Você conhece quais são as marcas que formam a Toyota Motor Corporation? Conheça um pouco mais sobre a história delas a seguir.
A Toyota teve sua história iniciada em 1898, quando o inventor Sakichi Toyoda, então com 31 anos, desenvolveu o primeiro tear automático do Japão. Sim, a história da Toyota começou com uma máquina de tecelagem.
A pequena oficina de teares se tornou uma grande indústria, a Toyoda Automatic Loom Works. Mas foi somente graças ao filho de Sakichi, Kiichiro, que a empresa começou a sua caminhada para se tornar um fabricante de carros.
Após presenciar a destruição do terremoto que afetou a região de Kanto, em 1923, e o papel que os então poucos carros e caminhões existentes no Japão desempenharam nas operações de socorro e reconstrução, Kiichiro se tornou um defensor da produção local de automóveis.
O objetivo era diversificar os ramos de atuação da firma de teares, criando para isso uma divisão automotiva. Era um negócio arriscado. Várias outras empresas haviam tentado sem sucesso desenvolver e produzir carros no Japão da época. Mas não conseguiram resistir à concorrência das americanas Chevrolet e Ford, que dominavam o mercado local.
Mesmo assim, a divisão automotiva da Toyoda surgiu em 1933 e começou os seus trabalhos para o desenvolvimento dos seus primeiros automóveis. Operação que incluía a compra de carros de marcas americanas para a desmontagem e análise dos componentes.
Em 1935, a empresa revelou o caminhão G1, que foi seguido no ano seguinte pelo AA, o primeiro modelo produzido em série pela companhia. Em 1937, essa divisão automotiva da Toyoda virou uma empresa independente, com o nome de Toyota.
Atualmente, a Toyota é a empresa automotiva mais valiosa do mundo, possuindo fábricas em todos os continentes. A empresa é dona ainda das marcas Daihatsu, Hino e Lexus.
A Toyota Motor Corporation também possui participação significativa na Subaru, Mazda e Isuzu, além de contar com acordos de joint-venture na China com os fabricantes locais GAC e FAW. Vamos contar agora um pouco da história das quatro marcas Toyota.
Toyota
A fabricante nipônica é responsável por fabricar um dos carros mais emblemáticos do mundo, o Toyota Corolla. E parece que seu esplendor está longe de acabar, já que em 2021 a empresa foi a marca mais buscada em todo o mundo.
A Toyota foi a marca de carros mais procurada em 47 dos 154 países, representando 31% da amostra do Google. A BMW vem em segundo lugar como a marca de carro mais procurada em 29 territórios, enquanto a Mercedes-Benz vem em terceiro, com 23 lugares.
No Brasil, a Toyota chegou em 1958, construindo a primeira fábrica fora do Japão na capital paulista. Em 1962, a produção foi transferida para outra cidade paulista, São Bernardo do Campo. Durante a década de 1990, foi inaugurada uma segunda fábrica, em Indaiatuba, iniciando assim a produção do Corolla no país.
A empresa conta atualmente com quatro fábricas no Brasil (São Bernardo do Campo, Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz) e produz localmente os modelos Yaris, Corolla e Corolla Cross.
Daihatsu
A Daihatsu existe com esse nome desde 1951. Mas é descendente direta de uma companhia fabricante de motores chamada Hatsudoki, fundada em 1907. A Toyota se tornou acionista da Daihatsu em 1967 e foi incorporando ações até assumir o controle da marca em 1999.
Desde então, a Daihatsu se tornou o braço da Toyota para a produção de minicarros e veículos compactos. Nos anos 1990, a marca esteve presente no mercado automotivo brasileiro com modelos como o compacto Charade e o 4×4 Terios.
Hino
A Hino é uma marca japonesa que foi fundada em 1942 e já produziu carros da Renault sob licença. Em 1967, a Toyota passou a ter participação acionária na empresa e desde 2001 ela é uma das marcas da Toyota.
Apesar do seu passado como fabricante de carros, se consolidou nas últimas décadas como fabricante de caminhões, ônibus e motores a diesel.
No mercado asiático, a empresa é uma das principais do segmento de caminhões de porte médio e pesado. Uma das maiores fábricas da Hino fora do Japão, está localizada na Tailândia desde 1964.
Lexus
A Lexus foi criada em 1989 com o objetivo de vender nos Estados Unidos o sedã de luxo LS 400. Em um movimento executado por outros fabricantes japoneses da época, a criação da nova marca teve o objetivo de afastar o novo produto da imagem popular dos Toyota.
Desde então, a Lexus expandiu sua presença para outros mercados, seguindo a premissa de oferecer carros voltados para o segmento de luxo usando componentes e plataformas dos Toyota. No Brasil, a marca oferece atualmente os SUVs híbridos UX 250h, RX 450h e NX 300h, além dos sedãs ES 300h e LS 500h.