O que revisar em um carro novo?
O que revisar em um carro novo - nível de óleo do motor

O que revisar em um carro novo?

Acabou de trocar de carro? Saiba o que revisar em um carro novo para que ele não dê problemas recorrentes.

A conquista do primeiro carro zero-quilômetro é inesquecível para muitos consumidores, porém, junto com a felicidade do carro novinho, vem também o início de um período de preocupações com a manutenção do veículo

cta blog venda seu carro

Ao contrário do que alguns acreditam, o carro novo também precisa de atenção, principalmente quanto às revisões que normalmente acontecem a cada 10.000 km rodados, fundamental também para manter a garantia da montadora.

Há quem prefira fazer as revisões com uma oficina mecânica de confiança, mesmo perdendo o direito da garantia. Porém, se decidir manter a garantia e realizar as revisões com uma oficina da marca do seu carro, é importante saber o que revisar em um carro novo para não receber uma conta enorme no fim dos serviços prestados na revisão.

Não é necessário revisar tudo todas as vezes

Antes de ir até a concessionária indicada pela montadora, é necessário saber que uma revisão periódica não inclui, e nem deve, realizar todas as trocas, limpezas e correções de uma vez só no carro 0km. 

Antes de entregar seu carro ao mecânico da concessionária, leia o manual do proprietário para saber quais são as exigências de fábrica. Nem todo carro necessita, por exemplo, que as velas de ignição sejam trocadas a exatos 20 mil km rodados. 

Importância da revisão

Quando você for ler o Manual do Proprietário do veículo verá que lá estão indicados os intervalos para as visitas às oficinas das concessionárias. Atualmente, alguns modelos mostram em seu computador de bordo quando é a hora de revisar seus componentes. 

De acordo com o modelo, fno Manual haverá um prazo para as revisões de determinados itens, sendo que o comum é que as checagens fiquem entre 10 mil, 12 mil ou até 20 mil km. Além da troca de alguns itens, como o óleo e filtros, é realizado um checklist de componentes que serão inspecionados.

O que revisar em um carro novo - nível de óleo do motor

Mesmo que seja antes da próxima revisão o condutor tiver alguma queixa de falha ou barulho, não é necessário esperar. O ideal é procurar uma oficina da concessionária antes do prazo para não acontecer algo pior com o carro e seus ocupantes. 

Há aqueles que ficam na dúvida sobre o tempo de troca de alguns itens, como por exemplo o fluido de freio, pagando muitas vezes a parte dessas trocas. Converse com o mecânico, ele é a pessoa correta para afirmar se vale a pena ou não trocar algumas coisas antes do indicado. 

Mas afinal, o que revisar em um carro novo?

Antes de tudo, veja os valores

Quando se fecha um plano de revisão na concessionária, não olhe apenas o preço das revisões, fique de olho também no custo da “cesta básica” de peças, que inclui aqueles itens de desgaste e de troca periódica. 

Além da revisão padrão e checklist, de vez em quando é necessário trocar alguns itens que acabam sendo cobrados à parte. Para evitar sustos ao ver o valor final desses adicionais, se informe sobre os valores de peças e serviços.

Alinhamento e balanceamento

Vias esburacadas infelizmente alteram a geometria da suspensão e por isso é necessário realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo de tempos em tempos. Caso esses procedimentos não sejam realizados em seu plano de revisão, o motorista terá um aumento do consumo de combustível e pneus com vida útil menor. 

O que revisar em um carro novo - sistema de suspensão e freios

Basicamente, o alinhamento é responsável pelos ajustes de convergência e divergência das rodas, enquanto o balanceamento equilibra a distribuição da massa do pneu e da roda, evitando assim as trepidações de rodagem. 

Aditivo na água do radiador

A maioria dos problemas no sistema de arrefecimento são causados pela falta do aditivo na água do radiador. Isso porque, além de oferecer proteção anticorrosiva das peças metálicas que entram em contato com a água, ele também estende a vida útil de itens como sensores térmicos, válvulas termostáticas e sensores de temperatura. 

O que revisar em um carro novo - água do radiador

Apesar de importante, é bom lembrar que não é preciso colocar aditivo sempre que completar a água do radiador em postos de gasolina. Realizar o procedimento apenas nas revisões já é ideal para carros novos. 

Ar-condicionado

A higienização do ar-condicionado é essencial para um bem estar dentro da cabine do carro. Principalmente crianças ou pessoas com problemas respiratórios são impactados pela falta de limpeza do ar-condicionado. Para se livrar dos fungos e bactérias que se instalam nesse sistema, é necessário a cada revisão de 10.000 km rodados fazer sua limpeza e conferência da pressão do sistema.

O que revisar em um carro novo - pressão do sistema de ar-condicionado

Substituição das velas 

O carro pode não estar falhando, porém é necessário trocar as velas de ignição nas revisões. A faísca que os itens produzem vai perdendo intensidade e deixam de queimar parte do combustível que entra na câmara de combustão. Dessa forma, o consumo aumenta e a potência diminui. Veja no manual qual é a periodicidade eficaz para essa troca.

O que revisar em um carro novo - vela de ignição

Posts relacionados

BYD King chega ao Brasil com preços partindo de R$ 175.800

BYD King chega ao Brasil com preços partindo de R$ 175.800

BYD King é a mais nova aposta da marca chinesa, dessa vez, mirando no Toyota Corolla, mas oferecendo maiores desempenho…
Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *