Com percentual menor de etanol e octanagem mais alta, será que a gasolina podium/premium é uma boa pedida para qualquer carro? Saiba mais a seguir
Nos postos de bandeira BR, da Petrobras, é a Podium. Já nos Shell, trata-se V-Power Racing. Nomes diferentes, mas que são utilizados para vender a gasolina premium, que é a de melhor qualidade oferecida nos postos de gasolina brasileiros.
Essa gasolina premium se diferencia das equivalente comum e aditivada por ser um combustível de qualidade superior. Por outro lado, a gasolina premium é oferecida em um número mais restrito de postos de combustíveis, justamente por ser mais cara do que os outros tipos disponíveis no mercado.
Mesmo assim, será que seria um bom negócio investir nesse combustível mais nobre? Confira a seguir.
Características da gasolina premium
A gasolina premium é superior por dois motivos: um deles é o percentual menor de etanol, que é de 25%, enquanto a gasolina comum e a aditivada levam 27% de etanol anidro.
O outro é a octanagem mais alta: a legislação brasileira pede que as gasolinas premium brasileiras tenham, no mínimo, 97 RON para serem consideradas como tal. Mas vários produtos já ultrapassam essa marca, como a Octapro, da Ipiranga (103 RON), a Podium (102 RON) e V-Power Racing (98 RON).
Qual é a melhor opção para o seu carro?
A gasolina premium permite obter melhora de rendimento em todos os tipos de automóveis. Mas essa mudança será sensível apenas em modelos como motores superalimentados ou carros de alto desempenho. Por esse motivo, nem sempre os benefícios trazidos por esse tipo de combustível irão compensar o gasto com o abastecimento.
Se o seu objetivo é preservar o motor do seu carro por mais tempo em condições originais e com baixo consumo de combustível, uma alternativa é utilizar a gasolina aditivada.
Ela possui preço um pouco mais elevado que a comum, mas traz aditivos para evitar o acúmulo de resíduos no sistema de alimentação. Ou abastecer com o etanol, que em muitos carros flex resulta em ganhos em termos de desempenho.
6 Comments
Rapazzzzzzzzzzzzz….tenho uma Parati Trackfield 1.8 2007 Flex e há duas semanas passei a abastecer somente com Etanol, estava usando gasoline comum no tanque de partida fria e pela manhã o motor funcionava na Terceira ou quarta tentativa. Pois bem, inventei de colocar a Podium no tanquinho pelo fato de a mesma ter uma alta Octanagem…fui funcionar hoje cedo…meu amigo…foi mais de seis tentativas, perdi até as contas hehehe.Pensei que iria melhorar na partida pela manhã cedo, fez foi piorar e todo o sistema está funcionando perfeitamente, até a valvula de solenoide eu coloquei nova pelo fato de ter não ter usado o sistema há muito tempo. Irei voltar para a gasoline comum no tanquinho. hehehe. Abraços.
A gasolina Podium é indicada para se atingir maior potencia e é indicada principalmente para motores
com mais de 100HP, onde a diferença será mais sentida. Para esses motores, a kilometragem será maior que a mencionada nesse post, por exemplo, para gasolina comum = 8,5 Km/l e para gasolina Podium = 10,5 Km/l, portanto, 23,5% maior. Mesmo a kilometragem sendo bem maior, a gasolina Podium não vale a pena se a preocupação for a economia. Em relação ao alcool, a Podium consegue dar mais potência ao motor.
Tenho um Astra com 170.000Km e só uso Podium faz uns 5 anos. Faço 9.3km/L na cidade e não troco de carro nem a pau.
O desempenho do meu Lifan X-60 está cortando – como se os bicos estivessem entupidos. Estou pensando em usar a gasolina podium da Petobrás misturada com gasolina comum para ver se limpa o motor e melhora o desempenho. Será que isso é possível e funciona????
Oi, Reinaldo. Tudo bem? É difícil dar um diagnóstico sem ter o veículo para avaliar. Neste caso, recomendo que leve a um mecânico de confiança para que ele faça o diagnóstico adequado.
A gasolina de alta octanagem não e só indicada para motores potentes, servem também para os de alta compressão. A alta octanagem evita a detonação antecipada na câmara de combustão, só há benefícios em usa-la, quer quer prolongar a vida útil do veiculo? use sem dó.