Marcas Toyota: saiba quais são os integrantes do grupo
motor híbrido do corolla - carros toyota

Marcas Toyota: saiba quais são os integrantes do grupo

Você conhece quais são as marcas que formam a Toyota Motor Corporation? Conheça um pouco mais sobre a história delas a seguir.

A Toyota teve sua história iniciada em 1898, quando o inventor Sakichi Toyoda, então com 31 anos, desenvolveu o primeiro tear automático do Japão. Sim, a história da Toyota começou com uma máquina de tecelagem. 

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

A pequena oficina de teares se tornou uma grande indústria, a Toyoda Automatic Loom Works. Mas foi somente graças ao filho de Sakichi, Kiichiro, que a empresa começou a sua caminhada para se tornar um fabricante de carros.

Após presenciar a destruição do terremoto que afetou a região de Kanto, em 1923, e o papel que os então poucos carros e caminhões existentes no Japão desempenharam nas operações de socorro e reconstrução, Kiichiro se tornou um defensor da produção local de automóveis.

O objetivo era diversificar os ramos de atuação da firma de teares, criando para isso uma divisão automotiva. Era um negócio arriscado. Várias outras empresas haviam tentado sem sucesso desenvolver e produzir carros no Japão da época. Mas não conseguiram resistir à concorrência das americanas Chevrolet e Ford, que dominavam o mercado local.

Mesmo assim, a divisão automotiva da Toyoda surgiu em 1933 e começou os seus trabalhos para o desenvolvimento dos seus primeiros automóveis. Operação que incluía a compra de carros de marcas americanas para a desmontagem e análise dos componentes.

toyota-aa

Em 1935, a empresa revelou o caminhão G1, que foi seguido no ano seguinte pelo AA, o primeiro modelo produzido em série pela companhia. Em 1937, essa divisão automotiva da Toyoda virou uma empresa independente, com o nome de Toyota.

Atualmente, a Toyota é a empresa automotiva mais valiosa do mundo, possuindo fábricas em todos os continentes. A empresa é dona ainda das marcas Daihatsu, Hino e Lexus.

A Toyota Motor Corporation também possui participação significativa na Subaru, Mazda e Isuzu, além de contar com acordos de joint-venture na China com os fabricantes locais GAC e FAW. Vamos contar agora um pouco da história das quatro marcas Toyota.

Toyota

toyota corolla cross hibrido versao xrx azul netuno

A fabricante nipônica é responsável por fabricar um dos carros mais emblemáticos do mundo, o Toyota Corolla. E parece que seu esplendor está longe de acabar, já que em 2021 a empresa foi a marca mais buscada em todo o mundo. 

A Toyota foi a marca de carros mais procurada em 47 dos 154 países, representando 31% da amostra do Google. A BMW vem em segundo lugar como a marca de carro mais procurada em 29 territórios, enquanto a Mercedes-Benz vem em terceiro, com 23 lugares.

No Brasil, a Toyota chegou em 1958, construindo a primeira fábrica fora do Japão na capital paulista. Em 1962, a produção foi transferida para outra cidade paulista, São Bernardo do Campo. Durante a década de 1990, foi inaugurada uma segunda fábrica, em Indaiatuba, iniciando assim a produção do Corolla no país.

A empresa conta atualmente com quatro fábricas no Brasil (São Bernardo do Campo, Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz) e produz localmente os modelos Yaris, Corolla e Corolla Cross.

Daihatsu

daihatsu_rocky_9

A Daihatsu existe com esse nome desde 1951. Mas é descendente direta de uma companhia fabricante de motores chamada Hatsudoki, fundada em 1907. A Toyota se tornou acionista da Daihatsu em 1967 e foi incorporando ações até assumir o controle da marca em 1999.

Desde então, a Daihatsu se tornou o braço da Toyota para a produção de minicarros e veículos compactos. Nos anos 1990, a marca esteve presente no mercado automotivo brasileiro com modelos como o compacto Charade e o 4×4 Terios.

Hino

caminhão-hino-toyota

A Hino é uma marca japonesa que foi fundada em 1942 e já produziu carros da Renault sob licença. Em 1967, a Toyota passou a ter participação acionária na empresa e desde 2001 ela é uma das marcas da Toyota.

Apesar do seu passado como fabricante de carros, se consolidou nas últimas décadas como fabricante de caminhões, ônibus e motores a diesel.

No mercado asiático, a empresa é uma das principais do segmento de caminhões de porte médio e pesado. Uma das maiores fábricas da Hino fora do Japão, está localizada na Tailândia desde 1964.

Lexus

lexus_ux_250h_723

A Lexus foi criada em 1989 com o objetivo de vender nos Estados Unidos o sedã de luxo LS 400. Em um movimento executado por outros fabricantes japoneses da época, a criação da nova marca teve o objetivo de afastar o novo produto da imagem popular dos Toyota.

Desde então, a Lexus expandiu sua presença para outros mercados, seguindo a premissa de oferecer carros voltados para o segmento de luxo usando componentes e plataformas dos Toyota. No Brasil, a marca oferece atualmente os SUVs híbridos UX 250h, RX 450h e NX 300h, além dos sedãs ES 300h e LS 500h.

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *