O que checar em um carro na revisão de 70.000 km rodados? Apesar das particularidades entre as marcas, confira o que é mais comum
Muita gente acaba deixando as revisões veiculares como algo não necessário, porém, graças a elas seu carro pode se livrar de problemas muito maiores do que a visita rotineira à oficina. As revisões asseguram que o automóvel esteja em perfeito funcionamento, trazendo mais segurança a todos a bordo.
Se você faz suas revisões corretamente, provavelmente sabe que quando seu carro ultrapassar a marca de 70.000 km rodados terá que realizar mais uma visita ao mecânico para uma manutenção preventiva.
Basicamente, na revisão de 70.000 km, o profissional irá revisitar os itens da de 10.000 km. O veículo passará por uma bateria de exames onde o mecânico irá avaliar suas condições mecânicas e, se necessário, a substituição de peças.
Troca dos filtros
Os filtros do carro são de extrema importância, principalmente porque são eles os responsáveis por evitar que sujeiras ou resíduos, como partículas de metal geradas pela fricção de componentes do motor ou pela combustão, entrem em contato com peças internas do propulsor. Uma dica importante é saber o tempo de vida útil dos filtros do seu carro, já que esses prazos devem ser levados à risca.
Balanceamento
O balanceamento deve ser realizado, principalmente, para aumentar a segurança a bordo do veículo e evitar o desgaste prematuro e irregular de pneus. Além disso, realizar o balanceamento nas revisões corretas evita problemas em itens da suspensão e da direção. Ao realizar o procedimento, você evitará também um consumo alto de combustível e fará com que o veículo precise “forçar menos” o seu motor, causando menos desgaste ao sistema motriz.
Alinhamento
A necessidade do alinhamento acontece principalmente quando o motorista começa a sentir dificuldades em conduzir o carro em linha reta, puxando sempre mais para um dos lados. O desgaste irregular dos pneus também é um indício de que o veículo está desalinhado. O serviço de alinhamento ajuda a diminuir trepidações e protege a todos de acidentes provocados por problemas para guiar o carro.
Rodízio de Pneus
Ao passar dos 70.000 km rodados, é necessário levar seu veículo até um mecânico para realizar o rodízio dos pneus. O revezamento trará uma vida útil maior aos itens, equilibrando assim o peso do carro. Esse procedimento ajuda no desempenho do automóvel quando falamos de dirigibilidade e frenagem.
Regulagem dos faróis
A regulagem dos faróis em um veículo é um dos procedimentos essenciais para a manutenção da segurança no carro. Uma boa iluminação garante que sua visão noturna estará adequada, evitando assim acidentes. Por isso, realize a regulagem dos faróis na revisão dos 70.000 km para não sofrer com a baixa iluminação.
Manutenção dos Freios
Com tantos quilômetros rodados, provavelmente o sistema de freio do carro já terá um certo nível de desgaste. Quando há um uso excessivo das guarnições, a frenagem do veículo fica comprometida, além de haver possibilidade de danos à sapata (patins) de freio (suporte das lonas), por exemplo.
Para evitar o agravamento desses problemas e de outros, o ideal é realizar a manutenção preventiva do sistema de freios na revisão de 70.000 km rodados ou ao primeiro sinal de trepidação no volante, barulho ao frear ou sentir que o pedal de freio está mais baixo do que deveria.