O que é carro alienado? Consigo vender um?
mão entregando uma chave de carro para outra mão - carro alienado

O que é carro alienado? Consigo vender um?

Se você tem um carro alienado, mas pensa em comprar um novo e não sabe se pode vendê-lo, descubra como fazer aqui!

Ter um carro alienado e ficar de olho em um outro automóvel é a coisas mais comum do mundo, não é verdade?

cta blog venda seu carro

Mas aí é que surge a pergunta: posso vender ou trocar um carro alienado? A resposta é simples: sim, você pode vender o carro alienado, mas antes precisamos te explicar um pouco mais sobre o tema.

O que é um carro alienado?

Um carro alienado é aquele que foi dado como garantia ao banco em um contrato de crédito, ou seja, um carro financiado. Isso inclui desde um empréstimo — situação em que é possível obter taxas mais favoráveis de juros — ou em um contrato de financiamento de veículo do tipo CDC.

Nestes casos, na prática, o dono do automóvel é a instituição financeira. Apesar de o nome do proprietário estar na documentação, em caso de inadimplência o banco irá tomar a posse do bem.

Alternativas para vender um carro alienado

Quem quer vender um carro alienado tem algumas alternativas, e a principal delas é a quitação prévia do saldo restante do financiamento.

Nesta modalidade, o valor pago será menor do que a soma das parcelas, já que haverá um abatimento dos juros. Dessa forma, após o pagamento do saldo, a restrição para a venda do automóvel será retirada pelo órgão de trânsito em até 10 dias.

Há também o procedimento do Interveniente Quitante, em que o carro financiado será usado como garantia em um novo empréstimo. Neste caso, a nova empresa onde o contratante quer solicitar crédito quita a dívida anterior e só depois pode alienar o veículo.

Outra modalidade é a transferência da dívida para outra pessoa. Neste último caso, antes de fechar negócio é o banco que precisa dar a palavra final. A instituição financeira irá fazer a análise de crédito do interessado, pedindo na maior parte dos casos a mesma documentação solicitada no contrato original.

Caso a mudança seja aprovada, será feito um novo contrato, que terá condições diferentes do financiamento original. Todo esse processo de análise e alteração é cobrado pelas instituições financeiras e a transferência do veículo só poderá ser realizada após essa mudança ser aprovada. Se não houver a aprovação da mudança, será necessário achar um novo comprador.

Para reduzir as chances de um problema, verifique com o comprador se ele tem como comprovar renda e se está com o nome limpo. Caso ele não tenha como comprovar os seus rendimentos ou se encontre com o nome negativado, o banco poderá negar o novo financiamento.

Em último caso, existe a possibilidade de repassar o automóvel para uma loja. Mas neste caso, o valor que será pago será menor do que em uma venda para um particular.

Os contratos de gaveta

Vale destacar que é muito comum a proposta de um contrato de gaveta entre as partes, evitando envolver o banco na troca de posse do veículo. Nesta modalidade, o novo “proprietário” paga o financiamento e os custos de documentação em nome do antigo proprietário. Mas neste caso, em caso de problemas, o contrato não tem validade legal.

Como o banco responsável pelo financiamento não foi informado da mudança e, por sua vez, não há a possibilidade de transferência da propriedade, para o banco e para os órgãos de trânsito, quem vendeu o automóvel continuará responsável pelas parcelas não pagas pelo comprador e pelos valores relativos a possíveis débitos com multas e taxas não pagas.

Ou seja: a venda de um carro nessas condições poderá resultar em uma bela dor de cabeça.

Carro alienado: Documentação

Seja o mais transparente possível com o comprador em relação aos débitos envolvendo o veículo. Taxas ou multas em aberto podem ser consultadas junto aos órgãos de trânsito. O pagamento delas pode ser feito previamente ou envolvidas na negociação. Já detalhes do financiamento devem ser obtidos junto ao banco.

Caso não haja parcelas em aberto, tome nota do saldo restante. Se a dívida já estiver em atraso, vale apurar o valor atualizado do débito e checar se não foi decretada a busca e apreensão do bem. Afinal, esses dados são importantes para que o possível comprador possa comparar o seu carro com outras opções existentes no mercado.

Portabilidade da dívida do carro alienado

Se a sua intenção de vender o carro alienado for puramente financeira, vale a pena sondar antes a possibilidade de portabilidade do financiamento. Nessa situação, o seu contrato de financiamento será repassado para outra instituição bancária da sua escolha.

Mas é preciso ficar atento para os termos dessa migração. A instituição original é obrigada a fornecer o saldo devedor da operação e não pode se opor à portabilidade, desde que a instituição de destino tenha realizado a quitação antecipada do débito do cliente.

Mas não necessariamente as novas condições serão mais favoráveis que as praticadas no contrato de crédito original. Por se tratar de uma operação de portabilidade, só haverá a alteração do valor das parcelas. Qualquer outra alteração, como o aumento do prazo da operação ou do valor do crédito, não é permitida.

Vender carro alienado na InstaCarro

Uma opção interessante e que corta toda essa burocracia é vender seu carro alienado na InstaCarro. Basta agendar uma vistoria do seu veículo em nosso site que um avaliador irá conferir mais de 130 itens do veículo e cadastrar suas fotos e dados da vistoria em uma plataforma exclusiva para lojistas.

Durante 24 horas, mais de 4 mil lojistas fazem ofertas pelo carro e, ao término do prazo, você é comunicado de qual é a maior oferta.

Se aceitar, a InstaCarro faz o pagamento imediatamente e à vista, descontando da oferta apenas o saldo devedor do seu financiamento e providenciando toda a documentação de quitação.

Assim, você pode ter dinheiro no bolso e não precisará se preocupar em correr atrás de nada. A InstaCarro resolve tudo para você de uma maneira rápida, fácil e sem nenhuma burocracia.

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *