O ano passado teve algumas despedidas de modelos de peso. Mas confira a seguir alguns dos carros que estreiam no Brasil em 2022.
A crise dos semicondutores que afeta a capacidade produtiva da indústria automobilística global ainda está longe de passar. Mas isso não significa que 2022 deverá passar em branco em termos de lançamentos no mercado automotivo brasileiro.
De modelos compactos e SUVs a picapes e veículos elétricos: confira a seguir cinco carros que estreiam nas concessionárias do Brasil em 2022.
Citroën C3
Com lançamento previsto para o 1º trimestre, o novo Citroën C3 será fabricado na unidade industrial da Stellantis em Porto Real (RJ).
Agora descolado do equivalente europeu, esse C3 brasileiro de 3ª geração é um projeto desenvolvido na Índia sobre uma versão simplificada da base CMP. E se destaca pela carroceria com visual e altura de rodagem dos SUVs.
Com 3,98 m de comprimento e entre-eixos de 2,54 m, é pouco mais curto do que o Peugeot 208, empatando com o modelo argentino no espaço entre os eixos. O modelo deverá contar com o veterano 1.6 EC5 de 118 cv. Mas o 1.0 Firefly do Fiat Argo também é uma possibilidade.
Ford Maverick
A Ford pode até ter desistido de produzir carros no Brasil. Mas quer mostrar que segue viva no mercado automotivo brasileiro. Uma prova disso é o prometido lançamento da picape Maverick.
Feito sobre a mesma base monobloco do SUV médio Bronco Sport, a Maverick será importada do México ainda no 1º trimestre.
A Ford ainda não divulgou os preços. Mas já se sabe que a configuração escolhida é a Lariat FX4, com um motor 2.0 turbo a gasolina, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.
Chevrolet Montana
Além da Ford Maverick, outro modelo que promete mexer com o mercado de picapes monobloco na faixa da Fiat Toro é a nova Chevrolet Montana.
Apesar do nome que evoca a antiga picape leve da Chevrolet, o novo modelo terá um porte maior e cabine dupla. Será fabricado no Brasil, na mesma plataforma do SUV compacto Tracker.
Tirando algumas projeções e carros com camuflagem pesada, o desenho da nova Montana ainda é um mistério. Oficialmente, a marca divulgou apenas uma silhueta da picape.
Honda HR-V
A Honda promoveu no fim de 2021 uma revolução em sua linha de carros no Brasil, com o fim de modelos tradicionais como o Fit e o Civic nacional.
Mas além da nova geração do City, que estreia em uma inédita carroceria hatch, outra novidade da Honda que devemos esperar para este ano é o HR-V de nova geração.
Apesar de o visual do SUV ser o mesmo visto em outros mercados internacionais, por aqui ele não deverá contar com motorização híbrida. Uma opção é o 1.5 turbo a gasolina de 173 cv. Já utilizado na versão Touring do HR-V atual.
Renault Kwid elétrico
Além do Kwid reestilizado, que estreia neste mês de janeiro, a Renault já confirmou que irá trazer da China o elétrico Kwid E-TECH Electric.
Trata-se do mesmo carro vendido na Europa com o nome de Dacia Spring. Por aqui, o Kwid elétrico deverá rivalizar com o JAC E-JS1 como o automóvel a bateria mais barato do mercado.
Equipado com uma bateria de 26,8 kWh, o Kwid E-TECH Electric pode rodar até 230 km com uma carga.