A vida útil das palhetas do limpador de para-brisa é de cerca de um ano; mas alguns hábitos podem prolongar ou reduzir esse prazo de troca
Nada mais desagradável do que guiar sob chuva sem conseguir visualizar o trânsito na sua frente. Resultado das palhetas desgastadas do limpador de para-brisa.
As palhetas do limpador costumam ter durabilidade de um ano e a necessidade de troca desse componente é facilmente identificável pelas faixas de água no vidro, pela limpeza deficiente e até pela trepidação e barulho durante o funcionamento.
As falhas na limpeza do vidro acontecem por conta do ressecamento da borracha das palhetas. Além do desgaste natural pelo uso constante, um fator que influencia na degradação é a exposição constante ao sol e calor.
Mas além desses fatores que fogem ao nosso controle, a prática de usar produtos de limpeza doméstica (como álcool e detergente de louças) para a higienização das palhetas ou para encher o reservatório de água do limpador também é nocivo para o componente.
Por isso mesmo, na rotina de manutenção do automóvel, a limpeza da borracha deve ser feita apenas com água. Enquanto o reservatório do lavador pode receber a adição apenas de produtos próprios para este fim.
Como fazer a troca?
A troca das palhetas do limpador de para-brisa é um processo fácil e rápido. Confira as etapas a seguir.
- Erga o braço do limpador na posição perpendicular. Em seguida, localize a junta entre a palheta e o braço.
- Solte a trava que segura a palheta antiga, e retire-a. Em alguns modelos de carro, pode ser que o limpador esteja parafusado ou apenas encaixado. Ainda assim, a remoção não será difícil.
- Coloque a palheta nova, e encaixe-a no mesmo ponto onde ela foi retirada. Pressione-a até notar que ela encaixou.
One Comment
Consegui trocar a borracha do limpador de parabrisa com facilidade, com as orientações que me foram dadas.