Novo Honda HR-V chega ao mercado completamente renovado e chega a 177 cv
Chegou esse mês de forma completa a tão aguardada nova geração do Honda HR-V, um dos SUVs queridinhos dos brasileiros. O ponto forte do lançamento é seu conjunto mecânico. Por isso oferece a opção de dois motores 1.5, sendo um aspirado e um turbo, com preços a partir de R$ 142.500.
A novidade teve sua estreia dividida em duas partes, em agosto a Honda lançou a pré-venda das unidades equipadas com o mesmo motor da família City, com a nomenclatura já conhecida EX e EXL. Já este mês, desembarcam por aqui as versões topo de linha, Advance e Touring, com o propulsor 1.5 turbo flex, montado no Brasil.
Mudanças no Honda HR-V
Ainda que use a mesma plataforma, a segunda geração do Honda HR-V traz uma roupagem totalmente nova. A montadora japonesa colocou alguns reforços estruturais no modelo para aumentar sua segurança, incluindo novos aços e matéria prima com ultra-alta resistência.
Apesar de seu design dar a entender que o modelo cresceu, o HR-V continua com as mesmas medidas na versão aspirada atual: 4.330 mm de comprimento. Já a nova versão turbo realmente aumentou, passando para 4.385 mm. A largura é de 1.790 mm, a altura de 1.590 mm e entre-eixos de 2.610 mm.
Novo exterior do HR-V
Quanto ao visual externo, o novo HR-V traz uma frontal mais reta e faróis LEDs afinados. As versões aspiradas carregam uma grade em filter, enquanto as versões turbo ostentam uma colmeia com um outro tipo de acabamento na parte inferior do parachoque.
Puxando bastante para um estilo cupê, a tampa traseira tem um caimento mais acentuado, com as lanternas em LED que se estendem com uma faixa luminosa. Além disso, as lanternas também possuem as opções de acabamento em vermelho ou fumê.
Interior totalmente repaginado
Internamente, o comprador do novo Honda HR-V encontrará um ambiente totalmente novo e tecnológico. A empresa fez uma mescla de elementos do novo City e Civic, com acabamento em plástico rígido. A tela de instrumentos e a tela da central multimídia de 8 polegadas compõem o painel de forma que o condutor não precise desviar o olhar. Ainda traz novas maçanetas, volante e controle de ar-condicionados completam a frontal interna.
Os bancos vêm com sistema de estabilização corporal e o espaço dos ocupantes do banco traseiro aumentou 35 mm. Além disso, a empresa manteve o Magic Seat, sistema de modularidade dos bancos.
Conjunto motriz
Agora vamos ao que mais importa para a maioria dos consumidores: as motorizações da segunda geração do Honda HR-V. A versão 1.5 aspirado é capaz de gerar 126 cv de potência e torque máximo de 15,8 kgfm. Já o motor 1.5 turbo flex possui injeção direta com 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Ambas versões utilizam a transmissão CVT de sete velocidades.
Segundo a Honda, o consumo das versões aspiradas, com gasolina, ficam em 12,7 km/l na cidade, enquanto com etanol atinge 8.8 km/l. Já na estrada, se usando gasolina, o modelo faz 13,9 km/l e com etanol 9.8 km/l.
Com o motor turbo, o SUV abastecido com gasolina atinge 11,3 km/l na cidade e com o derivado da cana de açúcar faz 9,8 km/l. Em circuito rodoviário, o modelo faz 12,6 km/l com gasolina e 8,8 km/l com etanol.
Porta-malas chama atenção
Na versão topo de linha, um destaque é seu porta-malas com abertura sem o uso das mãos. O sistema já conhecido em carros mais caros funciona quando você simula um chute na parte debaixo do para-choque traseiro, ativando o sensor de movimento que faz com que a porta abra automaticamente.
Além disso, o porta-malas do HR-V ainda possui a função Walk Away Close, que permite a operação sem o uso das mãos quando for retirar objetos grandes ou pesados. É só antes de pegar a carga, apertar um botão na moldura inferior da tampa. Após isso, basta retirar o objeto e se afastar do veículo que a tampa do porta-malas se fechará sem ajuda de um ser humano.
Equipamentos do novo Honda HR-V
A lista de equipamentos desde a versão de entrada já é bem extensa, com freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, rodas de liga leve de 17 polegadas, câmeras de ré e lateral no retrovisor direito, airbags frontais, laterais e de cortina e controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa.
Além disso, todas as versões contam com o Honda Sensing, que vem com piloto automático adaptativo com low speed follow, assistente de permanência em faixa, frenagem de emergência automática e farol alto automático. Na versão topo de linha adiciona molduras da carroceria em preto brilhante, banco do motorista com ajustes elétricos e partida remota do motor.