Carros da Renault: conheça 5 modelos da montadora francesa
renault sandero r.s._81

Carros da Renault: conheça 5 modelos da montadora francesa

A francesa Renault é um dos principais fabricantes de carros do planeta; confira uma seleção de cinco modelos icônicos da marca no Brasil.

Embora alguns dos seus modelos tenham sido produzidos pela Willys Overland nos anos 1960, a Renault só foi marcar presença oficialmente como fabricante de carros no Brasil em 1998, quando foi inaugurado o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Atualmente, a Renault é a 7ª maior fabricante de carros de passeio e comerciais leves do mercado automotivo brasileiro. São sete modelos produzidos no Brasil (Captur, Duster, Duster Oroch, Logan, Master, Kwid e Sandero) e dois importados (os elétricos Zoe e Kangoo Z.E.).

Cinco carros icônicos da Renault feitos no Brasil.

Renault Scénic

renault scenic

A minivan foi o primeiro modelo fabricado na unidade industrial de São José dos Pinhais (PR) e foi um dos precursores do seu segmento, que nos anos seguintes teria um status parecido com o dos SUVs atualmente.

Derivado do médio Mégane, estreou no Brasil dois anos depois da chegada ao mercado automotivo europeu. Oferecido em duas versões RT (1.6 16V de 110 cv) e RXE (2.0 8V de 115 cv), sempre com câmbio manual de cinco marchas.

Mesmo com o lançamento da 2ª e 3ª gerações do modelo na Europa, por aqui a marca francesa optou por manter a Scénic pioneira em linha até 2010. No mercado europeu, a minivan segue viva e está em sua quarta geração.

Renault Clio

melhor versão do Renault Clio Expression azul

Você já deve estar cansado de saber que o Fiat Palio foi o primeiro carro compacto do mercado brasileiro a contar com airbags. Mas o primeiro modelo de entrada a contar com o item de segurança como item de série foi o Clio de 2ª geração, que começou a ser produzido em 1999 no Brasil.

O equipamento estava presente em todas as versões do Clio e era inclusive citado com destaque na propaganda do modelo na época.

É uma pena que o consumidor brasileiro não tenha se encantado com esse item de série e, poucos anos depois, o equipamento sumiu das versões de entrada do Clio. Essa segunda geração do compacto seguiu em produção no Brasil até 2016.

Renault Logan

carros que mais valorizaram renault logan

O Logan foi um divisor de águas. Lançado por aqui em 2007, marcou o início da transição da filial brasileira da Renault da linha de produtos francesa para aquela baseada nos carros da Dacia, a marca romena de baixo custo do grupo.

O sedã fez sucesso com a sua proposta de oferecer mais por menos, se destacando pelo bom espaço interno. Seu porta-malas comporta 510 litros, ideal para quem curte viagem em família ou precisa transportar grandes volumes.

Atualmente em sua 2ª geração no mercado automotivo brasileiro, conta com duas opções de motorização: 1.0 SCe de três cilindros e 82 cv e 1.6 SCe de quatro cilindros e 118 cv.

Renault Sandero R.S.

renault sandero r.s._81

Derivado do Logan, o hatch Sandero foi desenvolvido com grande participação da filial brasileira da Renault. Lançado em 2007, foi um dos poucos carros que estrearam primeiro no Brasil.

Apesar da pegada urbana e popular, o Sandero também ganhou versões mais sofisticadas, como a aventureira Stepway, que segue em produção até os dias atuais.

Mas o grande destaque foi o Sandero R.S. 2.0. Desenvolvida pela Renault Sport, o braço esportivo da marca francesa, se tornou uma opção de carro nervoso e relativamente acessível, com o seu motor 2.0 16V de 150 cv.

Duster Oroch

caminhonetes ate r 70 mil renault duster oroch express

Todo mundo fala sobre o sucesso da Fiat Toro e como ela mexeu com o mercado brasileiro de picapes desde o seu lançamento, em 2016.

Mas o que nem todo mundo se lembra é que o pioneiro nesse segmento de picapes monobloco acima das compactas tradicionais foi a Duster Oroch, lançada em 2015 e desde então produzida apenas no Brasil.

O modelo foi desenvolvido sobre uma base alongada do SUV Duster de 1ª geração, apenas na configuração cabine dupla. Deve mudar em breve, com a incorporação de elementos visuais exclusivos e o motor 1.3 turbo do Captur.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *