baixo), luzes piloto, luz de placa;
  • lanternas (de freio e posição), luz de ré e acionamento (das setas e intermitente de emergência);
  • espelhos retrovisores;
  • funcionamento do velocímetro;
  • limpadores de para-brisa;
  • buzina;
  • pala interna de proteção contra o sol (para-sol) do lado do condutor;
  • triângulo, extintor de incêndio (se está dentro da validade) e estado dos pneus (assim como estepe e ferramentas para substituição do mesmo);
  • cintos de segurança;
  • para-choques dianteiro e traseiro;
  • funcionamento do freio de estacionamento (freio de mão);
  • emissão de gases: algumas vistorias testam a emissão de poluentes;
  • transparência dos vidros;
  • placa: deve estar com o lacre, sem trincas e sem obstáculos na leitura da identificação.

Quais os benefícios da vistoria de carro para o vendedor?

O vendedor consegue comercializar o veículo com mais agilidade depois de uma inspeção. E mesmo que não venda de imediato, a pessoa fica ciente das características do automóvel. Isso porque os modelos aprovados recebem um certificado e “Selo de Inspeção” que é colado no vidro dianteiro.

É um atestado de que o carro está seguro e dentro dos padrões.

E para o comprador?

O comprador, por sua vez, conta com facilidades, já que a maioria das pessoas prefere um modelo que tenha sido aprovado na inspeção do carro. Além da segurança, o consumidor que não verá o veículo antes da compra sabe em quais condições ele se encontra.

Como a vistoria evita a “empurroterapia”?

A empurroterapia é um fenômeno em que o vendedor “empurra” alguns problemas ou inconsistências do veículo para o novo dono. Dessa forma, ele acaba herdando situações que podem causar muito desgaste e dor de cabeça — além da necessidade de desembolsar uma quantia para regularizar todos os pontos.

A vistoria ajuda muito nesse sentido. Isso porque o comprador recebe informações da real situação do veículo antes de qualquer negociação, um ponto que pode parecer bobagem, mas evita muito estresse.

Onde é possível realizar essa vistoria?

A compra de um automóvel envolve a necessidade de passar por uma vistoria de carro. Ela pode ser feita em qualquer unidade do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Em alguns casos, o procedimento tem que ser repetido anualmente — mesmo que o carro não tenha trocado de dono. Já em outros estados, ela só deve acontecer quando a comercialização acontece.

Como a Instacarro pode ajudá-lo nessa vistoria?

A vistoria da Instacarro, por exemplo, evita totalmente esse problema. Isso porque ela é focada em identificar qualquer irregularidade ou problema. Essa é uma forma eficiente de evitar a empurroterapia.

Um laudo pericial é feito (quando o veículo é vistoriado em uma empresa terceirizada e idônea do mercado, licenciada pelos órgãos oficiais). Então, além de fazer tudo isso, é entregue também um certificado dando a garantia. Em caso de problemas, mostramos que ele existe e não omitimos.

Depois de ler este artigo e entender a importância da vistoria de carro, não deixe de contar com a ajuda dela para evitar a herança de alguns problemas veiculares. Essa é uma forma de vender o veículo de modo mais rápido e seguro — e sem os desgastes que a falta de checagem pode trazer.

Lembre-se que pode contar com a ajuda do Instacarro para realizar o procedimento completo. Entre em contato conosco agora mesmo e desfrute da expertise que desenvolvemos no decorrer dos anos!

descubra como o modelo da instacarro funcionaPowered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *