É seguro dar “um passe” no disco de freio?
disco-de-freio

É seguro dar “um passe” no disco de freio?

Procedimento de dar “um passe” no disco de freio é utilizado para retirar imperfeições na superfície da peça; mas prática exige atenção e técnica

Começou a sentir o pedal de freio trepidar durante as frenagens? Embora o problema possa ser causado pelo desgaste em componentes do sistema de direção e suspensão (o que justifica a ida a um mecânico), é mais comum que seja provocado pelo empenamento dos discos de freio.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Esse empenamento pode ser provocado por choque térmico, como o causado por passar por uma poça de água com os freios quentes ou ao lavar as rodas logo depois de utilizar o automóvel, e também pelo uso inadequado do veículo, como descer uma estrada de serra com o automóvel “na banguela”. O que provoca o processo chamado de fading.

Na oficina, essas ondulações na superfície do disco de freio pode ser comprovada com o uso de um relógio comparador. Para solucionar esse problema, uma opção mais acessível que a troca do disco de freio de cada roda é a técnica de dar “um passe” na superfície da peça.

Trata-se de um processo seguro e permitido pelos fabricantes dos componentes. Mas para evitar problemas futuros para o motorista, esse trabalho exige alguns cuidados e mão de obra especializada.

O que é a retífica do disco?

Dar um passe ou retificar o disco de freio é um processo realizado para nivelar a peça. Nele, o componente é colocado em um torno especial e tem parte do seu material retirado para deixar a superfície de contato com a pastilha perfeita.

Mas antes da realização do serviço, o profissional deve assegurar que, após a retífica, o disco ainda estará dentro do limite de espessura mínima, que varia de acordo com o modelo do veículo.

Caso contrário, o disco ficará fragilizado e pode provocar desde a dificuldade de frenagem do veículo até a perda total da capacidade de parada. Em casos extremos, pode ocorrer até mesmo a quebra do disco.

Vale aproveitar ainda a desmontagem dos discos para checar também o estado das pastilhas e fazer a substituição se necessário. Pastilhas em final de vida útil também podem danificar o disco.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *