Saiba porque não se pode rebocar um carro elétrico
Aluguel de carregador para carros elétricos

Saiba porque não se pode rebocar um carro elétrico

Precisa rebocar um carro elétrico e não sabe a maneira correta de fazê-lo? Veja qual é o procedimento correto a seguir.

Os carros elétricos ainda estão longe de serem populares no Brasil. Mas marcam cada vez mais frequência na cena automotiva nacional.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

De acordo com dados do Renavam divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram emplacados em 2021 no Brasil 2.860 automóveis e comerciais leves elétricos.

Número que promete ser ainda mais expressivo neste ano. Apenas entre janeiro e março, foram licenciados 1.291 veículos com motores movidos a bateria. Isso sem contar a participação dos carros híbridos, que contam inclusive com representantes de produção nacional.

Com esses números, fica claro que o mercado de elétricos se expande e com ele algumas dúvidas relacionadas ao funcionamento dos automóveis elétricos ou eletrificados. Entre essas questões existe uma bem comum: um carro elétrico pode ser rebocado normalmente em caso de pane? A resposta é não.

O que fazer então com o carro elétrico?

guincho plataforma

Caso o problema tenha sido causado por uma bateria de 12V arriada, vale destacar que é possível fazer o procedimento de partida usando uma bateria auxiliar. Como acontece nos carros a combustão.

Mas caso o problema seja outro é preciso saber que o automóvel elétrico não pode ser rebocado pois não existe o ponto morto como nos automóveis a combustão.

Nos automóveis movidos à bateria, a função “N” do seletor de marchas serve apenas para desconectar os freios e permitir que o veículo seja empurrado somente por alguns metros até um local seguro, em caso de pane ou falta de carga.

É necessário um guincho do tipo plataforma para o transporte desses automóveis eletrificados. Segundo os fabricantes, nos modelos de tração dianteira, as rodas traseiras não movimentam o veículo, mas acionam o sistema que recupera parte da carga das baterias durante as frenagens.

cabos de partida auxiliar em bateria de carro

Nos de tração traseira, acontece o oposto: as rodas dianteiras não impulsionam o carro, porém são responsáveis pela recarga parcial quando os freios são acionados. 

Em caso de reboque, o propulsor a bateria pode gerar eletricidade, provocando danos aos sistemas do automóvel e, em casos extremos, até resultar em incêndio.

O mesmo problema pode acontecer nos carros híbridos. Forçar o carro a ser rebocado pode fazer ainda com que o sistema de regeneração de energia entre em pane, gerando assim mais dor de cabeça ao dono do veículo.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *