No Brasil 58% querem comprar carro elétrico ou híbrido
carro eletrico

No Brasil 58% querem comprar carro elétrico ou híbrido

Segundo pesquisa da Tupinambá energia, no Brasil, a maioria dos consumidores querem um carro elétrico

O mercado de veículos elétricos e híbridos vem ganhando mais espaço nas ruas e no coração do consumidor. Prova disso é que, segundo pesquisa realizada pela Tupinambá Energia , 58% dos brasileiros que querem ter um carro preferem que este seja movido a eletricidade.

Segundo o responsável pela pesquisa, Davi Bertoncello, apesar dos veículos elétricos e híbridos ainda possuírem preços elevados, o brasileiro já começou a ver que os custos da manutenção e de combustíveis dos carros a combustão acabam equilibrando a conta, no final. 

“O carro elétrico mais barato do mercado já está na faixa de R$ 150 mil. Pensando que um carro popular, por exemplo, um Gol, está na faixa de R$ 90, 95 mil, essa diferença de valor já é uma diferença que, mesmo ainda sendo sensível, implica em dois componentes importantes. Primeiro, o preço do combustível versus o preço da energia, o proprietário de veículo gasta, em média, seis vezes menos. Segundo, a manutenção, pois o carro elétrico tem 80% menos peças”, descreve o CEO.

Principais atributos dos elétricos

Peugeot e-2008 - tomada de recarregamento

Quando perguntados porque preferem veículos elétricos ou híbridos, os participantes destacaram que o principal motivo é o custo da recarga. Em segundo lugar ficou a sustentabilidade ligada a esses modelos. Para Bertoncello, a opção é acertada, visto que esses veículos têm pouca emissão de poluentes ou zero, no caso dos elétricos.

Crescimento de carro elétrico no Brasil

Este ano, setembro foi o principal mês quando falamos de vendas de elétricos e híbridos. Porém, durante o ano inteiro as vendas se saíram muito bem, fazendo o Brasil ultrapassar 11.658 veículos 100% elétricos, contabilizados até outubro deste ano.

Somente em 2022, foram emplacadas 6.831 unidades, representando uma subida de 41,5% sobre o total de veículos BEV de toda a série histórica registrada pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), de 2012 a 2021.

Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, o crescimento reflete a confiança em veículos com novas tecnologias, além do público acreditar nos serviços em infraestrutura de recarga pública e semipública para veículos elétricos.

carro elétrico dá choque

Ainda segundo a ABVE, nosso país já possui mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, além da rede de recarga privada das concessionárias de veículos elétricos, como é o caso da Volvo.

Para a associação, o Brasil chegará aos 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos até o final deste ano. E, segundo estimativa dos associados da ABVE, devemos passar de 10 mil postos em três anos. Com esses números animadores, o consumidor se sente mais à vontade em procurar um veículo híbrido ou elétrico na concessionária. 

Ainda, a ABVE prevê que nosso mercado de eletrificados fechará 2022 com vendas totais entre 44 mil e 46 mil veículos eletrificados, mostrando assim um crescimento em torno de 25% a 31% em relação a 2021.

Posts relacionados

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

O novo Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral, motor elétrico de 292 cv e autonomia de até…
Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Recuperar carros batidos para venda envolve analisar o custo-benefício da reparação. Para isso, é preciso avaliar danos, valores de mercado…
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Após sete anos de hiato, o retorno do icônico evento automotivo será entre 22 de novembro e 1° de dezembro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *