Saiba tudo sobre o Hyundai Creta N Line, que estreia a linha esportiva da marca no Brasil e traz design diferenciado e boa lista de itens e segurança.
O Hyundai Creta já é um velho conhecido do mercado automotivo brasileiro, mas sua derivação esportiva com o “N” ao lado do nome é uma novidade por aqui.
Divisão esportiva da marca desde 2016, a escolha pela letra “N” foi devido a localização do centro de desenvolvimento global da marca, presente na cidade coreana de Namyang e porque existe um centro técnico da Hyundai em Nurburg, na Alemanha, vizinho do famoso autódromo de Nürburgring.
Com esse combo de “enes”, o Hyundai Creta N Line promete transformar a ideia de versões esportivas em seu segmento e, segundo a fabricante, novos Hyundai N Line podem chegar, dependendo do sucesso que o SUV fizer, inclusive um modelo esportivo de puro sangue.
Motor do Creta N Line
Apesar de levar o selo da divisão esportiva da marca, o Creta não trouxe um motor totalmente novo para a versão N Line. O Creta mantém sob o capô o mesmo propulsor 1.0L Turbo GDI de injeção direta, utilizado nas versões Comfort, Limited e Platinum.
Esse motor oferece 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque máximo, aliado a transmissão automática de seis velocidades. O conjunto motriz ainda traz sistema Stop & Go para desligamento e partida do motor, trazendo uma economia de combustível maior.
Mas se o conjunto motriz não mudou em nada, o novo Creta N Line teve sua direção elétrica, seus amortecedores e molas recalibrados, deixando seu comportamento mais firme do que nas demais versões.
Desempenho e consumo Creta N Line
Segundo a Hyundai, o Creta em sua versão topo de linha faz na cidade 12 km/l com gasolina e 8,2 km/l no etanol. Já na estrada, o modelo abastecido com gasolina faz 12,2 km/l e 8,9 km/l com etanol. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,3 segundos com máxima de 180 km/h.
Design do Hyundai Creta N Line
Externamente, o principal diferencial do Creta na versão N Line é sua dianteira, que carrega uma grade maior inspirada nos SUVs maiores da marca coreana. Os faróis são escurecidos e não existem mais cromados espalhados pela carroceria. As rodas de 17 polegadas foram diamantadas e trazem o logo N Line no centro.
Na lateral, o SUV ganhou novas saias laterais e traseira, espelhos e barras de teto em preto brilhante, além da moldura da coluna C em grafite. O conjunto agrada mais ainda porque tem como item exclusivo a saída de escapamento com duas ponteiras visíveis. É possível adquirir a versão do Creta nas cores Preto Onix e Azul Sapphire, além das opções Branco Atlas, Prata Brisk e Cinza Silk, todas essas três com teto preto.
Interior
Internamente, a Hyundai caprichou em escurecer o ambiente, já que todo o acabamento é em preto, com detalhes em grafite no volante, painel, console e portas. Há uma nova alavanca de câmbio e detalhes na costura dos bancos em vermelho, além dos pedais esportivos em metal. O modelo também possui teto solar panorâmico.
Entre os equipamentos de série, o Creta possui seis airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado e ESP. O SUV da marca coreana, que custa a partir de R$ 165.090, traz central multimídia BlueNaV com tela de 10,25 polegadas e pacote exclusivo de funções do Bluelink.
Quando o assunto é tecnologia automotiva, o que mais chama atenção é o sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência e centralização em faixa, além do farol alto adaptativo e detector de fadiga – itens que eram disponibilizados apenas para o Hyundai Creta Ultimate.