Carros, motos, máquinas e até aviões. Conheça mais sobre a Honda fabricante de automóveis e as outras marcas ligadas ao mesmo grupo.
A Honda, surgiu em 1946, na cidade japonesa de Hamamatsu, como o Honda Technical Research Institute. Só em 1948 que a empresa passou a ser a Honda Motor Co. Ltda.
A companhia começou produzindo motores para bicicletas e, em 1949, lançou a moto Type-D, equipada com um motor de 98 cc. Nos anos seguintes, a empresa se consolidou dentro e fora do Japão como um fabricante de motocicletas, vencendo inclusive competições na Europa.
A Honda começou a ensaiar a sua entrada no mundo dos fabricantes de carros no início dos anos 1960. Em 1963, a empresa lançou o seu primeiro automóvel: o T360, um pequeno caminhão equipado com um pequeno motor de 356 cc e 30 cv.
Do início tímido como marca de carros, a Honda deu um salto em menos de uma década e já nos anos 1970 exportava carros tão sofisticados quanto o dos fabricantes tradicionais de automóveis. Foi nessa época (1972) que surgiu o primeiro Civic. Modelo que iria se tornar um dos mais icônicos da companhia.
Honda no Brasil
No Brasil, a Honda foi um dos primeiros fabricantes a apostar na produção local de motocicletas. Em 1976, lançou a CG. Modelo que iria se tornar um símbolo de motocicleta de entrada e que até hoje domina o mercado brasileiro.
Em sua história por aqui, a Honda Motos produziu mais de 25 milhões de motos em sua fábrica de Manaus (AM), que é a maior da marca no mundo dedicada apenas para a produção de motos.
Já quando falamos de carros, tudo começou em 1992, depois da reabertura do mercado automotivo brasileiro para importações. A empresa começou a comercializar por aqui modelos importados, como os Honda Accord e Civic, além de CRX, Prelude e CR-V.
A boa aceitação dos carros da marca fez com que a Honda iniciasse as obras da fábrica de automóveis em Sumaré (SP), inaugurada em 1997.
Atualmente, a empresa comercializa no Brasil os carros Fit, City, Civic, Accord, HR-V, WR-V e CR-V e conta com uma fábrica também em Itirapina (SP).
Marcas Honda
Diferente de outros grandes grupos automotivos, que contam com uma série de marcas sob um mesmo guarda-chuva, como é o caso da Volkswagen, Stellantis e General Motors, a Honda tem como única subsidiária a Acura.
A Acura surgiu em 1986 com o objetivo de ser uma divisão de luxo da Honda para atender aos mercados dos Estados Unidos e Canadá.
Além do sedã e do cupê executivos Legend, a marca oferecia inicialmente o modelo Integra, um modelo médio baseado no Honda Civic da época.
No Brasil, o Legend chegou a ser oferecido oficialmente nos anos 1990 como um Honda. Apenas na carroceria sedã e com a função de ser o modelo de topo de gama da empresa.
Apesar de desde então ter estendido a sua presença para outros mercados, a Acura segue com uma presença mais forte apenas na América do Norte.
Nos EUA, a Acura oferece atualmente os sedãs ILX e TLX, além dos SUVs RDX e MDX. Este último, aliás, é um utilitário esportivo de sete lugares que ultrapassou as vendas totais de 1 milhão de unidades desde o lançamento da 1ª geração, em 2000.
A marca oferece ainda o esportivo NSX, que diferente do restante da linha é basicamente o Honda NSX com outra marca.
Geradores e aviões
Além de carros e motos, a Honda também é conhecida por produzir equipamentos industriais, como geradores de energia e também aviões.
A Honda Aircraft Company é sediada nos Estados Unidos e é responsável pela fabricação dos jatos executivos da família HondaJet, que estão em produção desde 2015.
2 Comments
Oi queri saber ser a honda já teve ou tem fábrica de camilhoes na europa
Olá, tudo bem? Não, a Honda somente teve fábrica no Reino Unido para automóveis, não pare veículos pesados. No momento, não tem produção nenhuma na Europa.