SUV cupê da marca sueca, o Volvo C40 Recharge chega com motor de 408 cv e desempenho de esportivo: 0-100 km/h em 4,7 segundos
Primeiro modelo da Volvo nascido como carro elétrico, o C40 Recharge faz a sua estreia no mercado automotivo brasileiro, onde chega em versão única por R$ 419.950.
Lançado em 2021 no mercado intenacional, o SUV cupê é derivado do XC40, modelo com o qual compartilha a plataforma modular CMA. Com o mesmo entre-eixos de 2,702 m, o Volvo C40 Recharge é 1,5 cm mais comprido (4,440 m) e ligeramente mais largo (1,873 m) e baixo (1,591 m).
Por dentro, além do teto solar panorâmico com vidro escurecido que bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol, os ocupantes se beneficiam de um interior que não traz couro, mas revestimentos ecológicos produzidos a partir de plástico reciclado.
Outro destaque é o sistema multimídia Google Automotive Services, que conta com aplicativos nativos e permite controlar as funções do veículo, como a temperatura do ar-condicionado, via comando de voz por meio do Google Assistente. Além disso, possui atualizações over-the-air e som premium Harman Kardon. Já o porta-malas tem capacidade para até 413 litros.
Equipamentos
Além da nova central multimídia do Google, o Volvo C40 Recharge traz frenagem autônoma de emergência, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, câmera 360°, alerta de tráfego cruzado e de mudança de faixa e alerta de pontos cegos.
A relação de itens de conforto traz ar-condicionado automático digital de duas zonas, bancos com regulagem elétrica, chave presencial e painel digital configurável.
Motorização
Já o conjunto motriz é composto por dois motores elétricos, que desenvolvem a potência de 408 cv e são alimentados por uma bateria de 78 kWh. Com tração integral, o SUV cupê acelera de 0-100 km/h em 4,7 segundos e atinge 180 km/h (limitada eletronicamente).
O alcance máximo é de 440 km (ciclo WLTP), permitindo atingir até 80% de carga em apenas 40 minutos ligado a um carregador rápido.
Padrão nos carros elétricos mais atuais, o modelo conta com a tecnologia One Pedal Drive, que permite conduzir o automóvel na maior parte do tempo apenas variando a pressão sobre o pedal do acelerador.