Novo Pagani Utopia tem mecânica Mercedes-AMG
pagani utopia

Novo Pagani Utopia tem mecânica Mercedes-AMG

Com produção limitada a 99 unidades, Pagani Utopia terá motor Mercedes-AMG e câmbio manual

Conhecido anteriormente pelo código C10, enfim o novo Pagani levou o nome de Utopia e foi revelado ao público. Segundo a fabricante, se trata de um modelo raro atualmente, já que basicamente todos os modelos estão destinados à eletrificação. 

“Então o Pagani Utopia não é elétrico?” Não, longe disso. O modelo carrega nada menos que um propulsor 6.0 V12 biturbo da Mercedes-AMG, capaz de produzir 863 cv de potência e incríveis 112.17 kgfm de torque. 

Quanto ao câmbio, é possível escolher entre a opção robotizada de sete velocidades ou uma transmissão manual com o mesmo número de marchas. Ambas as caixas são configuradas transversalmente para otimizar o centro de gravidade. Além disso, todo o poder mecânico do modelo vem do seu eixo traseiro, que possui acionamento eletrônico.

O chassi do Pagani Utopia é feito de Carbo-Titanium HP62 G2 e Carbo-Triax HP62, perfeitos para garantir a leveza e rigidez que um hipercarro precisa. Os sub-chassis são de aço Chromoly. Com essa carroceria, o modelo pesa apenas 1.280 kg. 

Quando falamos de suspensão, o Utopia traz um conjunto adaptativo com amortecedores controlados eletronicamente, além de freios de carbocerâmico, com pinças de seis pistões na parte da frente e quatro na traseira.O tamanho das rodas é de 21 polegadas nas dianteiras e 22 polegadas na traseira. 

Aparência minimalista

pagani utopia

Os famosos modelos da empresa são conhecidos por seus visuais extravagantes, porém o Pagani Utopia atendeu um desejo antigo de seus clientes: aliar a tradição da marca com a simplicidade. Sua aparência externa é suave, com contornos leves e menos spoilers. 

Aliado às rodas, existe um extrator de fibra de carbono em forma de turbina, responsável por direcionar o ar quente dos freios e minimizar as turbulências da viagem aos ocupantes. Os retrovisores são moldados de uma forma que parecem fora do corpo do Utopia, mas foram pensados justamente para melhorar a aerodinâmica do veículo. 

Na parte traseira, as lanternas dão a impressão de estarem flutuando nas laterais, principalmente porque abrem espaço para a quádrupla saída de escape de titânio, totalmente revestida em cerâmica. Seu objetivo é dissipar o calor de maneira breve e eficiente. 

Interior Pagani Utopia

pagani utopia interior

Os admiradores de carros antigos ao ver pela primeira vez o interior Pagani Utopia terão um vislumbre de algum acabamento clássico, porém em um carro extremamente moderno e tecnológico. Não há telas integradas e a maioria dos componentes são analógicos. 

O volante e os pedais foram criados em alumínio, enquanto a alavanca de câmbio segue à vista e apartada do console central. Além de trazer um refinamento ao veículo, todos os detalhes foram pensados na ergonomia do condutor e facilidade de acesso às principais funções do hiperesportivo.

Ao todo, foram seis anos para a conclusão do Pagani Utopia, tempo no qual o projeto foi exposto há mais de 50 testes de choques severos e adaptações às normas de emissões de poluentes que se tornam cada dia mais exigentes. Com todas as 99 unidades vendidas em sua primeira série, o Pagani Utopia custa 2.15 milhões de euros, além dos impostos.

Posts relacionados

Fiat Strada modelos: comparativo completo das versões disponíveis

Fiat Strada modelos: comparativo completo das versões disponíveis

A Fiat Strada se consolidou como a picape mais vendida do Brasil, graças à sua robustez, versatilidade e versões para…
Carros mais vendidos em setembro: Hyundai Creta é líder

Carros mais vendidos em setembro: Hyundai Creta é líder

Setembro de 2024 foi um mês marcado por um crescimento de 18% de vendas no setor automotivo, com o Hyundai…
Hyundai Creta 2025: SUV chega com motor 1.6 turbo

Hyundai Creta 2025: SUV chega com motor 1.6 turbo

Hyundai apresenta o facelift do Creta, agora com motor de 193 cv e design renovado. Os preços que variam de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *