Novo Civic Type R deve ser vendido no Brasil na mesma configuração divulgada para o restante do mundo
Apesar da Honda já ter feito o lançamento do Civic com a família completa do modelo, a opção Type R ainda era uma incógnita que só agora foi revelada.
Topo de linha, a versão esportiva do Civic chega ao mercado na opção com carroceria hatchback e trará um visual mais agressivo do que suas versões anteriores.
Por a linha Civic ser sedã no mercado automotivo brasileiro, a Honda usou o Civic hatch normal e mexeu no seu design para criar a derivação Type R, pensando nas melhores modificações aerodinâmicas.
Segundo o vice-presidente de vendas da Honda nos EUA, Mike Kistemaker: “O Type R é mais do que velocidade, potência e dirigibilidade. É como um grande carro faz você sentir o que realmente importa”.
Novidades externas Civic Type R
O Honda Civic Type R terá uma nova carroceria que faz com que o modelo seja mais leve e rígido. Com isso, vai trazer uma melhora na estabilidade em altas velocidades. Mas a empresa nipônica garante que mesmo com essas mudanças, o modelo continuará a ter uma resposta afiada em curvas.
Esteticamente, a frontal adotará uma grade colmeia, enquanto perderá os faróis de neblina. Essa retirada é justificada pelas novas áreas de passagem de ar. Ainda no capô, o Civic esportivo adiciona um discreto extrator para ajudar na refrigeração do motor.
Além disso, o modelo conta ainda com rodas de liga leve com pneus mais largos e uma passagem de ar na caixa de roda perto das portas. As portas da parte de trás são novas, com um formato mais largo que as outras versões do Civic. Por fim, a traseira carrega saída de escapamento com três ponteiras, novo para-choque com difusor e uma enorme asa passando por cima do vidro.
Interior caprichado
Por dentro, o Type R encanta os apaixonados pelo modelo. O hatch esportivo recebeu novos bancos com acabamento vermelho e material semelhante ao suede. Esse material possui um coeficiente de alta fricção, para segurar os passageiros quando o Civic mostrar toda sua força em curvas. O carpete também recebe esse acabamento.
No painel, o consumidor encontra uma tela de instrumentos digital de 10 polegadas que disponibiliza todas as informações necessárias ao condutor. Há ainda um medidor de força G e um cronômetro para medir os tempos das voltas. Esportivo pra valer, viu?!
E o motor?
Apesar das novidades apresentadas, a empresa japonesa não deu muitos detalhes a respeito do conjunto motriz do veículo. A Honda apenas ressaltou que o hatch deve chegar com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, porém mais potente e com respostas superiores ao anterior.
Com isso, o esperado é que o novo Civic Type R deve ultrapassar os 320 cv de potência da geração passada. Além disso, esse propulsor deverá ser acoplado ao câmbio manual de 6 marchas com tração dianteira.
Embora já confirmado para o Brasil, a empresa ainda não falou exatamente quando o Civic Type R chega em nossas terras. Enquanto isso, nos Estados Unidos, os consumidores já poderão comprar o hot hatch entre setembro e novembro.
Pontas em aberto
Contudo, alguns pontos referentes à versão esportiva do Civic estão em aberto, abrindo campo para especulação por parte da mídia automotiva. Uma delas é a respeito da carroceria.
Outra estratégia interessante da empresa japonesa é a escolha das cores. Com intuito de se sobressair frente ao seu principal concorrente, o Toyota GR Corolla, a Honda optou por tons de vermelho, azul perolado, preto, cinza e o branco para tingir a carroceria do Civic Type R. Segundo as notícias do segmento, o preço do Civic Type R vai ser de US$ 40.000 (quase R$ 220.000, na conversão sem impostos).