Entrando para o mundo dos SUVs, o Ferrari Purosangue tem corpo musculoso e um potente motor V12
A Ferrari anunciou seu primeiro veículo próximo a uma SUV. Isso é algo que, há algunns anos os entusiastas da marca italiana pensavam que nunca iria acontecer, mas o lançamento chegou. A expectativa para o Purosangue era grande, já que é algo que a marca nunca tinha feito.
Quase todas as marcas automotivas ostentam em seu catálogo alguma opção SUV, o que para alguns mostra que estas empresas estão acompanhando a evolução do mercado, enquanto para outros mostra uma padronização ruim ao segmento.
Independente das opiniões alheias, um dos principais nomes do setor acaba de entrar de vez na cena dos Utilitários Esportivos: a Ferrari. Com um nome potente, Purosangue, a empresa crava o lançamento de mais uma opção de luxo quando falamos de SUVs.
Novidade, mas não pioneiro
Apesar da Ferrari ser conhecida por seus supercarros de dois lugares, o Purosangue não será o primeiro modelo com quatro lugares da marca italiana. Já que existem modelos, como o Ferrari Roma, que são configurados no chamado 2+2, que seriam dois bancos na frente e dois bancos atrás. A diferença do Purosangue é que este possui, além dos bancos traseiros, duas portas na parte de trás também.
Projeto inovador
Apesar de ser um SUV, o modelo da Ferrari não será só mais um no segmento. A ideia de seu projeto é se afastar do estilo GT comum nos crossovers atuais, que montam o motor na frente do carro e carregam a caixa de câmbio acoplada diretamente nele.
O veículo italiano terá seu propulsor montado no meio da frente com a caixa de câmbio na traseira, apresentando assim uma configuração de transmissão esportiva, que traz uma distribuição de peso ideal, segundo a marca.
Mas nada de elétrico por aqui
O que já era esperado pelo mercado, acabou se confirmando pelo perfil oficial da empresa no Twitter: o Purosangue não será elétrico. Dessa forma, a Ferrari não vai oferecer o Purosangue com nenhum tipo de eletrificação, tornando dele, segundo a marca, um “inconfundivelmente Ferrari”.
Motor majestoso
Apesar de não ter sido revelada a potência oficial, o modelo da Ferrari carregará o motor V12 naturalmente aspirado, que, atualmente, atinge no máximo 830 cv de potência. Quando olhamos seus concorrentes, isso significa que o Purosangue terá 180 cv de potência a mais que o Lamborghini Urus, um de seus principais rivais. Com esse coração, o modelo da Casa de Maranello conseguirá ir de 0 a 100km/h em míseros 3,3 segundos e até os 200km/h em 10,6 segundos. A velocidade máxima chega a 310km/h.
Atrativos
Uma das principais cartas na manga do Ferrari Purosangue são suas tecnologias. O modelo contará com as mais recentes iterações dos sistemas de direção independente nas quatro rodas e ABS ‘evo’, que conta com um sensor dinâmico de chassi de seis vias, além de um sistema de suspensão ativa atualizado.
Aqueles que adquirirem o Purosangue também terão piloto automático adaptativo (ACC), alerta e auxiliar automático de frenagem (AEB), farol alto automático (HBA), alerta de saída (LDW), auxiliar de permanência em faixa (LKA), monitoramentos de ponto cego (BSD) e de fadiga do motorista (DDA), alerta (RCTA) e auxiliar de frenagem de tráfego traseiro (TSR).
Além disso, o SUV da marca italiana ainda será o primeiro modelo da empresa com a função HDC, que ajuda o motorista a manter e controlar a velocidade do carro em descidas muito acentuadas.
Visual reelaborado
O capricho da Ferrari é percebido à primeira olhada que você dá no Purosangue. Sua carroceria reforça a preocupação com a aerodinâmica, com detalhes importantes, como o efeito criado entre a frente e as laterais.
Aliando os elementos aerodinâmicos e a expertise da marca em carros chamativos, o SUV da Ferrari ressalta a mensagem visual artística do carro. Por isso, a Ferrari trouxe o conceito de leveza nas imponentes asas traseiras.
Bancos independentes
Marcando a história da empresa, o Purosangue será o primeiro modelo da Ferrari com quatro bancos separados e ajustáveis de forma independente. A novidade busca realçar o conforto dos passageiros, com os assentos de espumas de densidade variável.
Além disso, o modelo traz a opção de aquecimento nos bancos traseiros e ajuste de reclinagem, tudo de forma individual. Inclusive, para ganhar mais espaço, se o proprietário do modelo preferir inclinar os bancos traseiros totalmente para frente, terá um ganho significativo no porta-malas, de 473 litros.