Produção de carros tem pior novembro desde 2015, aponta Anfavea
produção-de-carros-mercado 0km linha montagem vw

Produção de carros tem pior novembro desde 2015, aponta Anfavea

Apesar do bom resultado dentro do ano, produção de carros em novembro ainda segue bastante afetada pela falta de componentes.

A crise no fornecimento de chips e de outros insumos para a produção ainda afeta a oferta de carros de passeio e comerciais leves no mercado. De acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (6) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), foram produzidos em novembro 206 mil unidades pela indústria automobilística brasileira.

cta blog venda seu carro

Este número – o melhor para um mês em 2021 – representa um avanço de 15,1% em relação ao resultado de outubro, quando foram produzidas 179 mil unidades no Brasil. Com isso, o estoque de passou de 93.500 para 103.800 unidades, o que corresponde a 18 dias de vendas de carros 0km.

quanto vale o seu carro na instacarro

Por outro lado, trata-se do pior resultado em produção de carros para o mês de novembro desde 2015. De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a expectativa é de melhora para o próximo ano. Mas uma solução para a crise na oferta de carros 0km deve acontecer apenas no final de 2022.

Dentro deste contexto de crise, a Anfavea trabalha com dois cenários para o fechamento de 2021: o pessimista, com crescimento de 3% na produção de carros de passeio e comerciais leves (2,129 milhões de unidades) em relação a 2020, e o otimista, com expectativa de fechar o ano com 2,219 milhão de unidades fabricadas. Crescimento de 7% na comparação com o ano passado.

Os mais vendidos em novembro

instacarro chevrolet onix chave presencial

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Chevrolet Onix mostrou reação e voltou a encabeçar o ranking dos carros mais vendidos do Brasil.

Com a produção retomada na fábrica de Gravataí (RS) após meses de interrupção por falta de componentes, o carro compacto da Chevrolet somou em novembro 9.327 emplacamentos.

O top 5 do mercado automotivo brasileiro no período inclui ainda os modelos Fiat Strada (8.535), Chevrolet Onix Plus (7.521), Volkswagen Gol (6.866) e Fiat Argo (6.340).

Posts relacionados

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

O Novo Superesportivo Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega ao mercado com mais de 100 kgfm e preços a…
Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Presidente da Abeifa classifica a inclusão de carro elétrico no Imposto Seletivo como “anomalia do sistema” e pede debate aberto…
Como consultar multas pela placa do carro?

Como consultar multas pela placa do carro?

Saiba como funciona o sistema de consulta de multas pela placa do carro e como é feita em cada estado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *