Na revisão de 100.000 km existem alguns itens essenciais para checar, apesar das particularidades entre as marcas, veja o que é mais comum
Assim como devemos passar ao médico de vez em quando, nossos carros também precisam de cuidados especiais providos por um mecânico para manter sua saúde em dia.
Sem a revisão veicular, provavelmente quando seu carro passar dos 100 km rodados, muitas coisas já deram ou começaram a dar problemas. Ao evitar a manutenção preventiva, você acaba sendo obrigado, futuramente, a realizar a manutenção corretiva, que sairá muito mais cara.
Como saber a hora de realizar a revisão?
Saber a hora de ir até uma oficina realizar a revisão veicular é simples, tendo em vista que só existem dois jeitos: por quilometragem rodada ou por tempo. O ideal é que a revisão seja realizada de seis em seis meses ou a cada 10.000 km rodados, o que vier antes.
No caso de carros zero-quilômetro, existem revisões que são obrigatórias na concessionária. Caso não queira realizá-las, você perderá o direito à garantia de fábrica. Por isso, é preciso estar atento aos prazos.
O que é checado na revisão de 100.000 km?
A revisão dos 100.000 km rodados é uma das mais importantes de se realizar no automóvel. Isso porque, ao chegar nessa marca, muitas peças já estão desgastadas ou precisam ser reavaliadas por um especialista.
Basicamente, nesse momento da vida útil do seu carro, o mecânico irá indicar um balanceamento, troca de filtros, troca dos fluídos de freio e velas de ignição, além de adicionar aditivos no tanque de combustível.
Verificação do motor
Por se tratar de uma revisão importante, basicamente todos os sistemas do carro serão avaliados pelo mecânico. No motor, ele irá olhar se há vazamentos no propulsor e na transmissão; verá a situação das correias; fará a regulagem das válvulas; substituirá o líquido de arrefecimento; realizará a regulagem do pedal da embreagem, no caso de carros manuais; e por último, verá como está os coxins de apoio do motor e transmissão.
Verificação do suspensão
No sistema que impede que as ruas irregulares façam ainda mais estrago no carro, o mecânico irá verificar o desgaste dos pneus; ver a situação dos amortecedores; regular a suspensão; além, claro, de realizar balanceamento e alinhamento, como mencionado no começo deste texto. É bom lembrar que o mecânico também irá realizar uma checagem das pastilhas, discos, lonas, tambores, pinças de freio e cilindros de roda.
Verificação do sistema de alimentação
No sistema de alimentação do veículo, o mecânico irá realizar uma vistoria no estado de conservação e ver se existe algum tipo de falha elétrica. Além disso, substituirá as velas e verá o desgaste dos itens que compõem esse conjunto.
Verificação do sistema elétrico
Além de ver como está o funcionamento do sistema elétrico ligado ao sistema de alimentação, o mecânico também deverá analisar se a iluminação externa e interna estão funcionando corretamente; realizar uma vistoria no sistema de partida; trocar os limpadores do para-brisa; e checar o freio de mão.