Carro da Xiaomi: o que já se sabe sobre o automóvel da empresa
carro-xiaomi

Carro da Xiaomi: o que já se sabe sobre o automóvel da empresa

Você já pensou em comprar um carro da Xiaomi? Talvez você ainda não saiba, mas a empresa chinesa pretende lançar nos próximos anos os seus automóveis elétricos

Quem gosta de tecnologia facilmente vai associar a marca Xiaomi aos smartphones relativamente acessíveis e de última geração. Mas a gigante chinesa é conhecida no país asiático por uma vasta gama de produtos, que em breve irá incluir também automóveis.

quanto vale o seu carro na instacarro

A Xiaomi é uma empresa chinesa, com sede em Pequim, que chegou ao mercado de smartphones em 2010 e se consolidou como uma das grandes marcas do ramo de tecnologia.

Em setembro do ano passado, a companhia formalizou a sua entrada no clube dos fabricantes de automóveis, ao anunciar a criação da Xiaomi EV Company Limited.

Como será o carro da Xiaomi?

A ideia da empresa é levar o avanço tecnológico dos smartphones para os automóveis. Por isso mesmo, além de anunciar o lançamento da Xiaomi EV, a gigante chinesa comprou ainda a Deepmotion Tech, uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma.

Desde o lançamento oficial do braço automotivo, a Xiaomi já registrou 800 pedidos de patentes de tecnologias para carros. Rumores apontam que a empresa trabalha no projeto simultâneo de quatro carros elétricos, cujos primeiros protótipos deverão ser revelados até o fim de 2022.

O primeiro desses automóveis a entrar em produção deverá ser um SUV ou um sedã, previsto para 2024. Ainda não se conhece nada sobre o desenho dos carros, mas fãs da empresa já fizeram as suas apostas, como a imagem que ilustra a abertura deste texto, compartilhada originalmente na rede social chinesa Weibo.

De qualquer maneira, será um grande desafio para a Xiaomi. A China é o maior mercado de carros elétricos do mundo. O número de automóveis a bateria é imenso, com ofertas que vão desde automóveis populares urbanos de pequenos fabricantes locais até produtos de grandes marcas internacionais desenvolvidos especificamente para atender à demanda do país asiático.

O Bestune T77

Bestune t77

Antes da criação da sua divisão automotiva, a Xiaomi firmou em 2019 uma parceria com a estatal chinesa FAW (First Automobile Works), um dos fabricantes de automóveis mais antigos da China, surgido nos anos 1950, para lançar o primeiro automóvel da empresa, sob a submarca Bestune.

A parceria resultou no SUV Bestune T77, comercializado por uma das submarcas da Xiaomi, a Redmi. Como não era de se duvidar, a chinesa entra na concorrência mostrando que não está para brincadeira.

Trata-se de um SUV de visual atual e porte de Jeep Compass, com 4,52 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura. É equipado com um motor 1.2 turbo de 143 cv, que pode ser combinado a um câmbio manual de seis marchas ou automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

Com foco em tecnologia automotiva, traz painel digital configurável que forma uma peça única com a tela da central multimídia e até um assistente virtual na forma de um holograma projetado no topo do painel. É possível ainda integrar os sistemas com o Xiaomi Ai, permitindo controlar do carro sistemas conectados na casa do proprietário.

Posts relacionados

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

O novo Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral, motor elétrico de 292 cv e autonomia de até…
Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Recuperar carros batidos para venda envolve analisar o custo-benefício da reparação. Para isso, é preciso avaliar danos, valores de mercado…
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Após sete anos de hiato, o retorno do icônico evento automotivo será entre 22 de novembro e 1° de dezembro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *