Com nova dianteira e interior renovado, o Fiat Fiorino 2022 ganha também alterações mecânicas para se adequar ao Proconve L7.
Lançado no mercado automotivo brasileiro em 2013, o Fiat Fiorino finalmente passa pela sua primeira reestilização. Retoque visual que incluiu também alterações no motor 1.4 Fire EVO. O modelo estreia na versão Endurance 1.4 EVO Flex por R$99.990.
Externamente, as mudanças estão concentradas na dianteira. Além do novo logo, o Fiat Fiorino 2022 incorpora novos faróis, grade, capô, para-lamas e para-choque. Alterações que distanciam o furgão do compacto Uno.
Por dentro, o modelo perde o painel do Uno de 2ª geração e ganha a peça usada na nova geração da picape Strada. Além de adotar uma versão mais simples do volante usado na picape leve. Outras novidades são os novos painéis de porta e os bancos, que usam material mais resistente.
De acordo com a Fiat, o interior ganhou ainda mais quatro porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros. Ou 10% mais volume que o modelo anterior
O sistema de ar-condicionado também foi recalibrado e permite o resfriamento até 18% mais rápido da cabine. Com isso, é possível baixar a temperatura interna do furgão em até 6° C nos primeiros 15 minutos de uso.
Equipamentos
A principal novidades do Fiat Fiorino 2022 é a incorporação dos controles eletrônicos de tração e estabilidade e do assistente de partida em rampas na lista de equipamentos de série.
Sistemas de segurança que se unem a uma relação que inclui também direção com assistência hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, alarme, além de volante e banco do motorista com regulagem de altura.
Motor
O furgão segue equipado com o motor 1.4 Fire EVO. Mas o propulsor de quatro cilindros incorporou uma série de mudanças para se adequar ao novo padrão de emissões de poluentes Proconve L7.
O motor perdeu 2 cv e agora desenvolve 86 cv (com etanol). Por outro lado, o fabricante destaca que houve uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%).
A Fiat mexeu também no câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e 3ª marchas foram encurtadas, assim como a marchá à ré, que ficou 14% mais curta para facilitar manobras em ladeiras mesmo com o veículo carregado.
Enquanto isso, a 5ª marcha ficou 5% mais curta, para contribuir para o menor ruído e consumo em velocidades de cruzeiro.
A lista de modificações mecânicas inclui também novas molas traseiras, que passaram a usar material de maior resistência para deixar o conjunto mais leve e reduzir o câmber residual.
2 Comments
Eu apaixonei com fiorino 2022
Vol adquirir um