Você já pensou em comprar um carro da Xiaomi? Talvez você ainda não saiba, mas a empresa chinesa pretende lançar nos próximos anos os seus automóveis elétricos
Quem gosta de tecnologia facilmente vai associar a marca Xiaomi aos smartphones relativamente acessíveis e de última geração. Mas a gigante chinesa é conhecida no país asiático por uma vasta gama de produtos, que em breve irá incluir também automóveis.
A Xiaomi é uma empresa chinesa, com sede em Pequim, que chegou ao mercado de smartphones em 2010 e se consolidou como uma das grandes marcas do ramo de tecnologia.
Em setembro do ano passado, a companhia formalizou a sua entrada no clube dos fabricantes de automóveis, ao anunciar a criação da Xiaomi EV Company Limited.
Como será o carro da Xiaomi?
A ideia da empresa é levar o avanço tecnológico dos smartphones para os automóveis. Por isso mesmo, além de anunciar o lançamento da Xiaomi EV, a gigante chinesa comprou ainda a Deepmotion Tech, uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma.
Desde o lançamento oficial do braço automotivo, a Xiaomi já registrou 800 pedidos de patentes de tecnologias para carros. Rumores apontam que a empresa trabalha no projeto simultâneo de quatro carros elétricos, cujos primeiros protótipos deverão ser revelados até o fim de 2022.
O primeiro desses automóveis a entrar em produção deverá ser um SUV ou um sedã, previsto para 2024. Ainda não se conhece nada sobre o desenho dos carros, mas fãs da empresa já fizeram as suas apostas, como a imagem que ilustra a abertura deste texto, compartilhada originalmente na rede social chinesa Weibo.
De qualquer maneira, será um grande desafio para a Xiaomi. A China é o maior mercado de carros elétricos do mundo. O número de automóveis a bateria é imenso, com ofertas que vão desde automóveis populares urbanos de pequenos fabricantes locais até produtos de grandes marcas internacionais desenvolvidos especificamente para atender à demanda do país asiático.
O Bestune T77
Antes da criação da sua divisão automotiva, a Xiaomi firmou em 2019 uma parceria com a estatal chinesa FAW (First Automobile Works), um dos fabricantes de automóveis mais antigos da China, surgido nos anos 1950, para lançar o primeiro automóvel da empresa, sob a submarca Bestune.
A parceria resultou no SUV Bestune T77, comercializado por uma das submarcas da Xiaomi, a Redmi. Como não era de se duvidar, a chinesa entra na concorrência mostrando que não está para brincadeira.
Trata-se de um SUV de visual atual e porte de Jeep Compass, com 4,52 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura. É equipado com um motor 1.2 turbo de 143 cv, que pode ser combinado a um câmbio manual de seis marchas ou automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Com foco em tecnologia automotiva, traz painel digital configurável que forma uma peça única com a tela da central multimídia e até um assistente virtual na forma de um holograma projetado no topo do painel. É possível ainda integrar os sistemas com o Xiaomi Ai, permitindo controlar do carro sistemas conectados na casa do proprietário.