Marcas Honda: conheça os integrantes do grupo
honda-logo

Marcas Honda: conheça os integrantes do grupo

Carros, motos, máquinas e até aviões. Conheça mais sobre a Honda fabricante de automóveis e as outras marcas ligadas ao mesmo grupo.

A Honda, surgiu em 1946, na cidade japonesa de Hamamatsu, como o Honda Technical Research Institute. Só em 1948 que a empresa passou a ser a Honda Motor Co. Ltda.

cta blog venda seu carro

A companhia começou produzindo motores para bicicletas e, em 1949, lançou a moto Type-D, equipada com um motor de 98 cc. Nos anos seguintes, a empresa se consolidou dentro e fora do Japão como um fabricante de motocicletas, vencendo inclusive competições na Europa.

quanto vale o seu carro na instacarro

A Honda começou a ensaiar a sua entrada no mundo dos fabricantes de carros no início dos anos 1960. Em 1963, a empresa lançou o seu primeiro automóvel: o T360, um pequeno caminhão equipado com um pequeno motor de 356 cc e 30 cv.

Do início tímido como marca de carros, a Honda deu um salto em menos de uma década e já nos anos 1970 exportava carros tão sofisticados quanto o dos fabricantes tradicionais de automóveis. Foi nessa época (1972) que surgiu o primeiro Civic. Modelo que iria se tornar um dos mais icônicos da companhia.

Honda no Brasil

honda civic sedan 674

No Brasil, a Honda foi um dos primeiros fabricantes a apostar na produção local de motocicletas. Em 1976, lançou a CG. Modelo que iria se tornar um símbolo de motocicleta de entrada e que até hoje domina o mercado brasileiro.

Em sua história por aqui, a Honda Motos produziu mais de 25 milhões de motos em sua fábrica de Manaus (AM), que é a maior da marca no mundo dedicada apenas para a produção de motos.

Já quando falamos de carros, tudo começou em 1992, depois da reabertura do mercado automotivo brasileiro para importações. A empresa começou a comercializar por aqui modelos importados, como os Honda Accord e Civic, além de CRX, Prelude e CR-V.

A boa aceitação dos carros da marca fez com que a Honda iniciasse as obras da fábrica de automóveis em Sumaré (SP), inaugurada em 1997.

Atualmente, a empresa comercializa no Brasil os carros Fit, City, Civic, Accord, HR-V, WR-V e CR-V e conta com uma fábrica também em Itirapina (SP).

Marcas Honda

Honda Acura MDX A Spec

Diferente de outros grandes grupos automotivos, que contam com uma série de marcas sob um mesmo guarda-chuva, como é o caso da Volkswagen, Stellantis e General Motors, a Honda tem como única subsidiária a Acura.

A Acura surgiu em 1986 com o objetivo de ser uma divisão de luxo da Honda para atender aos mercados dos Estados Unidos e Canadá.

Além do sedã e do cupê executivos Legend, a marca oferecia inicialmente o modelo Integra, um modelo médio baseado no Honda Civic da época.

No Brasil, o Legend chegou a ser oferecido oficialmente nos anos 1990 como um Honda. Apenas na carroceria sedã e com a função de ser o modelo de topo de gama da empresa.

Apesar de desde então ter estendido a sua presença para outros mercados, a Acura segue com uma presença mais forte apenas na América do Norte.

Nos EUA, a Acura oferece atualmente os sedãs ILX e TLX, além dos SUVs RDX e MDX. Este último, aliás, é um utilitário esportivo de sete lugares que ultrapassou as vendas totais de 1 milhão de unidades desde o lançamento da 1ª geração, em 2000.

A marca oferece ainda o esportivo NSX, que diferente do restante da linha é basicamente o Honda NSX com outra marca.

Geradores e aviões

hondajet

Além de carros e motos, a Honda também é conhecida por produzir equipamentos industriais, como geradores de energia e também aviões.

A Honda Aircraft Company é sediada nos Estados Unidos e é responsável pela fabricação dos jatos executivos da família HondaJet, que estão em produção desde 2015.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

2 Comments

  1. Marcio

    Oi queri saber ser a honda já teve ou tem fábrica de camilhoes na europa

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Não, a Honda somente teve fábrica no Reino Unido para automóveis, não pare veículos pesados. No momento, não tem produção nenhuma na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *