6 detalhes essenciais no contrato de compra e venda de carro
6-detalhes-essenciais-no-contrato-de-compra-e-venda-de-um-carro.jpeg

6 detalhes essenciais no contrato de compra e venda de carro

Elaborar ou verificar o contrato de compra e venda de carro é muito importante na hora de concretizar um bom negócio.

Por isso é fundamental que tanto o vendedor quanto o comprador estejam atentos a fim de lidar de modo tranquilo com a burocracia envolvida no processo, assim como para evitar prejuízos desnecessários.

quanto vale o seu carro na instacarro

Confira abaixo seis detalhes essenciais que devem ser observados na hora de elaborar o documento de compra e venda de um carro e que certamente vão fazer diferença para um processo tranquilo e confiável.

cta blog venda seu carro

1. Defina com clareza o objeto vendido no contrato

Definir bem o carro vendido é fundamental para evitar possíveis confusões, que podem resultar em conflitos. Sendo assim, o indicado é que o contrato seja bem claro em relação a isso e especifique com precisão o objeto vendido, assim como todas as suas principais características.

2. Especifique o prazo e a forma de pagamento

O prazo e a maneira como o pagamento será feito também devem ser demonstrados com clareza no contrato de compra e venda de carro. Dessa forma, caso haja alguma complicação ou falta de pagamento, é possível se resguardar de acordo com as cláusulas estabelecidas.

3. Esclareça todas as responsabilidades de cada parte envolvida

O documento deve conter todas as responsabilidades de quem vende, assim como as de quem compra. Dessa forma, o ideal é que ambas as partes leiam com atenção o contrato e acertem possíveis pontos de discórdia antes de assiná-lo.

4. Defina um prazo para notificação de problemas

Caso haja algum ponto a ser corrigido, é preciso que o prazo para reclamação conste no contrato, garantindo assim um tempo para que o negócio seja revisto. Ou até mesmo cancelado em pontos que gerem prejuízos significativos. Tudo deve ser feito de acordo com os procedimentos legais.

5. Atente-se ao prazo de transferência

O prazo para transferir o carro para o novo proprietário é outro ponto que precisa ser definido com clareza no contrato. Em muitos casos, esse procedimento é feito somente após o término do pagamento, porém essa condição deve estar explicitada no documento.

6. Exija a documentação

Todo contrato deve conter as principais informações das partes envolvidas, como nome, endereço, telefone etc. Porém, no caso da compra e venda de um carro também podem ser levantados outros documentos, como extrato de multas, pagamentos e demais pendências junto ao Detran ou aos órgãos competentes.

O contrato pode inclusive ter uma cláusula específica sobre isso, com o objetivo de resguardar efetivamente o negócio mesmo depois da compra finalizada. O importante é manter tudo sempre documentado.

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

2 Comments

  1. Rogério Faria Ignez

    Comprei um carro que após verificar o valor do IPVA de 2022, descobri que ele tá com dois anos em atraso e muitas multas, mediante a isso,posso desfazer da compra mesmo que já ter pago almas parcelas?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Esse caso é complicado. Recomendo buscar uma assessoria jurídica para verificar se há algo no seu contrato que possa cancelar a compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *