Marcas Honda: conheça os integrantes do grupo
honda-logo

Marcas Honda: conheça os integrantes do grupo

Carros, motos, máquinas e até aviões. Conheça mais sobre a Honda fabricante de automóveis e as outras marcas ligadas ao mesmo grupo.

A Honda, surgiu em 1946, na cidade japonesa de Hamamatsu, como o Honda Technical Research Institute. Só em 1948 que a empresa passou a ser a Honda Motor Co. Ltda.

cta blog venda seu carro

A companhia começou produzindo motores para bicicletas e, em 1949, lançou a moto Type-D, equipada com um motor de 98 cc. Nos anos seguintes, a empresa se consolidou dentro e fora do Japão como um fabricante de motocicletas, vencendo inclusive competições na Europa.

quanto vale o seu carro na instacarro

A Honda começou a ensaiar a sua entrada no mundo dos fabricantes de carros no início dos anos 1960. Em 1963, a empresa lançou o seu primeiro automóvel: o T360, um pequeno caminhão equipado com um pequeno motor de 356 cc e 30 cv.

Do início tímido como marca de carros, a Honda deu um salto em menos de uma década e já nos anos 1970 exportava carros tão sofisticados quanto o dos fabricantes tradicionais de automóveis. Foi nessa época (1972) que surgiu o primeiro Civic. Modelo que iria se tornar um dos mais icônicos da companhia.

Honda no Brasil

honda civic sedan 674

No Brasil, a Honda foi um dos primeiros fabricantes a apostar na produção local de motocicletas. Em 1976, lançou a CG. Modelo que iria se tornar um símbolo de motocicleta de entrada e que até hoje domina o mercado brasileiro.

Em sua história por aqui, a Honda Motos produziu mais de 25 milhões de motos em sua fábrica de Manaus (AM), que é a maior da marca no mundo dedicada apenas para a produção de motos.

Já quando falamos de carros, tudo começou em 1992, depois da reabertura do mercado automotivo brasileiro para importações. A empresa começou a comercializar por aqui modelos importados, como os Honda Accord e Civic, além de CRX, Prelude e CR-V.

A boa aceitação dos carros da marca fez com que a Honda iniciasse as obras da fábrica de automóveis em Sumaré (SP), inaugurada em 1997.

Atualmente, a empresa comercializa no Brasil os carros Fit, City, Civic, Accord, HR-V, WR-V e CR-V e conta com uma fábrica também em Itirapina (SP).

Marcas Honda

Honda Acura MDX A Spec

Diferente de outros grandes grupos automotivos, que contam com uma série de marcas sob um mesmo guarda-chuva, como é o caso da Volkswagen, Stellantis e General Motors, a Honda tem como única subsidiária a Acura.

A Acura surgiu em 1986 com o objetivo de ser uma divisão de luxo da Honda para atender aos mercados dos Estados Unidos e Canadá.

Além do sedã e do cupê executivos Legend, a marca oferecia inicialmente o modelo Integra, um modelo médio baseado no Honda Civic da época.

No Brasil, o Legend chegou a ser oferecido oficialmente nos anos 1990 como um Honda. Apenas na carroceria sedã e com a função de ser o modelo de topo de gama da empresa.

Apesar de desde então ter estendido a sua presença para outros mercados, a Acura segue com uma presença mais forte apenas na América do Norte.

Nos EUA, a Acura oferece atualmente os sedãs ILX e TLX, além dos SUVs RDX e MDX. Este último, aliás, é um utilitário esportivo de sete lugares que ultrapassou as vendas totais de 1 milhão de unidades desde o lançamento da 1ª geração, em 2000.

A marca oferece ainda o esportivo NSX, que diferente do restante da linha é basicamente o Honda NSX com outra marca.

Geradores e aviões

hondajet

Além de carros e motos, a Honda também é conhecida por produzir equipamentos industriais, como geradores de energia e também aviões.

A Honda Aircraft Company é sediada nos Estados Unidos e é responsável pela fabricação dos jatos executivos da família HondaJet, que estão em produção desde 2015.

Posts relacionados

F1 GP do Bahrein: Verstappen é pole no primeiro GP de 2024

F1 GP do Bahrein: Verstappen é pole no primeiro GP de 2024

Mudanças e carros novos, porém o resultado continua no mesmo ritmo que a F1 em 2023, no GP do Bahrein…
Os cinco melhores carros para Uber em 2024

Os cinco melhores carros para Uber em 2024

Encontrar um bom veículo para usar como Uber ou motorista de aplicativo pode ser uma tarefa complicada, separamos cinco bons…
BYD Dolphin Mini é lançado com preço na pré-venda de R$ 105.800

BYD Dolphin Mini é lançado com preço na pré-venda de R$ 105.800

O BYD Dolphin Mini chega ao Brasil em versão de 4 lugares e com 3 mil unidades disponíveis para compra…

2 Comments

  1. Marcio

    Oi queri saber ser a honda já teve ou tem fábrica de camilhoes na europa

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Não, a Honda somente teve fábrica no Reino Unido para automóveis, não pare veículos pesados. No momento, não tem produção nenhuma na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *