Chevrolet Monza venezuelano: saiba mais sobre a história dessa raridade
chevrolet monza venezuelano

Chevrolet Monza venezuelano: saiba mais sobre a história dessa raridade

Você sabia que o Chevrolet Monza venezuelano teve algumas unidades importadas para o Brasil? Conheça sua história aqui

Produzido no Brasil entre 1982 e 1996, o Chevrolet Monza foi um dos carros médios de maior sucesso do mercado automotivo brasileiro, tendo inclusive chegado ao topo do ranking de automóveis mais vendidos por aqui.

quanto vale o seu carro na instacarro

Variação local do alemão Opel Ascona de 3ª geração, o carro era produzido em São Caetano do Sul (SP) para atender ao mercado local e também de exportação para outros países da América do Sul.

Um desses países era a Venezuela, que recebia o Monza em kits CKD. Sigla em inglês para Completamente Desmontado, ela indica os casos em que o automóvel é exportado em peças e montado apenas no destino final. No caso, a filial da General Motors no país vizinho.

chevrolet monza venezuelano

Nas versões SL, Classic SE e na esportiva SR, o Chevrolet Monza venezuelano trazia algumas diferenças em relação aos carros vendidos no Brasil.

O motor era o mesmo 2.0 Família II a gasolina, que na maior parte dos carros era combinado ao câmbio automático de três velocidades. Ar-condicionado era outro item raro nos carros brasileiros que era oferecido por lá como padrão.

Apesar de boa parte dos componentes serem de origem brasileira, o carro incorporava ainda peças produzidas pela indústria local, como os bancos (com opção de revestimento em couro), as rodas de liga leve e os vidros, que curiosamente não tinham desembaçador na traseira.

chevrolet monza venezuelano

Assim como o Volkswagen Passat “Iraque” veio parar no mercado interno por uma questão de excedente de veículos, algo parecido aconteceu com o Monza venezuelano.

Com o lançamento do Vectra por lá, em 1990, o país vizinho ficou com um excedente de carros encalhados. O que levou a filial brasileira da General Motors a buscar uma autorização especial para importação desses automóveis.

Algo necessário por conta da proibição que perdurava no período no mercado automotivo brasileiro. No Brasil, o lote de cerca de 400 carros foi comercializado entre 1990 e 1991.

Posts relacionados

Citroën C3 You 1.0 Turbo 2025: eficiência com toque de sofisticação

Citroën C3 You 1.0 Turbo 2025: eficiência com toque de sofisticação

Um hatch compacto com motor turbo eficiente, design moderno e tecnologias essenciais para o dia a dia. O Citroën C3…
Curso de reciclagem de CNH: tudo o que você precisa saber

Curso de reciclagem de CNH: tudo o que você precisa saber

O curso de reciclagem de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma exigência legal no Brasil para motoristas que acumulam…
Checklist: o que fazer antes de vender seu carro usado

Checklist: o que fazer antes de vender seu carro usado

Vender um carro usado parece difícil para alguns, mas com planejamento e atenção aos detalhes, você pode aumentar o valor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *