Como vender um carro para pessoa física com segurança?
Imagem de um homem e uma mulher se cumprimentando com aperto de mãos e entregando uma chave canivete. Um carro branco ao fundo. vender carro pessoa física

Como vender um carro para pessoa física com segurança?

Desde montar um anúncio adequado até como fugir de golpes, este texto esclarece tudo sobre vender um carro para pessoa física.

Pode até demorar, mas quando chega o momento da venda do veículo, chega também a decisão de qual é a melhor opção: vender para um lojista, para uma concessionária, usar os serviços da InstaCarro ou então optar por vender o carro para pessoa física.

cta blog venda seu carro

A decisão passa, principalmente, pela expectativa do cliente: se ele busca segurança, agilidade ou maior lucro na negociação. Neste último caso, especialmente, o cliente tem que ter em mente que pode até ganhar mais dinheiro na venda, mas este processo é mais burocrático, mais demorado e é preciso tomar alguns cuidados especiais quanto à segurança.

Mas se mesmo assim você entende que esta é a opção certa para você, vamos dar algumas dicas para que você venda do jeito certo e com segurança.

Como criar um anúncio atrativo?

Ao anunciar seu carro usado para venda, tenha em mente que a primeira imagem é a que fica. Portanto, limpe bem o seu carro por fora e por dentro e, dependendo do caso, vale até dar uma encerada para que ele brilhe nas fotos.

Faça fotos da dianteira com o carro na diagonal, uma completamente de frente, uma da lateral e uma da traseira. Faça fotos também do interior e do motor.

Caoa Chery Tiggo8 Turbo - vender carro pessoa física
Foto: CAOA Chery / Divulgação

Dica: Quando o interior e o motor do veículo estão limpos e bem cuidados, isso pode indicar que o dono é cuidadoso com o carro e pode valorizá-lo na hora da venda.

Atenção à segurança

Quando for marcar com o possível comprador para que ele conheça o carro, opte por locais públicos e de grande circulação de pessoas. Uma boa dica de lugar para isso é em estacionamentos de shoppings e de hipermercados, sempre próximo à segurança do estabelecimento.

Lembre-se também de nunca ir sozinho. A presença de alguém em quem você confie no local te deixará mais seguro e pode intimidar um golpista a continuar com sua má conduta.

Homem analisando a lataria de um carro. - vender carro pessoa física

Saiba quanto você quer no seu carro

Todo comprador vai querer um desconto, isso é fato, portanto, saiba que ficar irredutível quanto a isso pode fazer com que ele desista do negócio. Portanto, uma dica é sempre anunciar o carro com um precinho acima do que você realmente espera, mas que ainda esteja dentro do valor de mercado do modelo.

Dessa forma, durante a negociação, o comprador terá o desconto que espera e você receberá o quanto quer no seu carro. Todo mundo sai feliz!

Liste todas as pendências

Outra atitude é prezar pela transparência em todo o processo. Por isso, liste todas as pendências que o seu carro tem, como multas, licenciamento e/ou IPVAs atrasados e até se ele tem algum problema mecânico que mereça a atenção do novo comprador.

Ser transparente neste aspecto não afastará compradores, muito pelo contrário, ajudará na venda. Pense o seguinte: é melhor comprar um carro em que você saiba o que precisa ser feito ou outro que você precise apostar na sorte?

Ah, caso haja pendências, seja justo, ofereça o valor correspondente como desconto ao novo comprador. As multas e impostos atrasados, por exemplo, precisarão ser quitados por ele no ato da transferência de forma obrigatória.

Mãos segurando uma prancheta e uma caneta analisando e fazendo anotações sobre o motor de um veículo - vender carro pessoa física

Vendi, e agora?

A primeira coisa é fazer o Laudo de Transferência do Veículo. Também chamado de Vistoria de Transferência ou ECV, é obrigatório para que o Detran tenha informações sobre o estado da gravação do número de motor e chassi do veículo.

Em seguida, registre a transferência de propriedade de veículo no cartório e faça a comunicação de venda junto ao Detran de sua cidade. Vale lembrar que em São Paulo, por exemplo, a partir do mês julho de 2014, o Cartório tem essa responsabilidade.

Por fim, leve todos os documentos ao Detran da sua cidade. O prazo para concluir o processo de transferência do veículo é de 30 dias, independente se este será registrado na mesma cidade ou em outro Estado.

Caso esta data seja ultrapassada, o novo proprietário estará sujeito a penalidades previstas em lei, que são multa grave e perda de cinco pontos na carteira.

Achei muito burocrático. Tem outra opção?

Homem usando notebook com o site da InstaCarro na tela.

Sim, na verdade há duas opções. A primeira é contratar o serviço de um despachante licenciado, mas a taxa cobrada pelo serviço pode variar muito de região para região e isso afetará diretamente no lucro que você obteve na venda.

A outra opção é contar com a InstaCarro. Na InstaCarro o seu carro é disputado por mais de 4.000 lojistas durante 24 horas e você pode escolher se aceita ou não a melhor oferta. Caso aceite, recebe o dinheiro na conta via TED e todo os trâmites de documentação ficam com a empresa.

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

15 Comments

  1. Alan Gomes

    mto artigo me ajudou na hora certa.

  2. FERNANDO LOPES DE SOUZA

    Bom dia.

    Tenho FOX 1.0 GII, era financiado, mas o banco fez busca e apreensão.
    Paguei toda divida, recebi o carro de volta, o carro está totalmente quitado, mas agora eu quero vender.
    Isso pode dar algum problema na hora da venda?
    Fica algum registro dessa apreensão que possa desvalorizar a venda?
    Obrigado.
    Fernando.

  3. tyta

    Qual a melhor forma de receber o pagamento do veiculo?
    Dinheiro? Transferência? Cheque bancário?

    1. Instacarro

      Olá, Tyta! 🙂

      A forma mais segura é recebendo via transferência bancária. Andar na rua com grandes quantidades de dinheiro pode ser perigoso demais. Quanto ao cheque bancário, não é recomendável. 🙂
      Só avisando: na InstaCarro você vende conosco e recebe o dinheiro todo via DOC ou TED. Simples e fácil. 😉 Saiba mais: https://www.instacarro.com/

  4. Luis Claudio

    Muito boua a orientaçao.gostei muito já q eu naõ tenho esperiência nesta aria.

  5. TIAGO

    E quando o comprador quer dar uma volta com o veículo?? E quanto não pagamento o que realizar primeiro: a autenticação do documento ou a transferência do dinheiro???

    1. Fernando Naccari

      São questões importantes, realmente. Por isso é bom se proteger de todas as formas. Se for rolar test drive, que seja em local público, como em estacionamentos de shoppings e supermercados, por exemplo. Normalmente o reconhecimento de firma vem antes do pagamento, mas é possível agendar num cartório que seja próximo ao banco, o mais colado possível e fazer todo o procedimento junto. Outra opção é contar com os serviços da InstaCarro. Todo este processo é feito de maneira segura, sem você precisar sair de casa.

  6. helio marques

    ..mas e se após o reconhecimento de firma com detran ciente, e o dinheiro não for transferido.

    1. Fernando Naccari

      Esse é um grande problema que não tem muito o que ser feito. É para garantir que você tenha o veículo transferido no prazo e receba o dinheiro na conta que a InstaCarro existe. Com a InstaCarro você não corre esse risco 🙂

  7. Marco Antonio Gonçalves

    Qual o preço que voces cobram pela assessoria ?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Todo o processo é gratuito, desde a avaliação até a conclusão da venda. Você não precisará pagar nada!

  8. Arnaldo da Cruz Siqueira Junior

    Tenho um Cobalt branco 1.8
    Documentos ok todo vistoriado,aparência ok,GNV 5 geração na garantia e bateria Heliar na garantia.
    Porém o motor tá cerrando.
    Tem como vender? Paguei 35.000 por ele

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Sim, é possível vender, mas saiba que haverá uma desvalorização por conta dos reparos que precisam ser feitos. Agende uma avaliação do seu carro com a gente que teremos a melhor oferta do mercado por ele!

  9. Sil

    Olá, pretendo vender meu carro para minha cunhada, ela me dará um valor de entrada e parcelara o resto. Como proceder nesses casos?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? É possível pedir o financiamento direto com os bancos. Eles fazem este tipo de serviço entre particulares e os auxiliam no processo da documentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *