Filtro de ar-condicionado: quando trocar e o que fazer quando um carro não tem?
filtro do ar condicionado

Filtro de ar-condicionado: quando trocar e o que fazer quando um carro não tem?

Já sabe quando trocar o filtro de ar-condicionado? Seu carro veio sem ele de fábrica e você não sabe o que fazer? Vamos te ajudar nessa.

Para começo de conversa, precisamos entender para que serve o filtro de ar-condicionado e sua importância nos processos de manutenção automotiva.

cta blog venda seu carro

Popularmente conhecido como filtro de cabine, o item é essencial para eliminar as impurezas, garantindo a saída de um ar limpo para os ocupantes do veículo respirarem e um dos itens.

Se, ao dirigir com o ar-condicionado ligado, você respira um ar limpo, isso não ocorre pelo simples fato de estar dentro do veículo, aparentemente protegido contra eventuais gases poluentes externos, mas sim graças ao filtro do sistema. 

O filtro de cabine elimina componentes como ácaros, bactérias, evitando problemas respiratórios e dermatológicos aos passageiros. Não significa que o ar se torna puro, mas certamente reduz as chances de inalar partículas prejudiciais à saúde.

Qual é a hora de trocar o filtro do ar-condicionado?

O filtro de ar-condicionado apresenta alguns sinais de quando já está na hora de trocá-lo. Se você perceber que o ar condicionado está com algum defeito, perdendo sua força, pode ser que o problema venha do filtro.

Além disso, se você notar que os vidros internos começaram a embaçar ou há algum mal cheiro dentro do carro, dê uma olhada no filtro de cabine. Veja se o filtro de cabine possui rasgos, falhas no papel ou diferenças em cada dobra. Se encontrar algum desses sinais, procure um mecânico para fazer a troca do item. 

É importante lembrar que não se deve tentar lavar os filtros, reutilizando-os: com isso, o motorista pode acabar prejudicando a qualidade das fibras e piorar a situação.

Frequência de troca

O filtro de cabine possui suas especificações no manual do fabricante do carro, sendo que o estado de conservação dessa peça depende muito do local onde o veículo anda. Se o motorista faz viagens com o carro em uma cidade mais poluída, ou se fica muito tempo no trânsito, vai precisar fazer as trocas com mais frequência.

O indicado é ficar sempre de olho nos sintomas e quando for realizar a revisão do automóvel pedir para que o mecânico dê uma olhada no componente. 

Agora a dúvida: carro sem filtro de cabine?

Infelizmente, muitos carros zero km são vendidos sem filtro de ar-condicionado, mesmo que o modelo tenha o sistema de climatização como item de série. A questão é que não existe uma lei que obrigue as montadoras a equipar seus automóveis com a peça.

Porém, o item passa a ser oferecido no primeiro serviço de revisão do automóvel. E como muitas vezes o cliente nem sabe que o carro dele não tem, acha que talvez seja a hora de “trocar” o equipamento e aceita a instalação, tudo isso no “escuro”.

Para evitar passar por essa situação sem saber o que realmente está acontecendo, escolha um modelo que já venha de série com o item – a lista minuciosa de equipamentos que cada fabricante dispõe em seu veículo está no site oficial das montadoras.

Mas, se você já comprou o carro e ele não veio com o filtro, não tem jeito, você terá que comprá-lo. A sorte é que não é caro, o preço da peça costuma variar entre R$ 10 e R$ 30 em carros nacionais de todos os portes.

Instalação própria e garantia

Ai que começa um embate entre consumidor e concessionária. Como em alguns modelos o item não vem, a concessionária diz que só poderá colocá-lo na primeira revisão, o que pode ser um problema se você usa muito o carro, como, por exemplo, motoristas de aplicativo.

Porém, como se sabe, se você mexer no carro sem ser em uma revisão autorizada pode ser que perca a garantia, dependendo do procedimento. Para evitar isso, o ideal é instalar o filtro de ar-condicionado por conta – na concessionária.

Se você decidir fazer isso com um mecânico de confiança, procure pedir cautela ao mecânico para realizar a tarefa.

Para evitar possíveis dores de cabeça, antes de comprar um carro ou mesmo durante a entrega técnica, pergunte a respeito do filtro de ar-condicionado ao vendedor para evitar surpresas. Este é um detalhe que só depende de você. 

Enquanto isso, a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) trabalha em uma norma a fim de regulamentar essa questão do filtro de ar-condicionado e sua manutenção.

Posts relacionados

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

O Novo Superesportivo Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega ao mercado com mais de 100 kgfm e preços a…
Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Presidente da Abeifa classifica a inclusão de carro elétrico no Imposto Seletivo como “anomalia do sistema” e pede debate aberto…
Como consultar multas pela placa do carro?

Como consultar multas pela placa do carro?

Saiba como funciona o sistema de consulta de multas pela placa do carro e como é feita em cada estado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *